ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Esgoto e poluição assolam a Praia do Siqueira.

A obra da Prolagos na Praia do Siqueira, segundo moradores, tem mais atrapalhado do que ajudado a preservação do local.

- Antes tinha uma manilha e jogando esgoto in natura e uma amendoeira tapando o descaso em frente a ETE da Prolagos. Agora tem duas manilhas com maior vazão de esgoto e arrancaram a árvore amendoeira – afirmou um morador que preferiu não se identificar, por e-mail, ao nosso blog.



A prefeitura de Cabo Frio está completamente ausente na obra, deixando todo o comando nas mãos da empreiteira que realiza a intervenção. Não há placa informando o número do processo, prazo para a obra, engenheiro responsável e outras relevâncias legais.


Nosso blog aguarda um posicionamento e um retorno da Prolagos e da Prefeitura de Cabo Frio sobre o caso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Logo a Praia do Sigueira que ia virar um lugar de muito luxo ,ia ser ,na época de campanha ,uma DISNEYLANDIA ,PARECIDO COM CABO FRIO QUE ÍA SER A CIDADE LUZ ,Paris .

Anônimo disse...


LAGUNA DE ARARUAMA, QUEM TE QUER VIVA?

Estive na cessão da câmera com a presença da pro-lagos, foi triste a verdade, nua e crua! Na verdade, não existe como fazer nada, vou só pontuar duas coisas que vi e ouvi lá! 1º - Não existe emissário submarino em cabo Frio e Arraial do Cabo, ambos usam a laguna para despejar 95% seu esgoto em qualquer dia do ano, deixando suas praias lindas, limpas e comerciais para turistas. Bom, e a pro-lagos, como vai resolver isto? Não vai, a pro-lagos não tem a permissão contratual destas cidades, não é a companhia de água e esgotos deles, não problema da pro-lagos. 2º - Os canais que oxigenam a Laguna, estes que fazem a troca de água da laguna com o mar, a pro-lagos irá fazer a manutenção deles? Desassoreando-os e fazendo esta troca ficar mais eficientes e diminuindo os níveis de poluição? Não, a pro-lagos não fará, os canais estão em municípios que ela não tem a permissão de contrato e aérea da Marinha, o estado e o governo federal tem que participar abrindo um licitação especifica para este foco somente. 3º - Sobre as olimpíadas de 2016, se aqui na Laguna de Araruama poderia ser a opção “B”, o famoso plano “B” para algumas provas de vela e canoagem por exemplo, já que a Lagoa Rodrigues de Freitas e Baia da Guanabara é 1000 vezes mais poluída que nossa laguna, recebendo 100 mil/ton/dia de esgoto? Não, não existe interesse, o governo do estado não quer. 4º - Sobre obras de saneamento básico em SPA, nas ruas dos bairros como rede de esgota e finalizar o uso de fossa, filtros e sumidouros, existe algum projeto ou planejamento com a prefeitura? Não, a pro-lagos nunca foi contatada pelas autoridades local, para fazer estes estudos, o que existe é ampliação da rede fluvial que margeia a laguna e recebeu o apelido POLÍTICO de “CINTURÃO VERDE”, mas não passa de rede fluvial que recebe uma carga de esgoto e então a pro-lagos está fazendo elevatórias para não usar caminhões limpa fossa, por este motivo é cobrado a taxa de esgoto em todas as contas dos cidadãos do município. 5º - Mas não irá ter nada, nenhuma obra de rede de esgoto na cidade com o ICMS VERDE devolvido pelo estado? Não, como foi dito, a pro-lagos nunca foi contatada para fazer este planejamento e o dinheiro do ICMS VERDE, estes 12 milhões já estão comprometidos nas obras das elevatórias e continuação da rede fluvial citadas.

Ou seja, ponto final pra mim como cidadão sobre este tema, Cabo Frio e Arraial continuarão cagando na cabeceira da Laguna de Araruama, porque um ou dois emissários submarinos, custarão bilhões de reais, depende do estado, do governo federal e dos municípios citados e estes, municípios citados nem pensam sobre o tema, irão continuar cagando na laguna e preservando s suas praias, a laguna é e será um eterno esgoto destas Cidades que necessitam de emissários submarinos que custam bilhões de dólares.

Sobrou duas alternativas:

- Ou, os municípios que margeiam a laguna se juntam e entram junto ao MPT contra as cidades de Cabo Frio e Arraial obrigando a elas construírem os dois emissários submarinos, e enquanto não ficam prontos pagarem aos municípios prejudicados “royalties” até tiver com 100% das obras concluídas.

- Ou, vá morar em Cabo frio, e também cagar na cabeceira da laguna e usar praias limpas, comerciais e livre de esgoto.


Emissário submarino de Santos-SP: https://www.youtube.com/watch?v=zlK2_Gw7Lg4


Estação de esgoto que Cabro Frio e Arraial não tem: https://www.youtube.com/watch?v=f61JxBM8wrY


Emissário submarino de Rio das Ostras-RJ: http://aquafluxus.com.br/?p=523



Eu, estou analisado bem de perto a 2º opção de mudar para Cabo Frio, devido o já conhecido empenho político regionalista de séculos.


Boa sorte!