quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Rafael pede adesão de Cabo Frio ao Programa Cidades Sustentáveis.


Nesta terça (1), o vereador Rafael Peçanha apresentou à Câmara uma indicação legislativa que solicita ao Poder Executivo a adesão ao Programa Cidades Sustentáveis.

- Será um grande avanço para Cabo Frio, expondo positivamente a cidade para o mundo, atraindo investimentos internacionais e colaborando com o meio ambiente - afirmou Rafael.

A proposta foi encaminhada por unanimidade e segue para o prefeito.

O QUE É O PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS?

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma agenda de sustentabilidade urbana que incorpora as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural no planejamento municipal. Desde 2012, o PCS atua na sensibilização e mobilização de governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis. Estruturado em 12 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, o programa oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã. As ferramentas do PCS incluem um conjunto de 260 indicadores relacionados às diversas áreas da administração pública, um painel de monitoramento para o Plano de Metas e um software que permite a comparação de dados e informações entre as cidades. O PCS também oferece um banco de boas práticas com casos exemplares de políticas públicas no Brasil e no mundo, um programa de formação e capacitação para gestores públicos municipais, documentos de orientação técnica e conteúdos informativos para o público geral. As metodologias, ferramentas e demais conteúdos do programa são disponibilizados nesta plataforma, um ambiente web aberto e de acesso livre, com recursos interativos e funcionalidades para gestores públicos e outros usuários.


Nenhum comentário: