ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O QUE É O IDEB E COMO SE CALCULA?

O IDEB é um sistema de avaliação das escolas brasileiras que surgiu em 2005, e combina três critérios de avaliação:

     1.       Taxa de aprovação: percentual de alunos aprovados em todas as disciplinas;

   2.       Resultado da Prova Brasil: proficiência em português e matemática, avaliada em prova específica, elaborada pelo governo federal e aplicada aos anos finais das duas fases do Ensino Fundamental: 5º (Ensino Fundamental I) e 9º ano (Ensino Fundamental II);

     3.       Taxa de evasão escolar: tempo médio de conclusão dos anos de cada série escolar.

Na última edição, em 2013, foram incluídas as disciplinas de Ciências para além das de Português e Matemática, mas os resultados desta mudança não foram avaliados nos dados publicados semana passada pelo INEP.

A Prova Brasil de 2013 foi aplicada nos dias 11 e 21 de novembro, enquanto as taxas de aprovação e o número médio de tempo de conclusão de séries foram obtidos no final do ano letivo de 2013.

Isso significa que os governos e gestões públicas que administraram municípios e estados no ano passado têm influência direta nos resultados obtidos. No caso das prefeituras, as novas gestões que assumiram no ano passado são diretamente responsáveis pelos resultados colhidos após um ano inteiro de administração escolar.

SAIBA MAIS:



Nenhum comentário: