quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

OPINIÃO - O drama do servidor.


Até ontem à tarde, servidores de diversas áreas, incluindo Saúde e Educação, ainda não haviam recebido seus pagamentos referentes ao mês de dezembro, que deveria ter sido efetuado, no máximo, até dia 8, sexta-feira, quinto dia útil, como manda a legislação trabalhista deste país, completamente rasgada e desrespeitada pelo governo municipal. Os coveiros cruzaram os braços. A Guarda Municipal também. A Educação permaneceu em greve. E aí?

O prefeito resolveu pagar apenas os contratados da Educação ontem pela manhã. E por que fez isso?

Em primeiro lugar, cabe salientar que os contratados, assim como todos os trabalhadores, são merecedores de seus direitos. Foram eles que, num momento histórico,deixaram o assédio moral e as pressões recebidas de lado, mostraram a cara, e apoiaram os demais servidores da Educação na maior greve da nossa história. De todas as vitórias deste movimento, essa foi a maior de todas – a vitória da coragem sobre o medo; da esperança sobre a descrença. Foram eles que deram a maior aula e a maior lição em todos nós. São eles que sofrem, há décadas, com um sistema de contratação abusivo, que exclui direitos e inventa deveres, submetendo o trabalhador a uma condição de sujeição que merece todo o nosso repúdio.

Mas o prefeito paga primeiramente os contratados da Educação apenas para tentar, mais uma vez, dividir a categoria e provocar o movimento. Isso mesmo – nada mais está por trás dessa atitude do que a velha e engraçada vaidade do governante. Melhor para os trabalhadores de contrato que receberam seus direitos antes dos demais.



Essa é a situação da nossa cidade: o orgulho de um prefeito ensandecido é o único motivo que o leva,já dentro da ilegalidade, a tornar o peso carregado por uma categoria um pouco menos pior. Não há maior assédio do que não receber seus direitos e ainda assistir a lágrimas de crocodilo na TV. Nós, trabalhadores, devemos buscar, coletiva e individualmente, os nossos direitos, sob o risco de, em pouco tempo, não termos mais a quem recorrer, mergulhados numa acomodação que os tiranos imputam a quem recua. Essa é a hora. Assédio moral não.

17 comentários:

Anônimo disse...

Estou fazendo a minha parte... Sem salario e sem vale transporte não estou indo trabalhar. Não sei como ficará as faltas... Mas não tenho como ir a pe de Araruama para cabo frio todos os dias.

Anônimo disse...

Tudo armação e teatro do pior prefeito do Brasil.

Anônimo disse...

O que revolta mais ainda é ver a justiça, o mp sei lá quem mais de braços cruzados olhando tudo isso e não fazendo nada... Ele só faz isso tudo porque ainda continua impune...

Julio disse...

Anônimo do dia 14 de janeiro das 08:53 para ser considerado pior tem que ser, não é? Faz teatro não. Alair faz espetáculos.

Anônimo disse...

Com o pagamento dos professores contratos, eles (professores) ficam devendo este FAVOR ao Prefeito, e com isso divide a classe, FORÇANDO os contratados a irem a escola. Mais do que nunca temos que nos unir mais inclusive convocando os pais a participarem de nossa luta.

Anônimo disse...

Apesar do prefeito de Cabo Frio anunciar que pagou o mês de dezembro e a primeira parcela do 13o de todos os funcionários, parece que ele esqueceu de uma das maiores folhas de pagamento dele: A secretaria de assistência social. Nenhum funcionário recebeu o pagamento citado acima. E mais, essa secretaria é uma política pública e recebe dinheiro de co-financiamentos do estado e da união através do Fundo da Assistência Social, para uso exclusivo dessa secretaria. Tínhamos o dinheiro para pagar nossos funcionários dessa pasta, mas o olho de Alair sobre o fundo foi grande. Meteu a mão. Comeu o dinheiro. Pagou aqueles que "gritam" e protestam, e deixou na mão mais de 400 funcionários. Que não podem se manifestar por serem todos contratados e portarias. Aliás,  secretaria essa que era até ontem, de sua queridissima filha Carolina!

Anônimo disse...

Um Bloqueiro insiste em dizer que o SEPE, esta desgastando com a Greve. A Greve dos Professores não é Politica, é porque a classe esta passando fome. não recebemos salários de dezembro, não recebemos 80% do décimo terceiro, não recebemos duas parcelas do aumento referente a abril e de 2015, você ainda continua achando que a greve é politica? Eu fiz concurso não entrei pela janela tendo de defender o governo para manter-lo

Anônimo disse...

Esse governo ja acabou, alias, este prefeito nao esta nada bem, precisa agendar uma consulta com o Dr. Ivo Saldanha. Prefeito entrega a chave da prefeitura. Ainda mais, este secretariado louco anunciado pelo prefeito, Secretariado de Terceira Divisão.

Este senhor nao esta nada bem

Anônimo disse...

O Governo do Estado tb está violando as leis trabalhistas, somente ontem dia 13 é que foi cair o pagamento, e tem mais sem a parcela do 13°, o Governo ainda culpa esse atraso do pagamento aos funcionário que não optaram pela portabilidade do Bradesco. Como pode os Governantes desrespeitam os trabalhadores e não vemos nenhuma autoridade em legislação defendendo o trabalhador.

Anônimo disse...

Mais um dia sem os proventos de Dezembro, mais um dia de juros do BB, das contas em atraso, de tristeza.
Perspectiva? Nenhuma! Previsão? Muito menos!
Sabe o que parece? Quem paralisa atividades (exceto o SEPE, que ele detesta, fato), ele paga. Comsercaf, Guarda, Coveiros, contratados da educação só para tentar desestabilizar o movimento,...
Todos deveríamos nos unir, mas não, a raposa é esperta e sabe exatamente o que está fazendo. E está conseguindo. M

Espero, sinceramente, que aqueles que almejam os cargos de prefeito e vereador estejam analisando bem a situação atual para que os mesmos problemas não ocorram em 2017, sejam eles quais forem. Propostas coerentes e realistas. Oposição a atos, mesmo que você seja situação. Menos política e mais o povo, afinal este que os elege!

