terça-feira, 9 de dezembro de 2014

EDITORIAL - Hoje é dia de democracia.


Hoje é dia de ir à escola e votar na eleição de diretores das unidades escolares municipais de Cabo Frio. Tivemos um processo conduzido na legalidade, ainda que com prazos curtos e apertados, que, graças à dedicação da Comissão Eleitoral e dos servidores da educação, conseguiu o bom resultado de hoje. Deveremos ter eleições tranquilas e organizadas. É o que esperamos.

O grande apelo é pelo comparecimento da comunidade escolar nas unidades para votar. Sabemos que baixos quóruns possibilitam aberturas para que a Secretaria Municipal de Educação indique direções nas escolas - o que ninguém quer nem deseja, por motivos evidentes.

Os alunos maiores de 13 anos podem votar, basta comparecer usando a camisa da escola. Os que se encontram abaixo dessa idade precisam ser representados por seus pais. 

Nas escolas com chapa única, basta votar pelo sim ou pelo não, lembrando que menos da metade de votos "não", geram também a necessidade de intervenção da SEME, que indicará, neste caso, uma direção de fora da comunidade escolar, rompendo completamente com a relação democrática nos locais.

Participarei como eleitor no pleito para a direção do Colégio Rui Barbosa, no qual atuo, por força de muita luta jurídica e política contra o governo municipal. Meu voto será favorável à chapa encabeçada pela professora Márcia Marques. Torço ainda, de modo particular, pela eleição da professora Vanessa na Escola Municipal Santos Anjos Custódios e pela reeleição do professor Orozimbo, na Escola Municipal Edith Castro, em Tamoios, por tratar-se de comunidade escolar que mora em meu coração e que faz parte da minha história. Estive ontem por lá, revendo amigos e companheiros de trabalho, e desejo que aquela unidade continue avançando como tem feito nos últimos anos. Entretanto, torço, de modo geral, por todas as chapas bem intencionadas que desejem transformar ou manter seus espaços como escolas de democracia e participação popular em Cabo Frio.

A todos os concorrentes, boa sorte. E aos membros da comunidade escolar, às urnas!

Bom dia!

Nenhum comentário: