quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015


#Mudanças
O que se viu ontem, dia que sucede os desfiles e antecede a apuração do carnaval carioca, foi uma intensa comoção do público e da mídia em favor do desfile da Portela, na mesma medida em que se viu um sentimento contra a Beija-Flor, estimulado pelo pedido de explicações da Anistia Internacional acerca do uso de dinheiro público pela escola, que traz como enredo um país ditatorial, que viola os direitos humanos – Guiné Equatorial. 

#Mudanças II
Algo semelhante aconteceu em 2010, quando Paulo Barros promoveu um desfile memorável na Sapucaí, praticamente "impondo" o resultado aos jurados através da popularidade da apresentação, apesar de alguns pequenos erros técnicos. 

Mudanças III
Assim, embora ainda acredite numa análise fria e pragmática dos jurados, o que daria o título a desfiles como os do Salgueiro ou Beija-Flor, já acho possível o campeonato da Portela, que, excluídas as pequenas falhas técnicas, foi sem dúvida o melhor desfile em todos os sentidos neste carnaval.

#Mantendo
Mantenho a aposta publicada aqui no Blog ontem. Certamente, teremos Beija-Flor, Salgueiro, Portela, Unidos da Tijuca, Imperatriz e Mocidade no desfile das campeãs, em minha opinião, nessa ordem. Mas tudo pode acontecer.

#Mantendo II
E permaneço achando que a Viradouro cai. Simplesmente porque a São Clemente foi melhor do que ela na Avenida. 

#Campeã
Em São Paulo, a Vai-Vai foi a campeã com um enredo em homenagem a Elis Regina.

#Apuração
A apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro acontece hoje às 16h.

#Permitido
Falando na Águia da Portela, o Cardeal do Rio, Dom Orani, disse não ter visto problemas no uso da imagem do Cristo Redentor no desfile da agremiação de Madureira. A arquidiocese carioca possui os direitos de imagem do monumento.

#Lembrando
Em 1989, a Beija-Flor, comandada por Joãosinho Trinta, foi proibida pelo então Cardeal Eugênio Salles (bem mais ortodoxo e tradicional do que Orani) de desfilar com a imagem do Redentor. Quem não lembra?



#Rolo
O governador Pezão (PMDB) abriu o carnaval da sua cidade, Barra do Piraí, desfilando na Banda do Rolo, que completou 30 anos em 2015. Tá certo...

#Prêmio
Além do Estandarte de Ouro do Jornal O Globo, outro prêmio esperado no carnaval, que sai antes da apuração oficial, é o do site SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Ainda faltam alguns prêmios para serem anunciados, o que deve acontecer em algumas horas. Mas já dá para adiantar que a Portela ganhou como melhor samba e melhor ala das baianas; e que Rosa Magalhães, da São Clemente, foi escolhida a melhor carnavalesca.

Nenhum comentário: