sábado, 6 de fevereiro de 2021

Ciência e Tecnologia avança em mais de 20 ações nos 30 primeiros dias de gestão.

 



Nos trinta primeiros dias de trabalho, a gestão da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia (ADCETEI), cujo secretário é Rafael Peçanha, elegeu como focos iniciais de ação a estruturação da equipe, a organização física e administrativa do setor, a retomada de projetos das gestões anteriores e a projeção de novas ações de fomento.

“Entendo que uma nova gestão deva, por uma lado, procurar dar continuidade aos bons projetos que já estavam em curso e, ao mesmo tempo, avançar naquelas demandas que existem e nas novas propostas que são apresentadas. Nestes primeiros 30 dias atacamos em três frentes essencias: a reorganização interna da Secretaria, os projetos que unem nossa secretaria a outras secretarias da Prefeitura e as relações institucionais que abrangem a área de atuação da ADCETEI”, explica Rafael Peçanha.

Internamente, a ADCETEI ampliou o horário de atendimento ao público, que passou a ser integral, de 9h às 17h, sem intervalos; ampliou o atendimento da Secretaria aos moradores de Tamoios, com sala em núcleo avançado em parceria com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; deu início ao processo de patrimonialização do setor, na medida em que 95% dos objetos e bens físicos da sala da Secretaria não estavam registrados no patrimônio da Prefeitura; recuperou ferramentas físicas essenciais para o funcionamento do setor e que estavam em outros setores, tais como impressoras e scanners; estabeleceu um calendário anual précio do setor e reorganizou a equipe do setor a partir de cinco eixos de trabalho fundamentais e com metas a serem alcançadas.

“Neste primeiro mês realizamos reuniões individuais com os representantes de todas as instituições conveniadas com a Prefeitura de Cabo Frio, como Universidades, Institutos e Cursos técnicos, totalizando mais de 20 atendimentos. Conseguimos, por exemplo, a renovação do convênio de descontos para servidores municipais em cursos de graduação da Universidade Estácio de Sá. Considero também um grande avanço a edição e publicação da Portaria 001/2021, sob a supervisão da Procuradoria do município, a PROGEM, que marca o retorno dos estágios na Prefeitura, respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, além de estabelecer um sistema de transparência das vagas de estágio e permitir o preenchimento online de Termos de Compromisso de Estágio”, observa Rafael Peçanha.

O secretário de Ciência e Tecnologia aponta outras conquistas de sua Secretaria em parceria com o Instituto Federal Fluminense, como: a consolidação de parceria do IFF e a Secretaria Municipal de Saúde com a doação de álcool e máscaras do tipo face shield para a rede pública que ocorrerá já nos próximos dias; também em parceria com o IFF, a promoção de cursos gratuitos de qualificação em manipulação de alimentos e culinária para a classe trabalhadora, em virtude da futura reabertura do Café do Trabalhador; e o convênio entre IFF, Prefeitura e ITERJ, com o objetivo de oferecer cursos de qualificação para a população quilombola.

Com a Universidade Federal Fluminense, a Secretaria de Ciência e Tecnologia abriu uma parceria para criar um Núcleo Cooperado de Pesquisa, tendo em vista estudos e elaboração de produtos nas áreas de Turismo e Economia do Mar, ampliado com a Secretaria Municipal de Turismo.
Com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Arraial do Cabo, deu-se início de formalização de parceria para a doação de álcool em gel para a rede pública de Saúde, além de estabelecimento de outras parcerias, como convênio de estágio, testagem de água das praias, curso de qualificação em internet para servidores e alunos da rede pública municipal, banco de questões para estudantes de biologia se prepararem para o ENEM e outras provas da carreira, participação em futuras ações do Núcleo de Pesquisa em Inovação, e a parceria em interlocução com as empresas de ônibus para adequação dos horários e atendimentos das linhas de transporte público que levam alunos de Tamoios ao Campus em Arraial do Cabo.

Com a Universidade Estácio de Sá, foi promovida a renovação do convênio de descontos para servidores municipais em cursos de graduação na Universidade e uma parceria com o Curso de Tecnologia da Informação da Universidade para desenvolvimento de plataforma virtual gratuita, a ser doada à Prefeitura para preenchimento online de Termos de Compromisso de Estágio, que está em fase de elaboração.

A Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia também aponta como ação de alcance a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria-Adjunta de Tecnologia da Informação e a ONG Dados do Bem, que está em fase de conclusão um trabalho de monitoração de testes de Covid-19 por aplicativo. A ADCETEI também participou da reunião entre o Prefeito José Bonifácio, a Secretária de Planejamento e o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo objetivo é o estabelecimento de Termo de Cooperação Técnica para a instalação de Centro de Educação Tecnológica em Tamoios, com estruturas da FAPERJ, FAETEC e CEDERJ.

A ADCETEI mantém com a Secretaria Municipal de Cultura o desenvolvimento do Programa Cabo Frio Digital, que tem como objetivo levar internet Wi-Fi gratuita às praças do município. Outra ação importante da Secretaria é que na realização do “Vestibular do Servidor”, a Universidade Estácio de Sá garantirá em até 60% de desconto a matrícula para os servidores municipais em cursos de graduação. Também na esfera pública municipal, a Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia firmou uma parceria com a Superintendência de Defesa Civil para o avanço na direção de programa de estágio não remunerado.

“Seguiremos trabalhando para avançar na área concernente ao nosso setor, priorizando as ações emergenciais ligadas à saúde, devido ao combate à Covid-19, bem como buscando a instauração de políticas públicas que prezem pela economicidade, gerando resultados eficientes para a administração municipal, através de parcerias com instituições públicas e privadas de ensino e empreendedorismo, bem como com outros setores e pastas do poder público municipal, investindo numa gestão transversal e transparente”, conclui Rafael Peçanha. 

Nenhum comentário: