Dia desses, a prefeitura de Cabo Frio lançou o serviço de WhatsApp "Fala Aí", que tem como objetivo ser uma espécie de ouvidoria das reclamações da população. O projeto imita o nome do Falaê, que existe há 3 anos e tem como coordenador Matheus Avilino.
Mas o foco do nosso debate não é esse e sim o fato de que muita gente anda dizendo que envia suas críticas, denúncias, reclamações, mas não obtém resposta. Além disso, ocorre o medo de alguns cidadãos, já que número (e às vezes o nome) do denunciante fica gravado no celular do governo, o que pode gerar retaliações.
Diga-se ainda que esse sistema não permite o debate, o testemunho e a interação de diferentes cidadãos. O número de WhatsApp permite que você escreva, mas não garante resposta, nem permite a participação de outras pessoas nesse processo de construção social.
Nesse sentido, nosso Blog decidiu, mais uma vez, não apenas criticar, mas responder a mais essa ação impopular do governo cabofriense, através de algo concreto e propositivo. Lançamos, a partir de hoje, o "Fala Sério!", grupo de WhatsApp paralelo ao "Fala Aí" (que já tem sido apelidado de "Paga aí"), uma ouvidoria popular de verdade, que tem como objetivo receber, apurar, denunciar e debater de verdade as reclamações da população, a serem postadas aqui no Blog como canal de exposição e transparência das discussões ocorridas, ao contrário de um número que pode guardar para si, simplesmente, o que foi debatido.
Para participar do "Fala Sério!" basta enviar seu número para nós, através de comentários neste blog, e-mail ou via Facebook. Nenhum número será divulgado ou publicado, garantido o total sigilo.
O "Fala Sério!" trabalhará com cinco administradores já ativos neste momento, cada um morador de um bairro do município, representando diferentes regiões da cidade: Centro, Grande Jardim Esperança, Grande São Cristóvão e Tamoios.
O "Fala Sério!" tem uma única regra: o grupo é exclusivo para críticas, denúncias, reclamações e elogios aos trabalhos da prefeitura de Cabo Frio. Não serão aceitos propagandas, textos, análises de cunho político-partidário ou qualquer outra ação que fuja da natureza específica do projeto.
Se você estiver cansado ou desconfiado de "falar aí" e não ser ouvido, venha "falar sério" conosco. Participe!
DETALHE: a Constituição Federal, em seu artigo 37, exige que a publicidade dos atos dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, sem promoção pessoal, ainda mais em ano eleitoral, no qual o prefeito jura de pé junto que vem candidato. Se "Fala aí" não tem o objetivo de lembrar o nome do prefeito "Alair", então o Riala tem o objetivo de homenagear o Dornelles; então Maluf é honesto; então o prefeito é advogado aposentado pelo Ibascaf.
4 comentários:
Qual é o número do WhatsApp de reclamações da prefeitura? Fala aí!
Cadê o triênio? Receberemos os meses retroativos? Teremos que entra na Justiça comum?
Cadê a parcela do 13º? Vai vir com juros?
=@ (emoticon de raiva)
É piada esse lançamento do "Fala aí", o Prefeito piruquinha quer começar agora o que não foi feito nesses 3 anos e 4 meses de governo, e promete fazer nos 8 meses restantes o que não fez em 4 anos.
Começa pagando aos funcionários em dia.
Parabéns Rafael por mais essa iniciativa popular.
Postar um comentário