ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

ENTREVISTA - Felício Baptista - Diretor da UNIDAS (Antiga Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio) - "O carnaval deveria ser tratado no mínimo com o devido respeito que este segmento cultural merece".

1) Felício, como você vê a gestão da cultura de Cabo Frio no atual governo?

O prefeito quando nomeou o atual secretário de cultura o fez pensando em colocar na pasta alguém da área da cultura para resolver e defender os anseios de todos os segmentos, porém não foi isso que vimos ao longo da gestão. No segmento do carnaval, sempre existiu a necessidade de se provar, por parte do sambista, que essa cultura é uma arte que engloba todos os setores culturais da cidade e que portanto deveria ser tratado no mínimo com o devido respeito que este segmento cultural merece!!

2) Especificamente falando do carnaval, como você avalia?

No ano de 2007 foram entregues os barracões da morada do samba às escolas e de lá pra cá nenhuma ação foi tomada para que se melhorasse a condição do local. Desde a sua construção - em terreno particular, diga-se passagem - nada foi feito por parte do poder público através das secretarias de cultura dos dois governos, tando de Alair quanto de seu antecessor, no sentido de que se pudesse usar melhor aquele espaço. No início de 2013, eu e alguns companheiros fizemos um projeto de reestruturação, reformulação e revitalização do espaço da morada, e eu, pessoalmente, entreguei à administração da área com o intuito de ajudar e participar com boas ideias. Até 15 dias atrás, não havíamos recebido respostas que atendessem às nossas necessidades.

3) Num espaço de 3 dias, o governo deixou de falar em "crise" e passou a falar em melhorias na cultura. O que foi anunciado para vocês? Esse anúncio aconteceu onde?

Nos últimos dia,s recebemos a notícia de que será feita uma obra no espaço da morada do samba, visando a atender às demandas do segmento. Esta boa notícia foi trazida pelo secretário de cultura numa reunião feita por nós a meu pedido, depois de uma entrevista dada pelo secretário a um jornal da cidade.

4) O que você espera desses projetos e dessas promessas?

Vejo com muito bons olhos essa obra no espaço da morada, porém, penso que as escolas deveriam participar da elaboração do projeto de melhorias. Como disse: aquele espaço nos foi entregue há mais de 8 anos e sabemos o que é preciso para que se tenha melhor aproveitamento por parte das escolas de samba.

5) Que perspectivas você tem para o cenário cultural de Cabo Frio com essas melhorias?

Não só com as melhorias no espaço da morada, mas com todos os segmentos da cultura em Cabo Frio, a Secretaria está organizando o terceiro Fórum de Cultura, que deverá acontecer dentro de pouco tempo. O fórum vai dizer o que queremos e esperamos do poder público para cultura de nosso município, e nós, agentes culturais, devemos estar atentos às propostas que levaremos e aprovaremos nas mesas de debates.

6) E se as promessas não forem cumpridas, por acaso? Quais seriam os efeitos, na sua opinião?

Na questão da reforma do espaço, seria muito ruim para o segmento e um desgaste maior ainda se o poder público terminar o ano sem atender às necessidades do movimento cultural do carnaval, lembrando que este ano tem de especial as comemorações dos 400 anos da nossa terra amada Cabo Frio. 

7) Como a classe cultural deverá se comportar daqui para frente?

Como sempre se comportou, participando e cobrando a implementação de ações direcionadas à cultura da cidade. O fórum vai dizer a direção a ser seguida pelos segmentos culturais de nosso município. Pra finalizar, quero de antemão agradecer ao poder público, na pessoa do secretário, o anúncio das tão esperadas obras no espaço da morada do samba, e dizer que estamos confiantes de que, com as obras, o nosso segmento seguirá forte dentro da cultura de Cabo Frio. Vamos estar atentos, fiscalizando e cobrando!

Nenhum comentário: