ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Caso Cardiolagos.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a empresa Cardiolagos Assistência Médica LTDA foi contratada pela Prefeitura de Cabo Frio para a realização de exames de cardiologia, e assim conforme o contrato, é o que vem sendo realizado. Conforme nota fiscal em anexo no valor de R$3.000,00 (Nota de outubro de 2014 referente ao serviço prestado em setembro de 2014) foram realizados 9 exames de Holter e 21 testes ergométricos naquele mês. Você também pode observar a nota fiscal de novembro de 2014 referente ao serviço realizado em outubro de 2014 no valor de R$2.668,00, que também segue em anexo.

As notas fiscais são acompanhadas de todas as guias com pedido do médico, devidamente autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, planilhas do prestador de serviço (comprovando a realização dos exames), assim como a documentação do paciente (prontuário unificado e cartão do SUS). 

Antes do faturamento, as planilhas do prestador de serviço são confrontadas com o histórico de autorização do setor de controle interno da Secretaria Municipal de Saúde. Este procedimento também é aplicado para todos os outros prestadores de serviço.

Estou te enviando essas duas notas porque foram as primeiras emitidas por essa empresa especificamente.

Não procede a informação de que essa empresa estaria recebendo por serviços de oftalmologia, urologia e fisioterapia, conforme  foi dito no blog.

A empresa citada foi incluída num processo com vários outros prestadores de serviço. Se você observar a nota de pagamento, que também segue em anexo, ela informa "Cardiolagos Assistência Médica LTDA e OUTROS". (neste caso, OUTROS são todos os outros prestadores de serviço que fazem parte deste mesmo processo)

Se você prestar atenção no documento que você teve acesso e publicou, erroneamente, informando que todos os pagamentos tinham sido efetuados para a Cardiolagos Assistência Médica LTDA, cada pagamento citado vem informando a quem ele foi realizado. Veja o exemplo: o primeiro pagamento se refere a exames oftalmológicos do Centro de Exames Oftalmológicos da Região dos Lagos. O segundo, a exames oftalmológicos do Hospital Santa Beatriz. E assim por diante. Se você for observar, logo após a indicação do exame, vem o nome do prestador de serviço.

A Cardiolagos é sempre o primeiro nome que aparece no sistema porque a planilha é feita em ordem alfabética, mas como você pode ver na nota de empenho do pagamento deles de novembro passado, o nome da empresa vem seguido da palavra "OUTROS".

Esse sistema do processão (um processo único para várias empresas) utilizado no ano passado com um empenho geral para todos os serviços não está mais sendo utilizado. Desde janeiro de 2015 cada prestador de serviço tem o seu empenho separadamente.

Asssessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

COMENTÁRIO: a Secretaria enviou em anexo as notas fiscais às quais se refere no início da nota, e elas confirmam a informação. Não as publicaremos para preservar os nomes dos pacientes constantes nelas. O sistema do Processão é realmente algo que atrapalha a fiscalização das contas públicas e parabenizamos a prefeitura por não mais usá-lo, utilizando o procedimento correto, ao individualizar os processos. Ressalte-se que, na planilha que aqui publicamos no Blog, a Cardiolagos aparece sozinha, e não como "Cardiolagos e outros", conforme conta no processo. Isso dificulta a transparência dos procedimentos. Se. na planilha, o "outros" viesse incluído ao lado do nome da empresa, a referência ao processo no qual a prestadora encabeça seria evidente e eliminaria o risco de confusão. Fica a dica para as próximas planilhas.


3 comentários:

Anônimo disse...

Caô! Caô! Os membros da comissao de correicao trabalham na sec de saude desde 2013 e sempre foi feito processao por indicacao da pp procuradora e hj presidente da comissao fajuta de correicao! Papo pra boi dormir!

Anônimo disse...

Pois é....a coisa ta ficando cada vez mais feia! Pobre Cabo Frio!

Anônimo disse...

Concordo!