quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

As MIGALHAS de hoje...


#Absurdo
Os servidores contratados da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) mão receberam o décimo-terceiro salário até hoje. Isso mesmo: nada até hoje.

#Absurdo II
Pergunta 1: mas a SEMAS não possui, como a Educação, verbas federais carimbadas?

#Absurdo III
Pergunta 2: a Secretária da pasta não é filha do prefeito?

#Indiciado
Falando nisso, tem figurão – figurão mesmo – da política municipal que acaba de ser indiciado pela Polícia Federal. A bomba estoura em alguns dias. Aguardem.

#Pedindo
Outra boa de ontem foi o ofício do prefeito a todos os secretários pedindo que renunciassem a seus cargos. Essa é nova.

#Pedindo II
É nova, porque das duas uma: ou o prefeito exonera os secretários que quer; ou os secretários se organizam coletivamente para entregarem seus cargos ao prefeito.

#Pedindo III
No primeiro caso, é preciso um prefeito com autoridade e pulso. No segundo caso, são necessários secretários corajosos. Ou Cabo Frio não tem nem uma coisa nem outra; ou estamos inovando tanto que misturamos as duas formas. Vai ganhar prêmio esse prefeito.

#Mistério
A tal convocação para o remanejamento é mais uma lambança da Secretaria Municipal de Educação. Apenas dois dias; sem divulgação; e no final o papo é que o prazo era somente para uma conversa, não um remanejamento oficial. Brincadeira.

#Mistério II
Além disso, o atendimento ontem só rolou até 15h e hoje só quem chegou até 9h30min pôde pegar senhas para ser atendido...às 14h. Que digno.

#OqueFazer?
Sigo a ideia do companheiro Gilmar: que os diretores recolham os nomes dos professores que desejam efetuar o remanejamento e encaminhem à Secretaria de Educação. Por que a humilhação e o transtorno de filas e senhas em pleno horário comercial ou em férias, num sol escaldante? Como ele disse, ou é burrice ou é vontade de fazer o servidor sofrer, como ele disse. Eu acho que são as duas coisas.

#Câmara
Mais uma vez, não houve Sessão na Câmara Municipal de Cabo Frio ontem. O presidente da Casa defende que já se entrou em recesso. Alguns vereadores defendem que deve haver sessões extraordinárias para se aprovar o orçamento.

#Câmara II
A jogada é a seguinte: sem a aprovação do orçamento 2016, o prefeito pode governar com o orçamento do ano passado, bem maior do que o previsto para este ano. Como janeiro é o mês em que mais se arrecada e onde menos se gasta – não há contratos da Educação, por exemplo – vai ser uma farra de grana às custas do povo. Deu para entender?

#Defesa
Defendo as Sessões extraordinárias sim, afinal, é preciso que se aprove o orçamento deste ano rapidamente. Aliás, eis uma pequena lista de Sessões da Câmara Municipal canceladas entre o segundo semestre do ano passado e os primeiros dias deste ano:

23/7/15 - ordinária cancelada por falta de quorum
27/10/15 - ordinária cancelada por falta de quorum
19/11/15 - ordinária cancelada por falta de quorum
21/12/15 – extraordinária cancelada por falta de quorum
29/12/15 - ordinária cancelada por falta de quorum
31/12/15 - ordinária cancelada por falta de quorum
5/1/16 – ordinária cancelada por falta de quorum

#Pergunta
Pode isso, Arnaldo? É essa a Câmara que o povo quer?


#Novidades
Fala-se que o pedido de renúncia em massa de Secretários feito pelo prefeito tem a ver com uma reforma no secretariado (mais uma?) que privilegiaria ainda mais a família e teria os seguinte s nomes: Toninho Corrêa vira Chefe de Gabinete; Paulo Henrique Corrêa vira Secretário de Governo; Obras vira uma Subsecretaria da Fazenda, comandada por Axiles Corrêa. No total, apenas 9 Secretarias. Vai vendo... 

Nenhum comentário: