ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Em pesquisas, Garotinho despenca, Pezão avança e Romário dispara para o Senado.

Recentes pesquisas eleitorais apontam o crescimento do governador Pezão (PMDB) e do deputado Romário (PSB) para as vitórias respectivas nas disputas para o governo e o senado pelo Rio de Janeiro.

A pesquisa realizada pelo instituto GPP coloca Pezão na liderança pela primeira vez. O governador aparece com 28% das intenções de votos, quase o dobro que ele tinha na pesquisa da mesma instituição em agosto. Já Anthony Garotinho (PR) perdeu seis pontos porcentuais, caindo para a segunda colocação, com 22%.Crivella (PRB) se manteve com  os 16%, enquanto Lindberg Farias (PT) caiu de 10% para 7%. 

A pesquisa aponta vitória de Pezão na capital, com vinte pontos porcentuais à frente de Garotinho. No interior, Garotinho vence Pezão por 1,5 ponto, quase dentro da margem de erro. Dos quase 12 milhões de votos do estado, mais de 7 milhões estão na capital.

A pesquisa foi encomendada pelo PMDB do Rio de Janeiro e custou 160 mil reais ao partido, tendo sido realizada entre quinta-feira (18) e domingo (21), entrevistando 6 mil eleitores em 81 dos 92 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 1,3 ponto porcentual.  

Já o instituo GERP aponta outro resultado, mas que mantém a perspectiva de avanço do governador para a reeleição. Pezão e Garotinho aparecem juntos com 22% das intenções de votos. Em seguida, Crivella surge com 20%. A pesquisa anterior, realizada no dia 4 de setembro, mostra queda de Garotinho (três pontos percentuais) e avanço de Pezão (sete pontos). Crivella cresceu dois pontos. 

Numa das simulações de segundo turno feitas pela GERP, há empate técnico entre Crivella, com 35%, e Pezão, com 32%. Os outros dois cenários testados para um eventual segundo turno indicam que Crivella venceria Garotinho por 37% a 29% e que Pezão superaria Garotinho por 36% a 29%. Foram ouvidos 1,3 mil eleitores entre os dias 18 e 21, mas apenas 45 cidades foram consultadas.

Nessa mesma pesquisa, Romário (PSB) aparece eleito para o senado, com sete pontos a mais do que na ultima abordagem feita pelo instituto. O ex-jogador surge com 40% contra 17% de César Maia (DEM). