ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ESPECIAL – Pesquisas eleitorais, verdades e mentiras: um esclarecimento ao eleitor.



A cidade de Cabo Frio foi surpreendida ontem pela divulgação de uma pesquisa eleitoral de índole e cunho duvidosos, realizada pela empresa Promídia, na qual, diferente de todas as outras pesquisas realizadas há meses na cidade, e na contramão do que diz o eleitor nas ruas, o candidato a deputado estadual Taylor Jasmim (PRB) aparece em primeiro lugar.

Nosso texto não terá, nas próximas linhas, o objetivo de fazer reflexões sociológicas, políticas ou matemáticas sobre as pesquisas eleitorais como um todo. Vamos apenas apresentar algumas informações sobre as instituições e personagens que participam desse caso e deixar que o eleitor tire suas próprias conclusões.

Quem é Taylor?

Dr. Taylor é vereador de segundo mandato, que hoje ocupa a função de líder do governo Alair Corrêa, embora, em alguns casos, não pareça estar tão integrado ao governo assim, mostrando desconhecimento de certos assuntos, como ocorreu no caso do repasse de 78 milhões de reais do governo do estado para a prefeitura (releia a matéria clicando aqui) ou no debate que travei com ele acerca da questão do número de alunos e tamanhos de salas em escolas públicas (releia a matéria clicando aqui).

Desde os resultados das eleições de 2012, durante todo o ano de 2013 e primeiro semestre de 2014, o vereador ficou conhecido por subir à tribuna diversas vezes na defesa de seu governo e contra o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores municipais de Cabo Frio. 

Taylor é líder, lembremos, de um governo no qual o PR, que ajuíza ação contra o plano, é partido de base.

No último episódio acerca desse tema, o vereador prometeu aos sindicalistas comparecer à sessão para apresentar publicamente um documento de compromisso com o Plano, a ser assinado pelo prefeito da cidade a pedido dele. Nem no Plenário ele apareceu, conforme nosso blog também noticiou (releia aqui).

Aliás, a divulgada dobradinha entre o próprio Taylor e o presidente do PR em Cabo Frio, Walmir Porto, parece ser a mais coerente de todas na cidade. O servidor municipal, na berlinda com o PCCR, que o diga.

Processos

O vereador Taylor responde hoje a processo aberto pelo Ministério Público (002479-29.2012.8.19.0005) oriundo de inquérito instaurado por suspeita de compra de votos em 2012, mediante troca dos mesmos por cirurgias no Hospital Geral de Arraial do Cabo. Segundo o inquérito, os acusados valiam-se "dos cargos públicos para angariar votos, trocados por cesarianas desnecessárias e por laqueaduras que não eram precedidas das etapas determinadas por lei". O próprio Ministério Público noticiou o caso em seu site oficial (leia a matéria completa aqui).

Em dezembro de 2013, junto também a outros personagens da política regional, o vereador teve o bloqueio de seus bens determinado pela justiça, por decisão em dois processos de improbidade administrativa referente ao período em que foi secretário de saúde no município de Armação dos Búzios. Os processos, ainda em trâmite (portanto não transitados em julgado), pedem a perda dos cargos públicos dos envolvidos e referem-se à acusação de contratação sem licitação de ONG para intermediar o pagamento de mão de obra para a área da saúde no município em tela.



E a Promídia?

A Promídia Pesquisa de Opinião Pública e Marketing é um instituto de pesquisa famoso. Nas páginas policiais, claro. A empresa já teve seus trabalhos impugnados em outras eleições no estado do Rio de Janeiro (saiba mais clicando aqui); no estado de Pernambuco, na capital, Recife (saiba mais clicando aqui); na cidade de Arcos, Minas Gerais (clique aqui para saber mais) e na capital do Paraná, Curitiba (conheça mais este caso clicando aqui). Como se vê, a Promídia é um instituto respeitado por suas ilegalidades em todo o país.

A pesquisa

O candidato Janio Mendes (PDT), que aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas na cidade, afirmou para a Repórter Renata Cristiane que um representante do instituto ofereceu a ele o resultado em troca de 20 mil reais, recebendo a recusa do deputado (leia a matéria completa clicando aqui).

A conclusão

Essa é com você, leitor eleitor.


11 comentários:

Anônimo disse...

Uma verdadeira vergonha!
Isso é consequência do desespero do prefeito de Cabo Frio e de todos os hipócritas que o cercam e faturam altas portarias para participarem de toda essa palhaçada. É de dar nojo!
Acabou prefeito, o senhor cavou sua própria cova e muita gente vai cair nessa mesma cova junto com o senhor.
Seus seguidores perderam completamente a noção de justiça e bom senso, tornaram-se robôs descaracterizados e manipulados pela sua patológica sede de poder.

Anônimo disse...

Vindo a matéria do blog oficial, nao vejo outra atitude se nao jogar essa pesquisa e blog na privada e dá descarga.

Anônimo disse...

