domingo, 17 de maio de 2015

Mais do que profissão, um conceito de vida!


Um pouco de curiosidade, vontade de crescer e uma paixão incontrolável pelo que faz: esses são os ingredientes de sucesso da escritora gaúcha Ana Pregardier. E ela começou cedo, desempenhava a função de monitora de acampamento, o que, segundo ela, despertou o amor pelas crianças e pelo lúdico.

Graduada em Administração de Empresas, trabalhou na área bancária por muitos anos. Fez cursos e palestras de educação financeira e com o Mestrado em Educação e Psicologia, iniciou o processo de certificação científica na Rússia.

Em 2008, quando saiu do banco, abriu a Intus Forma – Tecnologia Vivencial (empresa comprometida com a Educação Financeira, Ambiental e do Trânsito).

- A Intus Forma é uma empresa de formação e desenvolvimento do potencial individual das pessoas, atua através da conscientização e formação de hábitos para proporcionar um estilo de vida consciente e sustentável ao indivíduo e à sociedade. Trabalhamos por uma sociedade mais feliz e financeiramente responsável – explica Ana Pregardier, que tem presença confirmada no I Fórum Mundial de Educação, Literatura e Inclusão Social que acontecerá na Bahia, entre os dias 21 e 23 de maio.

A empresa é contratada do Governo Federal para fazer as formações e estratégias a nível nacional para a educação financeira, projeto que será desenvolvido nas escolas da rede pública e, posteriormente, na rede privada.

Educação Financeira é mais que dinheiro, é a consciência responsável de como gerir a si e ao ambiente de maneira funcional, que possibilita ao indivíduo conhecer os meios disponíveis de forma a permitir sua autorrealização, proporcionando melhoria da qualidade de vida das famílias, crescimento econômico e a inclusão social e financeira – afirma a escritora e empresária.

O método Lúdico-vivencial de formação de hábitos – desenvolvido pela empresa - tem como pressupostos as bases neurológicas da formação de hábitos, a psicologia do desenvolvimento e a psicologia humanista.

A escritora esteve em Cabo Frio visitando algumas instituições de ensino e a secretaria de Educação para mostrar um pouco desse trabalho interdisciplinar. Na última sexta-feira, ela visitou a E.M.Luis Lindenberg, no bairro Guarani e contou a história “A aventura da Economia” – um livro lúdico interativo de Educação Financeira para crianças, que recebeu o prêmio Ganymedes José em 2014 na Academia Brasileira de Letras como melhor livro infanto e juvenil. Segundo a autora, seu objetivo é mostrar à criança que economia vai muito além de aulas de matemática e de poupar dinheiro. Ela explica, por exemplo, que Educação Financeira envolve noções como escolha de forma funcional e uso consciente dos recursos. Assim, cuidar dos brinquedos, das roupas e conhecer seus sonhos também são formas de economizar.

Foi uma tarde animada em que os alunos se divertiram bastante. Todos são convidados a entrar no livro e vivenciar o impacto da decisão de suas escolhas e depois agir. Para que a aventura continue, eles precisam vencer mais uma etapa em um jogo interativo de estratégias. Lá é possível cuidar do material escolar, organizar o quarto e resolver desafios. Para embarcar nessa aventura, todos precisam aprender a economizar e ter hábitos financeiros conscientes. Para a professora Alessandra Aquino, que já atua na Rede há 25 anos, o desenrolar da história com desafios de game foi uma combinação perfeita.

A concorrência das novas tecnologias na sala de aula está bastante acirrada e cabe ao professor estar antenado e usar os recursos a seu favor - alerta Alessandra.

O pequeno Amaro Mello, de 10 anos, fala que estudar assim é muito mais legal e promete que vai mudar.

Preciso aprender a ser mais organizado, principalmente com o meu quarto e guarda-roupa. Ainda mais depois das dicas que a autora deu. Depois eu quero ler o livro de novo - confessa o aluno que ainda ressaltou que conhecer a autora foi bem interessante.

Perguntada sobre como consegue tempo para fazer tudo isso com eficiência e qualidade, Ana Pregardier sorriu e disse: “Fácil. Com dedicação, planejamento e amor”.

Ela venceu barreiras e agora é um dos ícones da sociedade literária!


Ana Pregardier - Desenvolveu e publicou o método Ludico-Vivencial de Formação de Hábitos Financeiros, reconhecido cientificamente junto à entidades acadêmicas Brasileiras e na Rússia desenvolve pesquisa sobre este método junto à especialização em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo. Cursa Mestrado em Educação (UDM, Chile) e Especialização em Neurociência Clinica (AVM), possui MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV, MBA Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico e MBA Gestão de Negócios e Business Intuition junto a AMF, e é graduada em Administração de Empresas pela UNISINOS. Atualmente é sócia-diretora da Intus Forma Educação Financeira, Colunista do Portal da Educação e pesquisadora científica sobre tema "Formação de hábitos de educação financeira em crianças".

COMENTÁRIO: Educação financeira? Está aí uma boa aula a ser dada no Palácio Tirandentes. Parabéns à pesquisador apelo trabalho.

Nenhum comentário: