ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

sábado, 25 de junho de 2016

OPINIÃO | O Fim da Era Alair e Seus Molóides | Por Luiz Cláudio Júnior*

Protesto na porta das escolas municipais por falta de pagamento,  ocupação  dos servidores da educação e da saúde na  Secretaria de Fazenda, pais revoltados com a situação dos filhos sem aula; vale lembrar que a bronca não é com os professores e sim com o prefeito Alair Corrêa, que não paga quem trabalha; secretário, irmão do Alair e pai de vereador; tudo em uma mesma pessoa; só para situar você; debochando dos trabalhadores do município com acenos e  beijinhos demagógicos jogados com às mãos para os grevistas, como quem diz assim: “O meu salário está em dia meus “amigos”, cada um com a sua sorte.” Tudo isso aconteceu nessa semana e deixou o povo cabo-friense mais ansioso do que nunca, para ver o final do ano de 2016, em virtude disso, o fim da era Alair e seus molóides. Cabo Frio chegou  a uma situação insustentável e sem perspectiva de melhora. Para piorar o que já está ruim, à cidade pode ficar impedida de continuar recebendo recursos Federais, sabe por quê? Porque o governante não apresentou os dados detalhados  da aplicação de recursos referentes à execução orçamentária de 2015 ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). E sabe qual foi a data limite para  o envio dessas  informações ao Siope? Dia 30 de abril desse ano, sim, 30 de abril, você leu certo. Quer dizer, praticamente dois meses de atraso. O que pode acontecer em consequência desse “esquecimento”?  Cabo Frio vai ficar na condição de inadimplente e ficará inserido no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias. O que isso significa? Isso  impedirá o repasse de verbas e impossibilitará a celebração de novos convênios com órgãos Federais. Se estávamos no fundo do poço, agora estamos na lama. E a culpa é de quem? Da crise? Não, a culpa é do Alair e dos seus molóides. 

Enquanto isso, na Câmara Municipal... não vi um vereador sequer dar apoio aos servidores municipais nessas manifestações durante à semana. Bom, por que, hein? Aí você vai dizer pra mim: “Poxa Luiz, vai parecer algo eleitoreiro o cara ir lá e demonstrar, que está do lado dos servidores.” E eu vou te responder: sim, você tem razão, mas se os nossos legisladores fossem presentes na vida do povo, e claro, no cotidiano dos servidores, ir lá na manifestação e demonstrar o seu apoio ao movimento seria algo bem natural. Posso garantir que ninguém pensaria, que o nobre vereador estaria ali apenas para fazer campanha. E sabe por que nenhum dos nobres edis apareceu por lá, inclusive aqueles que se dizem “oposição” ao governo Alair? Porque sentem vergonha de olhar no olho do servidor, pois sentaram à mesa com Alair e a sua turma há 3 anos e meio atrás, e com isso se calaram durante todo esse tempo. Então, eu te pergunto: como convencer professores esclarecidos e com muita inteligência de que eles (vereadores da chamada “oposição”), são oposicionistas de verdade e não aliados da repressão? Fica difícil, né? Bom, é melhor ficar no discurso da tribuna e nos posts nas redes sociais. Mas, providência que é bom, nada. Como diria o poeta dos bares: “Quando o leite entorna no chão, é impossível de reaproveitá-lo para consumo humano.” 

Até a Próxima, minha cara amiga leitora!!! Até Breve, meu caro amigo Leitor!!!

*Luiz Cláudio é jornalista e escreve no Blog aos sábados.

3 comentários:

Julio disse...

" Fim da era Alair......" se não fosse Cabo Frio poderia falar com toda convicção. Passagem subsidiada......
QUEM VENHA 2017!

Julio disse...

Eu sei que o ex-prefeito MM não é flor e muito menos se cheira, Mas como eu sou sincero.....cá pra nós, a coleta de entulhos da SECAF era excelência em qualidade em relação a quase inexistente da coleta CONSERCAF do atual prefeito.
Deficiência diga-se de passagem por falta de pagamentos aos caminhos, informações que " pipocam " nas redes sociais - falta de pagamentos -, novidade não é?
Na era da SECAF MM coleta no meu bairro era quinta-feira e se a gente colocasse os entulhos na quarta-feira na quinta-feira na parte da manhã não tinha nem mais um grão. Ja na CONSERCAF no atual prefeito foi divulgado um calendário ( uns dois mais ou menos) e que só durou 02 semanas. Agora temos que conviver com entulhos que se transformam em " hospedaria" de ratazanas. Ja tive que comprar veneno,correr atrás, abater uma...entre outras que apareceram, após " ficarem desabrigadas " a CONSERCAF tirar a " remessa " de entulhos que " sobreviveu " meses e meses na minha rua. Uma vergonha! IPTU em dia!
E a vassouras nas ruas do bairro?
Ja foi tempo não é galera?
Fui culpado também pela ignorância educacional da população da cidade, por não saber escolher nem um prefeito! Só sabe fazer fofocas e futricas. Povo chato!

Silvia disse...

Pior que tudo isso, é que muita gente votará nessa turma nas próximas eleições.