Pesquisa eleitoral é igual a cabeça de bacalhau, todo mundo sabe que tem, mais ninguém quase vê, não conheço ninguém que foi perguntado em quem vai votar, é uma mentira só, na minha opinião é mais um golpe eleitoral, nada mais é para influenciar o eleitor, a votar no candidato mais bem posicionado nas pesquisas, todo dia na mídia aparece pesquisas e mais pesquisas, Institutos de pesquisas são as entidades que mais faturam em época de eleição, tudo pelo interesse. Agora aqui na terrinha, a família do prefeito da cidade tem começar a preocupar com as atitudes do mesmo, afinal de contas ele é prefeito, esta deixando a cidade um verdadeiro caos, quanta saudade dos Prefeitos Antônio Castro E doutor Ivo Saldanha.

Anônimo disse...

Momentos de reflexão: Para que serve os políticos e os governos?
O maior gasto em nossas vidas não é como muitos acreditam nossa casa ou a educação de nossos filhos. Nosso maior gasto é com o governo, com os políticos. E tal gasto não deve ser mensurado apenas em termos de carga tributária, mas também em termos de regulamentação, de burocracia, de infraestrutura decadente ou inexistente e de serviços pelos quais temos de pagar em dobro, pois os que o estado fornece com nossos impostos são lastimáveis. A grande arte da política está em conseguir, simultaneamente, aplausos dos favorecidos e apoio dos que estão sendo roubados e enganados. O político, por meio dos governos, gerencia um esquema de extorsão semelhante ao da máfia. Seu salário é pago pelas vítimas, ou seja, pelos pagadores de impostos que não têm voz ativa. Seus "complementos salariais" — o chamado "por fora" — são pagos por grupos de interesse, o que fará com que ele espolie ainda mais os pagadores de impostos. Tudo é feito com grande astúcia, sendo a função do político convencer as vítimas de que elas não estão sendo espoliadas. Isso ele sempre consegue. O político é, acima de tudo, um falso. A corrupção sistemática — não apenas a corrupção que envolve meios financeiros, mas também a corrupção da linguagem e das atitudes — necessariamente acompanha os governos. Qualquer governo. E a corrupção é endêmica porque a política é a arte da ladroagem, enganação, falsidade, mentira, traição entre outras qualidades apenas encontradas nos políticos, você muito provavelmente conhece algum!
Quando eleito, um político irá se esforçar para garantir seus interesses e os interesses de seus financiadores da melhor forma possível. Para que mais serve um governo? Governo é roubo. Governo é corrupção.

Anônimo disse...

pô esclarecimento melhor que esse.
Só vota quem não tem vergonha na cara.

Anônimo disse...

Posso afirmar com a máxima certeza, que prefeito pior que Alair, só daqui a 100 anos, vamos botar tudo na conta do Dornelles e a Ministra, com total apoio do homem da mala.

Julio disse...

PEIDEI!

Anônimo disse...

Cabo Frio, ontem dia 12 de setembro, viveu mais uma do prefeito, no desespero mudou de lado, na possibilidade de alavancar o péssimo governo, isto é coisa de gente muito pequena, a cidade de Cabo Frio esta passando por momento difícil, a enganação o interesse e a falta de criatividade do prefeito, esta impondo os cabo-frienses em maus lençóis, somos motivos de chacota, o desenvolvimento da cidade só esta indo para o lado dos aliados do prefeito, é um esquema de favorecimento que Cabo Frio nunca viu, é coisa de doido, ontem no Clube Tamoio foi uma demonstração que certos homens por uma boa grana perdem a vergonha e noção do ridículo, o que faz uma gorda portaria, empreiteiras de varrição de ruas e pequenas obras de enganação, da cansaço em comentar tais poucas vergonhas do staff do atual prefeito, são gente da pior espécie humana

Anônimo disse...

Pezão não tem nada a perder ,sabe muitíssimo que o prefeito está sem popularidade e faz de conta que o engana ,Pezão não é bobo ,porque sabe muito bem ,que o prefeito esperou para ter certeza de quem ia ganhar ,quando viu ,aderiu a candidatura ao pezão, Isso é coisa de político que se acha esperto ,mas,no fundo pezão está igual ao cabo friense, finge que eu gosto .Quero ver se garotinho tivesse na frente ,qual a estorinha que ele ia contar ,de uma vez que quando se trata da ambição do poder ,não tem consideração nenhuma por ninguém.

Anônimo disse...

Parabéns ao Anônimo de 13 de setembro de 2014 às 09:10h pelo comentário.

Concordo plenamente com cada colocação feita.

Anônimo disse...

Estive agora pela manhã com um secretario de uma pasta importante do governo Alair.
O mesmo me confidenciou que não aquenta mas tantas injustiças e falta de reconhecimento do prefeito.Q o governo tá um tá indo de ladeira a baixo e que ele vai pular fora pois não precisa ficar se queimando.É mole.