ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

EDITORIAL - Assédio Moral.



Hoje, às 15h, no auditório da OAB em Cabo Frio, um grupo de profissionais da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) estará ministrando uma palestra com o tema Assédio Moral.

Não haveria local e momento mais propícios do que os nossos para tal debate. Nossa cidade tem visto seus trabalhadores sofrendo em todas as áreas com comportamentos maléficos oriundos do governo.

No caso dos contratados, chega-se a cercear o direito do trabalhador ter acesso à cópia de seu próprio contrato. Os mesmos recebem  valores salariais incertos com descontos misteriosos – cada mês é uma surpresa, sempre negativa. Eles trabalham, por vezes, em condições insalubres (como é o caso da Escola Municipal Robinson Azevedo e sua infestação de pombos), ou, quando terceirizados, são demitidos simplesmente por chorarem suas misérias ou manifestarem-se sobre suas insatisfações diante das câmeras, como ocorreu com os senhores Wilson e Ricardo recentemente.

O caso dos concursados é semelhante. Além dos que estão em auxílio-doença terem mais de 20 dias de atraso nos pagamentos, há os aposentados que têm seus direitos tolhidos. Isso sem contar a perseguição que fere a todos – as retaliações vão desde a transferência proposital de lotação por vingança política, até a própria demissão de quem anda "fora da linha". O que o governo pode fazer para prejudicar quem, democraticamente, discorda dele, ele o faz.

Vivi isso na pele e, de lá para cá, após vencer o governo na justiça várias vezes, conheci muita gente que se tornou amiga, passando pelo mesmo sofrimento ou drama ainda maior. Graças a Deus, pudemos orientar e ajudar algumas delas em suas lutas, mesmo que apenas chorando as mesmas lágrimas ou atando laços de companheirismo e cumplicidade, mas, em muitas oportunidades, vencendo juntos essa opressão endêmica da nossa história municipal. Fica então claro, para mim e para todos os que leem estas linhas, que o problema do assédio moral é grande e grave em Cabo Frio.

Hoje, poderemos estar todos juntos, nessa importante oportunidade de debate e reflexão, pois somente a união e o diálogo permitirão a vitória sobre o autoritarismo. Fica o convite e a certeza de que estamos no caminho certo, e eles, no errado.

Bom dia!

Nenhum comentário: