Neste ano letivo, duas alunas, em salas e séries diferentes, me perguntaram sobre Bolsonaro. Uma perguntou-me o que eu achava dele. A outra, se votaria nele para presidente do Brasil. A uma, disse que, por mim, preferia que Bolsonaro nem existisse. À outra, respondi que não votaria nele porque só voto em pessoas, do tipo humano, e tinha dúvidas se Bolsonaro se encaixava na categoria.
Depois das duas respostas, senti-me um pouco arrependido. Não por demonstrar meu repúdio ao posicionamento político lamentável do deputado carioca, mas pelas minhas respostas ríspidas e polêmicas. Apesar disso, sei que nenhuma foi eivada de emoção momentânea, mas expressa de maneira estratégica - era preciso chocar, porque sei que quem me perguntava tendia a aprovar a conduta do parlamentar, supondo que o mesmo mereça essa alcunha.
O que se viu ontem no Congresso Nacional tornou minhas respostas elogios. Jair Bolsonaro rompeu todos os limites do respeito humano; da ética democrática; da valorização da pessoa; da dignidade da mulher. Bolsonaro ultrapassou as barreiras da dignidade e mais do que ofendeu uma parlamentar - ofendeu um gênero inteiro, mostrando que entende tanto de pessoas, de gente, de humanidade, quanto de decoro parlamentar.
E não me venham com esse papo de que o Congresso Nacional está completamente envolto em corrupção, não tendo moral para condenar as declarações de Bolsonaro. Não. Um erro não justifica o outro. Boa parte dos parlamentares que por lá passam ofendem o erário e o bolso do povo. Bolsonaro ofendeu o povo em sua existência: homens e mulheres.
Bolsonaro representa, a partir de ontem mais do que nunca, o que há de pior do pior na política e na população brasileira. Um retrato fiel dos comportamentos que levam à violência contra a mulher e ao desrespeito contra todo tipo de ser humano.
Agora é possível entender porque Bolsonaro é contra os direitos humanos. Como eu disse naquela aula, somente humanos podem compreender seus direitos.
Bom dia a todos.
Menos para o Bolsonaro.
8 comentários:
Bolsonaro respondeu a uma acusação da Maria do Rosário que o acusou de ser estuprador. Não distorça os fatos.
Ele foi acusado por ela e você não se pronunciou, por quê?
Você é declaradamente anti-Bolsonaro e só está usado o fato para derramar o seu ódio por ele.
Para quem quer ser vereador, você está indo muito bem.
Prezado Prof Rafael, bom dia.
Fico feliz, com o seu arrependimento.Contudo, não sou advogado do mesmo, nem tão pouco seu eleitor.Mas vejamos com 1 pouco + de reflexão: Em que momento essas palavras, mal colocadas foram proferidas? Eu não partilho, deste pensamento, mas com todo respeito, Bolsonaro, com todo o seu destempero, foi eleito pelo povo, assim como os demais.Povo este que em sua grande maioria, não partilha deste seu péssimo exemplo.será que Bolsonaro, não tem postura parlamentar, à ponto de não ter 1 comportamento civilizado, que seria o "decoro parlamentar"? Prof, conviver com quem pensa e age diferente de nossas convicções é que está o segredo desta vida.Repito, não voto nele, nem aceito este tipo de postura, mas ele sabe muito bem pela formação, o que é "direitos humanos e defesa das Instituições".
Filadelfo Filho
Excelente texto. Fizeste uma analise corretissima. Se houvesse golpe militar no Brasil haveria a possibilidade de pessoas desse nivel torturarem e estuprarem, e milhoes de brasileiros apoiam isso. O ser humano tem facetas sinistras e monstruosas. Mas temos que exigir que esse individuo seja punido e temos que lutar pra que melhore a qualidade do ser humano e haja uma convivencia fraterna.
Ela primeiro chamou o Bolsonaro de estuprador ,quem fala o que quer .tem que estar pronta para ouvir o que não quer .Ela só pode ser desta cúpula que estupra os brasileiros de formas piores. Classifica um pobre que ganha 300 reais em classe média .isto é um pequeno exemplo ,pois se fosse falar mais ,caberia que nunca na historia deste país se viu tantas ················
Mulher nenhuma merece qualquer tipo de agressão.Todavia, diziam que as mulheres seriam a redenção da politíca. Triste ilusão. Para manter as benesses de um grupo de bandidos,a mulher que preside o País desceu ao mais baixo nível imaginável.Virou homem. Um homem bem escroto.Bolsonaro é um subproduto da fedentina petista.Ambos se completam.
Rafael, minha admiração por você e sua coragem de lutar por suas convicções é imensa, mas nesse fato do Deputado Bolsonaro, vou concordar com as palavras dos Sr. Filadelfo Filho no comentário acima. E vou acrescentar minha rápida opinião: Eu tenho vergonha do conceito que o Brasil tem sobre DIREITOS HUMANOS! Conceito completamente deturpado, onde só beneficia ao dito "bandido" colocando a "vítima" em total desvantagem e exposta à punições injustas. DIREITOS HUMANOS no Brasil não defende o direito do cidadão de bem, honesto e trabalhador, mas é o que temos, afinal o que é coerente nesse país em que vivemos?
Quanto ao Bolsonaro, nunca dei e nem darei meu voto a ele, mas há de se filtrar o que é dito por ele em meio a toda aquela arrogância e falta de educação que lhe é peculiar e veremos que nem tudo é lixo.
Adriana Gonzalez
Pessoas de bem são assassinadas, estupradas, perdem filhos para trafico, etc, etc, etc...Ai o assassino, e/ou estuprador é preso, se ele tem um filho, o mesmo ganhará mais que um salário mínimo, além do gasto com suas diárias na prisão...a pessoa de bem perdeu alguém da família, não ganhara nada...eu pergunto: cade o direitos humanos? O Bolsonaro só falou verdades, e se defendeu de uma mulher que o ofendeu...na hora do sangue quente todos nós podemos falar m....sem hipocrisias por favor...chega...o Brasil precisa mudar urgente...o Brasil é o pais campeão em homicídios no mundo...
Prezado sr Humberto Berg, boa tarde.
Eu esperva que alguém falasse sobre esta questão, de "um recluso (preso), se tem 1 filho, o mesmo ganhará + que 1 SM". Gostaria de dizer-lhe, de que não é desta forma que o INSS faz. De acordo com às Normas Previdenciárias, é necessário que se tenha 1 mínimo de contribuição - 18 meses.Fará, 1 cálculo, referente estas Contribuições e, achará 0 resultado, que será "rateado", pelo nº de filho/dependentes inscritos no INSS. O Sistema prisional, dará uma Declaração, além dos Documentos da Justiça, de que o mesmo se encontra recluso.A coisa é 1 pouco + difícil do que se pensa. Já os nossos campeões mundiais de futebol, tiveram sem nunca contribuir e, recebem uma pensão de aproximadamente R$ 4.000,00 . Isto é que direito bom. Os tricampeões, ainda receberam R$ 150 mil, de pecúlio, também sem ter contribuído para o INSS.
Filadelfo Filho.
Postar um comentário