ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Secretaria Municipal de Educação articula e aprova o fim do Ensino Médio em Cabo Frio.


É isso mesmo. Na última etapa de discussões do Plano Municipal de Educação, realizada neste sábado, dia 20, na Escola Municipal Américo Vespúcio, a Secretaria Municipal de Educação articulou e propôs, conseguindo a aprovação por apenas 5 votos de diferença, da proposta que reduz as vagas de acesso ao Ensino Médio das escolas municipais, paulatinamente, para que, em três anos, todas sejam revertidas para a rede estadual. Na prática, isso significa que, em três anos, Colégios como Rui Barbosa, Marli Capp e Elza Maria Bernardo terão suas turmas de Ensino Médio extintas. No caso do Rui, isso significa o fim da escola, exclusiva para esse nível educacional na rede municipal.

Alunos e professores da rede municipal e do IFF-Cabo Frio se articularam e lutaram bravamente contra mais esse atentado do governo Alair Corrêa contra a educação de Cabo Frio, votando, propondo e debatendo, mas foram vencidos pela máquina, vergonhosamente, colocada a serviço do desinteresse governista pela juventude da cidade.

Para isso, entretanto, é preciso alteração na Lei Orgânica Municipal. E apenas o prefeito; 1/3 dos vereadores; ou 5% do eleitorado municipal podem propor emendas à lei maior do nosso município. A emenda, para ser aprovada, precisa ser votada em dois turnos com aceite de mais de 2/3 dos vereadores. Ou seja: se o prefeito não quiser ou 6 vereadores não se articularem em favor desse absurdo, o Rui e os outros colégios da cidade não perdem o Ensino Médio. Se a proposta for feita por eles, será preciso que pelo menos 12 parlamentares votem a favor dessa vergonha. Logo, o caminho é a pressão política popular.

Nesse sentido, nosso blog está lançando a campanha #ficarui, cujo objetivo, primeiramente, é divulgar a posição nefasta e destrutiva da própria Secretaria, que deveria cuidar da educação em Cabo Frio, mas deseja destruir parte do que ela tem - ou poderia ter - de melhor.

O segundo objetivo é pressionar o prefeito e os vereadores a não apresentarem a PELO - Proposta de Emenda à Lei Orgânica - que extingue o Ensino Médio na Rede Municipal.

Se o Rui lutou por você, chegou a hora de retribuir e lutar pelo Rui e por todo o Ensino Médio municipal.

Se você tem uma experiência da importância do Rui para sua vida ou trajetória profissional, envie para rafaelpecanha@gmail.com.

Vamos à luta.

4 comentários:

Julio disse...

Pô, estão de brincadeira. Mas esperar o que desse atual governo se não for brincadeira. E ainda de mal gosto.
O prefeito Alair sempre foi UM PÉSSIMO prefeito na prioridade EDUCAÇÃO - apesar de estar péssimo em todos as prioridades. A secretaria de educação da cidade é um "analfabeto" sem letras.

Motta disse...

O que o Totonho me falou uma vez. Esse senhor tem algum trauma de infância quanto a estudar. Ele é , nem sei dizer o q . Lamentável.

Anônimo disse...

Minha mãe estudou no Rui, minhas tias estudaram no Rui, minhas primas estudaram no Rui, meus amigos estudaram no Rui, EU ESTUDEI NO RUI. Não é hoje que o Rui passa por esse sufoco, esse Colégio tem sido perseguido porque sua qualidade de ensino e pensamento crítico é reconhecida não é de hoje. É uma vergonha que depois de tantos anos deixem isso acontecer, que entreguem o Colégio de bandeja assim pra essas pessoas que não se preocupam com o futuro desses alunos.

Anônimo disse...

Já vi esse filme antes, há alguns anos atrás...