segunda-feira, 12 de abril de 2021

Ações rápidas e eficientes marcam os primeiros 100 dias na nova gestão da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia.



Os primeiros 100 dias de gestão da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia (ADCETEI) foram marcados por avanços, tanto na gestão interna do funcionamento do setor quanto na promoção de políticas públicas em favor da população.

AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO E QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE

 

Uma das primeiras medidas de gestão da ADCETEI foi a ampliação do atendimento ao público. Na sede da Secretaria, esse serviço passou a acontecer integralmente de 9h às 17h, sem intervalos. Por sua vez, foi inaugurada e já se encontra em funcionamento o polo em Tamoios, com sala em núcleo avançado, em parceria com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a custo zero para os cofres públicos.

 

A ADCETEI desenvolveu ações também na direção da qualificação interna da equipe de governo. Pensando nisso, a Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia traz para Cabo Frio no dia 15 de abril, a palestra "Cidades Inteligentes e Sustentáveis no Brasil - Programa de Aceleração de Cidades Inteligentes e Sustentáveis", a ser ministrada pelo Instituto Smart Citizen, tendo como objetivo a apresentação do conceito de cidade inteligente e sustentável e de informações estratégicas para atualização ou adequação do PPA, LOA e LDO de 2021, a fim de majorar as chances do município na área de captação de recursos. No público-alvo estão todos os Secretários (as), Secretários (as) - Adjuntos (as), Presidentes de autarquias, Superintendentes e demais chefias do Poder Executivo Municipal. O encontro será realizado em formato virtual no dia 15 de abril, quinta-feira, às 15h.

 

Ainda nessa direção, metade da equipe da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia participou de curso de capacitação para captação de recursos federais, promovido pelo Governo do Estado.

 

 

DESCONTOS E GRATUIDADES NA QUALIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO

 

Mais de 10 renovações com instituições de ensino foram realizadas por meio de um mutirão de renovação de convênios de estágio e desconto em cursos.

 

Dentro da política de convênios de descontos, foi realizado o Vestibular do Servidor, com garantia de até 60% de desconto na matrícula para servidores municipais em cursos de graduação da Universidade Estácio de Sá. Também a parceria com a UNOPAR ofertou bolsas com descontos de até 100% para servidores. Na parceria com o CESAP, são ofertadas bolsas de 50% para 116 cursos e treinamentos profissionalizantes. 

 

 

TRANSPARÊNCIA E MODERNIDADE NOS ESTÁGIOS

 

 A ADCETEI publicou ainda a Portaria 001/2021 que marcou o retorno dos estágios obrigatórios na Prefeitura, respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19.

 

Além disso, foi criado um sistema inédito de disponibilização das vagas para estagiários através de Edital Público, dando mais transparência ao serviço. O primeiro edital foi publicado no último dia 5 de abril, segunda-feira, dispondo 1.099 vagas para que estudantes de graduação e do ensino profissionalizante atuem junto a 13 órgãos da Prefeitura, a fim de concluir suas horas de atividades para receberem seus diplomas.

 

Junto a esta medida, foi promovida outra ação inédita com a criação de um sistema virtual de cadastro desses estagiários, através do e-mail e do WhatsApp institucional do setor – o “Zap da Ciência”, que permitirá uma interação mais fácil e rápida com a população, além de manter o distanciamento – mais uma novidade desta gestão.

 

 

PREVENÇÃO E COMBATE À COVID-19

 

Outro marco nestes primeiros 100 dias foi a parceria com o IFF/Cabo Frio e o IFRJ/Arraial do Cabo, que, em seus laboratórios de química, produziram, até a presente data, 160 litros de álcool líquido e em gel, doados à Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia, que distribuiu o material a setores do serviço público e da sociedade civil que lidam diretamente com o combate à Covid-19. A distribuição ocorreu na seguinte ordem: 130 litros para a Secretaria Municipal de Saúde; 10 litros para a Secretaria Municipal de Assistência Social; 10 litros para o Projeto de Educação Popular no bairro Manoel Corrêa, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; 5 litros para o Projeto Social Esportivo Mancha Verde, do bairro Jacaré; e 5 litros para a Secretaria-Adjunta de Turismo, Esporte e Lazer em Tamoios.

 

 

OPORTUNIDADES ACADÊMICAS

 

Outra inovação da gestão da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia foi a criação do Boletim de Oportunidades Acadêmicas (BOA): um periódico com divulgação mensal no sítio eletrônico da Prefeitura, informando sobre vagas gratuitas para cursos, bolsas e outras oportunidades de qualificação e renda.

 

 

GERAÇÃO DE EMPREGO E QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA

 

A geração de emprego e renda, bem como a qualificação da mão-de-obra local, foram outras preocupações da ADCETEI. Nesse sentido, a Secretaria firmou Termo de Cooperação com o CIETH (Centro Integrado de Educação para o Turismo e Hotelaria), a fim de promover descontos para taxistas e servidores tornarem-se guias e agentes de turismo, obtendo o CADASTUR, permitindo-os atuar em todo o território nacional no mercado de turismo.

 

Nessa direção, outro Termo de Cooperação também foi assinado entre a Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia; a Superintendência de Juventude e o instituto SER, para oferecer 40 bolsas integrais para jovens do município. Os dois termos de cooperação já se encontram em funcionamento e gerando resultados.

 

 

MULHERES NA CIÊNCIA

 

Pela primeira vez na história da cidade, foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02) com Live específica, contando com participação de mulheres cabo-frienses de relevo acadêmico. A data é uma recomendação da UNESCO a todos os setores de Ciência e Tecnologia do mundo.

 

 

MOBILIDADE PARA O ESTUDANTE DE TAMOIOS

 

Outra conquista importante foi a mudança do horário dos ônibus que transportam alunos tamoienses do IFRJ/Arraial do Cabo até suas residências. A pedido da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia, a Autoviação Salineira alterou o horário da linha São Cristóvão x Santo Antônio. Com isso, os alunos, que esperavam até duas horas no ponto, agora esperam poucos minutos para embarcar na direção de Tamoios.

 

Nenhum comentário: