ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Nosso Blog comprova - Cabo Frio está negociando com banco americano empréstimo que pode falir a cidade até 2035.

Circula pela internet, através da rede Whatsapp, um áudio que trata do empréstimo negociado pela prefeitura de Cabo Frio, na casa de 320 milhões de reais. Como "garantia" de pagamento, o governo ofereceria ao Banco norte-americano Goldman Sachs os repasses de royalties dos próximos 20 anos, tornando essa dívida num valor total finalizado aproximado de 2 bilhões de reais: juros de 1,5% ao mês ao longo de 20 anos = 1.472.000.000,00.

Isso significa a falência total e irreparável da cidade de Cabo Frio, pelo menos, até o empréstimo terminar de ser pago, em 2035. Como garantir pagamento de dívida a partir de uma receita oscilante, incerta e finita, como os royalties? É como você, na sua casa, receber o salário do professor contratado de Cabo Frio e adquirir uma dívida de parcelas em valor de 800 reais mensais. Como o prefeito cada mês paga um valor e às vezes nem paga, certamente, você e sua família vão falir.

Para que não digam que estou inventando, posto aqui um e-mail do Secretário Financeiro da Ompetro, Sérgio Augusto Gomes Coelho, endereçado aos municípios produtores de petróleo do Estado do Rio de Janeiro, em 6 de agosto, com detalhes da operação e o nome do banco operador:



Muita gente tem ficado receosa em criticar este empréstimo, pelo fato de que esse valor, de fato, ajudará o município a pagar suas dívidas. Mas é preciso lembrar, primeiro, que Cabo Frio teve orçamentos na faixa dos 900 milhões desde 2013, com mais de 100 milhões de superávit (sobra orçamentária) juntando 2013 e 2014. O prefeito não está pagando prestadores de serviços, funcionários e outros serviços porque não quer, ou porque está usando o dinheiro indevidamente em outros gastos.

Combater este empréstimo é garantir o futuro da cidade. Se ele vier, é que estamos perdidos a longo prazo. A cidade vai parar, nada vai andar, e as dívidas maiores ficarão para os próximos governantes. Trata-se de uma irresponsabilidade este ato, um atentado ao futuro do nosso município, nosso e de nossos filhos.

Convoco toda a sociedade cabofriense a se manifestar contra este absurdo, através das redes sociais, da imprensa e da justiça. Eu digo Não ao empréstimo. E você?

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu não só digo NÃO e, gostaria de saber qual foi à postura da Câmara Municipal nesta questão? É IRRESPONSABILIDADE PURA, para que não soube administrar os recursos que tivemos em 2013 e 2014, com à finalidade de construirmos de formas consciente e sustentável o alavancar de nossa província. Como podemos fazer, junto ao Ministério Público Estadual, Federal, Tribunal de Contas da União e AGU? Onde esta à nossa 24ª Subseção da OAB, os Sindicatos, Associações de Moradores, As Instituições Religiosas, os Grêmios Estudantis, os Partidos Políticos? Até quando, teremos à nossa cidade sendo sucateada por esses "expert" da politicagem?

Anônimo disse...

Gostaria de saber como foram gastos os mais de 2 bilhões de reais q a prefeitura arrecadou no atual mandato!! Não é pouco dinheiro e ainda pegar empréstimo faltando 1 ano praticamente para as eleiçoes!

Flávio disse...

NÃO SEI SE A PREFEITURA ESTÁ FALIDA COMO PARECE OU TEM ALGUM ESQUEMA POR TRÁS DISSO TUDO. A VERDADE É QUE A ARRECADAÇÃO CAIU. MESMO QUE OS REPASSES DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO ESTEJAM SENDO UTILIZADOS DE MANEIRA INADEQUADA, FAZ MUITA FALTA AOS COFRES PÚBLICOS. MAS É UM ABSURDO QUERER PEGAR UM EMPRÉSTIMO TÃO ALTO ASSIM. SEM CONTAR DO CALOTE AO BANCO DO BRASIL QUE ANDAM FALANDO POR AÍ. SÓ SEI QUE O DESESPERO É TOTAL. FORAM TANTOS CONTRATOS APARENTEMENTE IRREGULARES, GASTOS COM SHOWS E O ALTO NÚMERO DE SERVIDORES CONTRATADOS QUE REALMENTE NÃO TEM COMO REVERTER ESSA SITUAÇÃO. SÓ PEDINDO SOCORRO!!!!!! ACHO QUE ESSA BABATA QUENTE VAI FICAR PARA O PRÓXIMO PREFEITO QUE CERTAMENTE NÃO SERÁ ESSE SENHOR QUE ESTÁ PREFEITO.

Anônimo disse...

NÃO AO EMPRÉSTIMO!

Anônimo disse...

É lamentável povo. Eles estão contando com este empréstimo, para quitar dívidas, com os EMPREITEIROS, FINANCIADORES DA CAMPANHA, saldar os 14 milhões com à Salineira.Não se fará NENHUM acerto com o IBASCAF, INSS, PAMSH. Se não mandarmos aos Órgãos públicos competentes, "ficaremos na vala" literalmente, por 5 gestões administrativas. Por quê razão, não faz à limpa nos Contratados/Portariados? Por quê não se diminui drasticamente Secretarias/Coordenadorias? Por quê razão não diminui o salário do Prefeito/Vereadores. Por quê será? Este empréstimo, já esta TODO fatiado e, não é pizza. É hora de acordar à OAB, MPE, TCE,MPF,AGU. CADÊ O POVO? SOU CONTRA e povo omisso !!!

Léo Capone disse...

Digo não a este empréstimo!! Tornar a prefeitura inviável é muito fácil depois que não estará mais no poder e certo de que nunca mais voltará...