sábado, 22 de agosto de 2015

As MIGALHAS de hoje...



#Paralisa
A assembleia do Sepe-Lagos da última quinta-feira aprovou a publicação de Nota de Repúdio ao ocorrido com Taz Mureb e seu grupo, bem como aprovou paralisação de 24h no próximo dia 27, com ato na Praça Tiradentes às 9h.



#Paralisa II
Motivos da paralisação? Contratados recebendo menos; aposentadorias não deferidas; licenças não deferidas; créditos consignados não repassados; descontos sindicais não repassados; verbas do Ibascaf não repassadas. Tá bom?

#Caravana
O Deputado Janio Mendes (PDT) começa hoje o que chama Caravana da Esperança. Ele visitará bairros do município, falando das ações de mandato e conversando com o povo sobre a realidade da cidade. Boa ideia.

#Imagem
Um dia depois do furacão Proedi, cabe parar e pensar: em pouco tempo, o governo Alair Corrêa conseguiu empreender ações e omissões suficientes para despencar ainda mais sua parca popularidade.

#Comandante
O Comandante Ruy França precisa se preocupar. As ações da Polícia Militar na festa da Vila do Sol; na manifestação de moradores de São Jacintho; e no caso Taz Mureb incidiram em queda vertiginosa de popularidade da corporação e de seu comando na opinião pública da cidade. Dá para recuperar, mas tem que trabalhar, iniciando por punições rigorosas e exemplares a quem passou dos limites de violência.

#Delegada
Algo semelhante, mas um pouco pior, acontece com a Delegada Flávia Monteiro. A forte possibilidade de envolvimento de homens da 126 D.P. na agressão de manifestantes do acampamento de Taz Mureb só complica mais sua situação.

#Placar
Torcedores da Cabofriense andam envergonhados com seu próprio estádio. O placar do Correão está uma sucata. Todo apoio à torcida apaixonada do time da nossa cidade.

#Envolvimento
É preciso não esquecer e continuar perguntando: há alguma possibilidade de envolvimento do prefeito Alair Corrêa na detenção violenta e traumática dos manifestantes do Proedi? Ou foi uma grande, uma enorme coincidência, o fato gerador da ação ter sido exatamente a crítica ao parque aquático de propriedade do governante e que leva seu nome?

#Envolvimento II
Não custa lembrar de que maneira determinados policiais militares se comportaram nas ruas no dia da eleição municipal de 2012 e um dia antes também. Vi tudinho.

#Alan
O artista Alan Lobato está organizando um manifesto cultural no dia 26 de agosto, às 16h, saindo da Praça Porto Rocha e caminhando na direção da prefeitura. A ideia será realizar uma grande aula de dança em “homenagem” ao artista da cidade, que, literalmente anda dançando, ao prestar serviços e não receber em shows e eventos do governo. Total apoio.

#Turismo
A última edição do Projeto Cabo Frio + foi realizada na quarta-feira no auditório da Universidade Estácio de Sá. O evento, única ação atual do governo municipal que merece elogios, discutiu o turismo histórico e cultural e teve a participação de quase 200 pessoas.

#Turismo II
A próxima edição será em Tamoios.

#400
Falando nisso, todo mundo anda promovendo comemorações pelos 400 anos da cidade – menos a prefeitura. Depois da Paróquia Nossa Senhora da Assunção abrilhantar o município com prodigiosas ações, agora o Shopping Park Lagos lança uma exposição arqueológica sobre a cidade.

#400 II
Tudo bem que é uma grande ironia – até provocação – realizar exposição assim num shopping construído em cima da destruição de um sítio arqueológico. Mas que é melhor isso do que a omissão da prefeitura, isso é.

#Antecipando
A justiça já barrou a antecipação de royalties em Campos e pode vir a fazer o mesmo em Cabo Frio. O governo anda querendo empréstimo através de um banco americano, já que os nacionais não confiam mais no município como devedor. Vai dar certo?

#Antecipando II
O plano de pagamento desse empréstimo é absurdo e irresponsável com a cidade. Fica a dica.

#Dívida
Outra tentativa de obtenção de grana da parte do governo é a venda da dívida ativa. O problema é que o montante foi vendido a uma empresa paulista como se vende gato por lebre: um cadastro desatualizado, com duplicações e erros. A empresa não anda querendo pagar pelo que levou – e faz muito bem.

#Repasse
Como anda o o repasse para o Ibascaf referente ao Pasmh? Até agora nada? Como os médicos e dentistas vão receber? A recarga do cartão transporte também não havia sido feita até segunda-feira. Já entrou? Que situação.

#Ibascaf
Aliás, há quem diga que uma auditoria sobre as contas do Ibascaf dariam um efeito político mais destrutivo que a Operação Lava-Jato. Será? Não falta muito para conferir.

#Adiando
O prefeito Alair Corrêa iria deixar a Secretaria de Saúde (esteve lá?) no último dia 18, mas adiou o ato para o dia 25. Assim como no Caso Proedi, percebe-se um governante que não consegue cumprir os prazos que ele mesmo cria. Isso é digno?

#Arrecadando
O prefeito diz que arrecada cerca de 35 milhões de reais por mês, e, com isso, só consegue pagar a folha salarial, que gira em torno de 34 milhões. E os repasses federais, cerca de 30 milhões mensais? Ora, então o gasto com pessoal não chega aos 54% previstos pela LRF, ou passa um pouco disso, não muito mais. Onde está o dinheiro?

#Arrecadando II
Só para se ter uma ideia, no ano passado, se arrecadou 480 milhões de repasses federais (Fundeb, Fus, royalties , FPM e outras), e 440 milhões de receitas próprias, que não caíram este ano. Tem dinheiro por aí.

#Arrecadando III
A arrecadação de repasses federais em junho de 2014 foi de 27 milhões e, em junho de 2015, de 23 milhões. Já em julho de 2014, o valor chegou a 28 milhões contra 24 milhões de julho de 2015. Onde está a GRANDE perda de arrecadação?A crise é uma farsa.

#Arrecadando IV
Isso porque a gente ainda não resolveu falar sobre superávits de 2013 e 2014. Mas a gente chega lá.

#Arrecadando V
Só para se comprovar como o discurso é facilmente destruído, basta "aceitar" a fala do governo: se a perda total dos royalties chegar ao final do ano em 150 milhões, como ele diz, de um orçamento previsto de 930 milhões de reais (em 2014 a arrecadação foi de 920 milhões), a arrecadação será de 780 milhões, ou seja 65 milhões por mês, não 30 milhões como é dito. “esqueceram” de somar os repasses no discurso...

4 comentários:

Anônimo disse...

A Câmara de Vereadores de Teresópolis, colocou o Prefeito prá fora, exatamente por não estar repassando os recursos descontados dos funcionários para o instituto e também por não repassar os descontos dos empréstimos para os Banco. Mas lá (Teresópolis)tem um detalhe: a Câmara não é do SILÊNCIO, bem diferente daqui - Cabo Frio.

Anônimo disse...

Esse governo já passou da hora de sair!!

Anônimo disse...

Diz que não tem dinheiro, mas em Tamoios contratou uns guardas para ajudar o povo atravessar a rua. Porque não conserta o sinal do poliesportivo que está quebrado??? Ah já sei!! Não dá voto!!

Anônimo disse...

Onde encontram-se às ONG'S defensoras das mulheres e dos Direitos Humanos? Será que se trocam também por migalhas. Isto não é DIGNO !!!