quinta-feira, 19 de março de 2015


#Centro
Ontem tivemos uma ótima reportagem sobre o Centro de Reabilitação, inaugurado em 2012, mas fechado desde então. A matéria foi ao ar na edição do meio-dia do Jornal InterTV. A prefeitura prometeu reabrir o local em janeiro - mas até agora nada. Enquanto isso, o povo tem de se virar num espaço com metade da capacidade e estrutura em São Cristóvão - lastimável.

#Sinal
A eleição de Eduardo Rosa para a presidência da ACIA revela sinais clássicos da derrocada de um governo em Cabo Frio, que sempre começa quando as principais instituições sociais da cidade são assumidas por cidadãos que não são ligados ao governo, mas simpatizam com a oposição. Como sempre, se consolida um processo de retomada "de fora para dentro", isto é, a partir da sociedade, na direção da prefeitura. Em outubro do ano que vem, o último e previsível capítulo dessa história.

#Contagem
Afinal, hoje, faltam apenas 650 dias para o fim do governo Alair Corrêa. Supondo que seja um governo.

#Carteira
Na próxima segunda-feira, a partir das 16h, a OAB-Cabo Frio entrega as carteiras da Ordem aos novos advogados da cidade. Entre eles, está a amiga e companheira de lutas Ana Paula Rodrigues. Parabéns a ela e a todos os profissionais. Nosso município precisava cada vez mais de operadores do direito íntegros e competentes para nos ajudar a combater o mar de injustiça que nos assola.

#Fora
Pela segunda vez em 26 meses de mandato, o vereador Aquiles Barreto (SD) se afasta para tratamento de saúde. Na primeira vez, o fez por 45 dias. Agora, pede licença por 30 dias. Em seu lugar, assume o suplente João Gomes (PSB).

#Diferença
Com todo o respeito, na atual situação em que se encontra a Câmara Municipal, com recorde histórico de rejeição, trocas de jogadores tendem a fazer pouco efeito no resultado do time, ainda que haja a boa intenção de quem está entrando. 

#Falta
A julgar não apenas pelo recente histórico de sumiço e passividade do mandato de Aquiles após as eleições de 2014, mas por todo o histórico de sua atuação desde que assumiu a cadeira, há de se perguntar: se não fosse noticiado, alguém sentiria falta ou perceberia a ausência do Edil na Câmara? Acho que não.

#Autocrítica
O vereador Adriano Moreno tem umas posturas muito engraçadas. Seu discurso aparentemente crítico a tudo, parece "esquecer" que ele mesmo faz parte da classe política, tendo poder para agir contra tudo o que critica. Na hora de falar é uma beleza, mas na hora de votar, concorda com tudo o que o governo diz; não investiga; não envia requerimentos pedindo informações ao governo; não faz denúncias à justiça; não fiscaliza as verbas públicas. Falar é fácil. Quero ver fazer.

#Autocrítica II
Ao criticar a Secretaria de Saúde, o vereador em questão esquece que ele mesmo tem dedo na indicação do secretário da pasta e em sua gestão. Vai dizer que ninguém sabia? Boa parte dos problemas da saúde, portanto, poderia ser resolvida por ele mesmo, direta ou indiretamente. Então já passou da hora de falar menos e fazer mais. 

#Janio
O deputado estadual Janio Mendes (PDT) fez inflamados discursos ontem, na Alerj, contra a Ampla. Janio não apenas fala, mas faz. A lista de atitudes do parlamentar contra a concessionária foi publicada em nosso Blog ontem.

#Janio II
Falando nisso, o deputado, que é vice-líder do governo na Alerj, foi nomeado oficialmente ontem como membro da Comissão de Cultura da Casa.

#Janio III
Ontem também foi oficializada a nomeação do deputado como membro da CPI que investiga o aborto ilegal no estado. Janio se notabilizou com seu projeto de lei que cria um programa estadual de prevenção ao aborto e abandono de incapazes.

#Janio IV
E tem mais: Janio será membro da CPI que vai investigar os prejuízos do estado do Rio devido à crise e ao escândalo da Petrobrás. A Comissão inicia seus trabalhos hoje.

#Educação
Depois de sentar a lenha no Congresso Nacional e denunciar, ainda que por alto, as verdadeiras extorsões aplicadas por alguns deputados ao governo, Cid Gomes pediu demissão do cargo de Ministro da Educação. Depois de sua fala, se não o fizesse, declararia uma guerra interminável entre Executivo e Legislativo.

#Educação II
Por um lado, a notícia é boa, afinal, em dois meses, Cid conseguiu dar declarações que mostravam ser ele um nome péssimo para o cargo, e que só ajudaria a afundar ainda mais a educação do país.

#Educação III
Por outro lado, quando, na primeira vez, o agora ex-Ministro disse algo coerente e real, teve como consequência a demissão. É assim.

#Fim
Avança no Congresso a simpatia da maioria dos deputados e senadores pelo fim das coligações e da reeleição nos pleitos municipais. O primeiro ponto já deve valer para 2016; o segundo, só para 2020. Esse é o pré-acordo interno. Se vingar, cada partido vai ter de se virar e trabalhar para eleger vereadores no ano que vem. Tá certo.

#IPTU
Muito legal a pressão moralista do governo em relação ao IPTU. Que tal fiscalizar os valores pagos à publicidade; a obras como a da Orla da Praia do Forte; à manutenção dos banheiros dos quiosques e outros mais? Garanto que se perdeu muito mais dinheiro aí do que com a dívida ativa. Quero ver quem tem dignidade de provar o contrário.




3 comentários:

Julio disse...

Quem fez esse centro de reabilitação? O ex-prefeito, não foi? Alguém acha que o prefeito vai dar continuidade alguma coisa feita pelo ex-prefeito? Às vezes, eu penso que vocês não moram em Cabo Frio. Só pra ter uma ideia eu vou citar a Praça Porto Rocha: lá a galera anda e bate skate sem ser incomodada por ninguém. Estão deixando destruir uma praça feita como o meu, seu e nosso "dinero", por pura vaidade.


Julio disse...

Hoje a Praça Porto Rocha "virou" ciclovia. O que tinha de bicicleta... Parecia um velódromo.

Anônimo disse...

Concordo com vc Júlio...esse Centro de Reabilitação jamais vai funcionar nesse governo. Ainda vou mais longe, o mesmo vai acontecer com o anexo do Hospital São José Operário que está jogado às traças! Quem construiu? Adivinhem...