Câmara inoperante e silenciosa, que não fiscaliza nada e aprova tudo;
Tivemos gastos absurdos e desnecessários na época das vacas e royalties gordos;
Contratos com amigos e córregos antes ricos (agora bem mais ricos), fora outros até agora inexplicáveis e tão laranja quanto casas;
Secretarias sendo oferecidas apenas por acordos políticos e não por competência;
Proventos atrasados;
Infraestrutura básica no local de trabalho inexistente (desde o início de governo, com royalties);
Perseguições e muitos sapos tendo que ser engolidos, mastigados e digeridos devido a esse "governo do medo". Observação: veja bem, não é questão de "reprovar um porque tenho afinidade e ligações com outro". MM, Jânio, Claudio, Alair,..., essa não é a questão, o fato é que você não pode se manifestar, pois ou perde o contrato, caso seja "governista" e fale mal ou se é concursado pode ser transferido para a Sibéria junto com Eurico- hehehe.

E aí tenho que escrever como anônimo!

Antes desesperado, agora também desesperançoso.

anonimogeo geoanonimo disse...

A resposta deve ser dada através das eleições.Pois esse prefeito não respeita a dignidade humana.Infelizmente só pensa em si e na sua turma ,ou melhor,os mais chegados.

anonimogeo geoanonimo disse...

A resposta deve ser dada nas eleições municipais desse ano.Pois o prefeito não respeita a dignidade humana.Simplesmente ignora a tudo e a todos. Só pensa em si e na sua turma.Que são os "guardiões das galáxias"ou melhor do protetorado governista de Cabo Frio.

anonimogeo geoanonimo disse...

Está de parabéns pelo seu blog,muito o que acontece em Cabo frio sei por aqui e pelo jornal do totonho.Apesar de ser servidor municipal não moro na referida cidade.

anonimogeo geoanonimo disse...

Está de parabéns pelo seu blog,muito o que acontece em Cabo frio sei por aqui e pelo jornal do totonho.Apesar de ser servidor municipal não moro na referida cidade.

Anônimo disse...

Isso td nos da náuseas! Mudando de assunto! Verdade q a empresa auto viação salineiras é de algum parente do prefeito? Gostaria de colocar minha insatisfação com a empresa...esta faz o q bem entende,assim como tal desse governo! Não cumpre com seus horários...horários MT extensos de uma viajem pra outra e super lotação ...principalmente santo Antônio via jacinto no horário de 18 e pouca!
Falta respeito com o trabalhador! Houve aumento nas passagem! Mas colocar mais linhas e horários mais acessíveis , nunca mais! E não consigo entender pq não entra outras empresas... Q possam nos dar maior liberdade de escolha e principalmente na questão de valores de passagens. Gostaria de saber pq só o salibeiras tem nesse lugar!

Anônimo disse...

Vai ter um fim triste,vai sofrer muito,por causar tanto sofrimento desnecessários nas pessoas,ai vai ter tempo pra refletir e pedir perdão a deus por tanta injustiça q cometeu,o castigo divino tarda mas não falha,quem viver verá!

Julio disse...

Anônimo do dia 15 das 00:04, ai depois vão para as ruas reclamar de três em três, seguindo a "tendência da moda" somente o valor das tarifas com discursos decorados. Teria que fazer uma pauta com um pacote de reclamações contra esse "transporte público". Organizar uma manifestação para percorrer às ruas constantemente , cobrar em frente dos "quarteis " das "autoridades responsáveis " e não em frente a garagem de uma empresa de ônibus. Se a Dona Salineira está livre , leve, linda e solta não é culpa elusivamente dela. Agora ela merece ser detonada porque abusa da passividade dos poderes, incluindo a imprensa. E se tivesse 10 empresas em locais diferentes? Como seria? É a cultura do que quem manda do povo da cidade e região. Os políticos que imperam na cidade há anos estão todos encolhidinhos se sentindo excluídos, como não fossem os verdadeiros culpados desse vergonhoso monopólio de anos, décadas e seculos da Dona Salineira.
Eles merecem uma surra de galho de goiabeira , pelo nosso descaso do dia a dia. Um sofriemto para trabalhar, para compromissos e momentos de lazer.

O que adianta colocar outra empresa se não fiscalizar e não fazer cumprir as leis? A questão não seria nem outra empresa , mas sim a empresa comprar mais ônibus e respeitar os usuários, porque ninguém utiliza os serviços de quinta da Dona Salineira de graça.

Mas seria interessante que fizesse uma nova licitação (a indenização que vai ser punk!) dentro dos padrões como deve ser feita e licitar as linhas. Cabo Frio tem quase 200 mil habitantes e a Dona Salineira tem poucos ônibus circulando na cidade -segundo o site da prefeitura tem uns 29 ônibus.
Exemplo simplificado: A Dona Salineira fica com as linhas da ponte pra cá e a outra da ponte pra lá. Ai sobraria mais ônibus, para ela colocar na linha e a gente não ficaria esperannnndoooooo - pode copiar a minha ideia.
Precisa também colocar uma pessoa na secretaria de transportes que entenda de planejamento de distribuição de ônibus na linhas e não deixar para e empresa, porque já vi que não rola. Até as linhas que tem dois ônibus , o espaço de um para outro em uma cidade de dois metros quadrados demora quase 40 minutos.


E a sua pergunta..........

#JULIO