segunda-feira, 9 de maio de 2016

Opinião | Educação | Por Adriano Chagas*


Para que uma sociedade se desenvolva em plenitude é mister que seus componentes, os cidadãos, estejam preparados para compreender as necessidades óbvias (saúde, educação, segurança, bem-estar social) que sempre estão atreladas a este processo. Evidentemente que tal preparo significa a melhoria e o acesso à educação fundamental, e no mais elevado grau. Apesar de o acesso a educação ser um direito Legal, previsto na Constituição, alguns políticos pouco caso fazem dela, talvez por temor, afinal de contas uma sociedade bem educada jamais permitirá os desmandos de uma mente sombria, ou até mesmo ensandecida, esta última tão conhecida de muitos. Fica claro que o interesse de alguns em dificultar o acesso à educação, nada mais é que a tentativa de uma manobra no comportamento intelectual da sociedade, porque menos educação significa mais controle da massa. A massa, e é triste constatar, não percebe esse engenhoso mecanismo, onde o resultado alienante a que se pretende chegar é o objetivo maior. Esta é uma ponta do “fio desencapado” da educação, que está pronto a entrar em curto a qualquer momento. Porém na outra ponta temos os docentes, que juraram, em suas formaturas, produzir uma sociedade crítica e reflexiva, e desta forma tentam prosseguir como condutores de um aprendizado de qualidade e mais eficiente, que no entendimento de muitos é o único caminho para a plenitude do Ser, elevando ao máximo suas potencialidades, e assim não permitindo que a ponta deste fio entre em curto.

A educação precisa rapidamente encapar os fios, antes que o incêndio aconteça. Cabo Frio tem conserto basta você inovar!

Afinal, uma população que não tem educação jamais conseguirá exigir de seus políticos um debate lógico e racional, pois a crítica requer uma análise na razão. E não tendo tal condição se pautará única e exclusivamente na esperança e na fantasia, elementos estes indissociáveis da ignorância e da miséria.


Adriano é historiador, professor, e escreve neste Blog às segundas-feiras. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Servidores de cabo frio esta
comprovado que levamos calote do 13 salário pois ate o momento não
Foi depositado o valor referente
Março e abril vai dar certo e11

Anônimo disse...

Nós os servidores de cabo frio estamos sendo massacrados pelo prefeito, pelos vereadores, pelo olnei e pela justiça. Puta covardia.

Julio disse...

Saúde, educação,transporte ( colega agora deve ter carro) ....
Mas a educação de Cabo Frio precisa urgente " encapar os fios " mesmo. Percebe-se pela quantidade de " curtos-circuitos ". Aí, ja sabe queima os " transformadores ".

E por falar em fios e cabos elétricos e o radialista famoso continua nervoso? Leva " choque? Ele " sobe " nos fios como se fosse um passarinho nas reclamações da Sra AMPLA. Ainda faz coro com os reclamantes? Mas quando é da " Princesa " do Jardim Excelsior, né respiro se ouve, ele entra em apneia.