sexta-feira, 23 de outubro de 2015

FAZENDO CONTAS - Cabo Frio é uma pobre cidade rica.

O governo tenta, a todo momento, justificar o injustificável: o fracasso de seu administrador. 

A desculpa? a De que a crise é nacional e atinge todos os municípios do Brasil. De fato, há sim essa crise, mas Cabo Frio , se fosse administrada com um mínimo de competência, teri efeitos muito menores do que o caos no qual se encontra.

Pensemos. Cabo frio é privilegiado com royalties do petróleo e com uma arrecadação de IPTU de dezenas de milhares de residência de turistas, que não usam escola e saúde pública, istoé - contribuem sem gastar nada do erário.

Por ser a maior cidade da região, aqui se concentram também inúmeros serviços que pagam ISS. 

A principal queixa dos municípios, principalmente dos pequenos, é a queda de 2,73% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios, verba repassada do governo federal), que em muitas cidades chega a representar 50 % da arrecadação dos repasses de Brasília. Em Cabo Frio, o FPM, não chega a 10% desse total. Isto é: nossa cidade perde agora apenas 90 mil reais por mês, que no orçamento total de 900 milhões de reais, representa 0,1 %. 

Assim, se somarmos todas as perdas e com todo pessimismo, Cabo Frio deverá arrecadar um total de 780 milhões em 2105, mais do que arrecadou em 2012, por exemplo. 

Assim, concluímos o que todos na cidade já sabem: a crise de Cabo Frio tem nome e sobrenome, localiza-se exatamente entre a cadeira e a mesa do gabinete do prefeito, que já pegou dois empréstimos junto ao Banco do Brasil, desde 2013, não pagando nenhum, e desejando contratar um novo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rafael, bom dia.
É lastimável o "estado" que se encontra o nosso Município.A questão maior, se chama: CRISE DE "GESTÃO PÚBLICA". Pessoas inábeis conduzindo Secretarias, onde o conhecimento técnico se faz necessário.Há uma diferença muito grande entre palanque e uma sala de trabalho.Não podemos esquecer do "inchaço" de funcionários, desnecessários, como se vê.Chega, ser "tragicômico" as tristes defesas feitas pelo nosso gestor. Não é possível, que à nossa querida APAE, demonstre com documentações e "desmascare" o nosso gestor, apesar de suas "falácias das verborréias" efetuadas na Câmara.Não há crise.Criaram a crise, para "maquear" a inabilidade administrativa.

Flavio Ferreira disse...

É fantástico! Plim plim......kkkkkk

Anônimo disse...

Engraçado, o blog cartão vermelho escreve tanta coisa, mas não podemos comentar nada no blog, as postagens mais loucas e imaginárias não conseguimos comentar nada, é para rir

Anônimo disse...

Isso se chama incompetência!!!!