ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Carta de uma professora contratada ao Prefeito de Cabo Frio.

Caro Prefeito!

Deixe que me apresente, sou professora da cidade de Cabo Frio, cidade essa que acolheu meia avós maternos e paternos que aqui chegaram com seus filhos: os meus pais.

Nasci aqui nessa terra que tanto amo, precisamente no Hospital Santa Isabel. 

Escolhi ser professora aos sete anos de idade quando conheci a professora que mudo a minha vida, a minha querida tia Ângela(que chamo carinhosamente de minha mãe preta) ela me mostrou o mundo mágico do letramento e de como é possível amar os alunos. 
Nos anos seguintes em que estive do outro lado da sala de aula, sendo aluna, tive o prazer de conhecer muitos mestres que fizeram a diferença na minha vida e hoje posso chamá-los de colegas de profissão, alguns até de amigos e entre eles estão a nossa querida ex secretaria de educação Laura Barreto, Reinaldo Azevedo e sua esposa Teresa Azevedo, Conceição Alvarenga, Rodrigo Mello, Rafael Peçanha, Paulo Cotias e vários outros que tornariam essa lista extensa.

Ao passar para o ensino médio, era sonho de qualquer aluno estudar na escola Rui Barbosa, a mesma escola que agora o senhor quer tornar estadual. Mas não era o meu, apesar de ter conseguido a vaga e ter efetuado a matrícula naquela unidade escolar, queria ser professora e não havia mais lá o curso normal. Então comecei a saga atrás da vaga que queria no IEPIGA, e conseguimos essa vaga com muita luta e a ajuda de uma funcionária da instituição que não lembro o nome e que já não está entre nós.

Me formei no ano de 1999 quando ainda tinha 17 anos e no ano seguinte comecei a dar aulas na cidade. Consegui um contrato por meio político. E desde então sou professora da rede. Será que sou mesmo professora da rede? Ou só sou assim conhecida quando precisam me coagir a fazer algo em troca do meu contrato? Ou quando sofro assédio moral dentro da minha unidade escolar(coisa até bem rotineira) e não posso denunciar por ser contratada e ter que me calar pra ter meu contrato renovado? 

Em 16 anos de sala de aula nunca me senti tão humilhada e desvalorizada. O senhor que teve como slogan de campanha a dignidade, acha digno um funcionário ficar sem o seu pagamento? E ainda nos pedir que o entendamos e que possamos ter carinho com o senhor. 

Senhor prefeito amor, carinho e compreensão não pagam contas e nem compram pão e leite. Quero o meu salário, salário esse que é muito desproporcional ao do efetivo. 

Quem mandou não estudar né?! Verdade, mas eu estudei e passei. Mas o senhor não chamou, e não chamou pq  e mais fácil ter um contratado calado do que um efetivo que grita, mas saiba que cansei de me calar! 

Cansei de me calar diante de tanta injustiça e falta de amor e sensibilidade com o próximo. De tanta roubalheira e sujeira. Cansei de engolir tudo o que vcs acham que somos obrigados a engolir. 

Queria hoje no aniversário da cidade que tanto amo, estar de cabeça erguida comemorando. Mas não posso pq me roubaram a dignidade e alegria de comemorar. 

Ao invés disso hoje estou de luto por uma cidade em que infelizmente sua educação está morrendo!!!

Parabéns Cabo Frio por 400 anos de mandos e desmandos dos que acham que sabem o que é melhor pros seus filhos. Mas que na verdade só se importam com si próprio.

Ass.: Uma Professora Contratada que Cansou!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

MAS QUEM QUER TONAR AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO MÉDIO P/ O ESTADO É O PREFEITO OU MP ? GENTE ESCLARECE ISSO AI .... TANTA DÚVIDA ... LI EM UMA REPORTAGEM QUE ISSO É LEI OBRIGAÇÃO DO ESTADO FICAR COM O ENSINO MÉDIO ....

Rafael Peçanha disse...

Trata-se de uma recomendação do Ministério Público, mas há muitos argumentos em favor do Ensino Médio Municipal. Se vc me mandar um e-mail, posso enviar um estudo completo sobre o caso. rafaelpecanha@gmail.com. Aguardo. Um forte abraço!