ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

EDITORIAL - A Córrego Rico e o nosso papel.


No dia 27 de setembro de 2015, nosso Blog publicou, pela primeira vez e em primeira mão, a denúncia que se tornaria assunto por toda a cidade até os dias de hoje: o escândalo da empresa Córrego Rico e seus milhões recebidos de uma prefeitura "em crise" (clique aqui e relembre a denúncia).

Na sequência e no calor dos acontecimentos, nossa abordagem sobre o tema tornou-se o recorde de acessos da história de quase uma década deste Blog, junto ao Caso Anitta (clique aqui e relembre). Mais importante do que isso, entretanto, nossa denúncia foi também geradora de toda uma movimentação política que chegou, por exemplo, à silenciosa Câmara Municipal.

Não estamos aqui para julgar requerimentos, afinal, seja desde 2005 ou desde 2013 (atual discussão entre os vereadores), a investigação sobre a Córrego Rico precisa sim ser realizada, doa a quem doer e haja o que houver, desde quando tiver de ser. 

Não estamos aqui também para avaliar as atitudes dos vereadores que apresentaram, apresentarão, ressalvaram, apoiaram ou vetaram requerimentos acerca do caso. Entretanto, cabe pontuar: há diversas outras maneiras, legislativas e judiciais, para se obrigar a prefeitura a prestar contas do que jorrou por esse córrego de riquezas - e isso vai depender muito mais da coragem e da atitude dos nobres edis do que das letras de um regimento interno.

Estamos aqui, na verdade, para ressaltar a satisfação - embora sempre crítica e insatisfeita - com a certeza do dever cumprido. Afinal, ao administrar essa ferramenta de controle social, transparência e fiscalização das contas públicas, que julgamos ser este Blog, desejamos tão somente, cumprindo nosso papel cidadão, levar às esferas de poder todas as denúncias, reflexões e dados que despertem a necessidade da classe política descruzar os braços e agir contra toda suspeita de corrupção, bem como movimentar a população em torno de conversas e notícias que escancarem as mazelas de nossa realidade municipal e ensejem uma reflexão que as erradiquem.

Nesse sentido, ao observar o alcance grandioso que nossa denúncia obteve - nas ruas, na imprensa, nas Casas políticas - reafirmamos nossa função de cidadania e compromisso com a população, o que não teríamos conseguido sem sua ajuda, leitor e seguidor. 

Assim, enquanto avançamos na luta, somos gratos por tudo, e finalizamos rememorando a belíssima composição de um dos maiores mestres da música popular, Candeia: Como é bom adormecer com a consciência tranquila / as chuteiras penduradas depois do dever cumprido / despertar num mundo livre e despoluído onde tudo é só amor (...) Sempre lutar pelas coisas que se acredita / mas tem que ser luta bonita / de ideais comuns / quem não for justo e honesto nas coisas que faz jamais será flor que flui para viver na eterna paz.


Mas como essa eterna paz ainda não chegou por essas bandas... seguiremos na luta.

Bom dia!

7 comentários:

Anônimo disse...

Tá feia a coisa mesmo.....contas bancárias bloqueadas para pagar os precatórios......e o empréstimo, vem ou não vem?

Anônimo disse...

Rafael tem que tirar o chapéu para o seu blog, A câmara do silêncio só passou a funcionar a partir desta denúncia .Meu bloqueio e justiceiro vc de mostra ser corajoso , agora entendo qdo fala que o seu amor a sua cidade está acima de tudo e todos .Queria mil Rafael em cada canto do Brasil .

Anônimo disse...

Tem vereador que só agora está chutando cachorro morto , aí é fácil .

Anônimo disse...

Adorei qdo um vereador chamando a secretaria de diretora falou :Uma diretora dessa tem que ser presa , por falar que as crianças estão sem merenda e logo e o fim do ano e muitas crianças vão para as escolas para comer .Vou gostar mais ainda qdo ela ter que enfrentar à justiça , assim como a presidente do Ibascaf já está sendo julgada .Parabéns Ele Nice , ele poupa os amigos do peito , pelo menos não vai ter seus bens confiscados .Ainda existe uma ex secretária que foi do tempo dele que está com a vida toda enrolada até hoje,

Anônimo disse...

Parabéns , vc mata a cobra e mostra a cobra kkkkkkkkk .Assim esses nobres edies estão trabalhando , bom trabalhando não sei não .Mas que estão desesperados sabendo que vão perder as empreiteiras , os contratos e etc .Tenho certeza as farmácias de cabo Frio estão vendendo é muito calmante e remédio para dormir .

Anônimo disse...

Acho que tem vereador adoentado , esqueceu que está vereador e não é vereador , esse cargo é público que paga o salário deles ,somos nós , os contribuintes, Esse subiu a tribuna dizendo que o mandato é dele, acho que esqueceu que fez um juramento para pelo menos fiscalizar e denunciar o executivo , esse é o papel de um vereador , defender toda uma sociedade e não só os que votaram nele .Vereador veste a carapuça e peça desculpa pela sua fala .A sociedade sabe perdoar qdo o feito é de coração .As vezes é preciso guardar o almoço para a janta .Muitos estão só tomando café .

Anônimo disse...

Pastor SIMAS BENTO , sua inteligência em tirar o seu filho nessa hora foi brilhante idéia , todos sabem que seu filho foi eleito e diga-se de passagem com muitos votos, também com tantas vantagens e dinheiro que teve , qualquer um ganharia .Nós bem sabemos que para ganhar assim é mole, quero ver é ganhar sem contra partida .Gostaria de saber do vice que como ninguém sabe que muitos estão sem levar o pão para casa e nem pode sentar com sua família para saborear um café da manhã, em meio essa crise toda , vejo pior em Cabo Frio , o Sr.ainda tira o seu filho recebendo salário e coloca um suplente também recebendo , Pastor pense nisso , seria bom ver seu filho votando , como seria sua instrução .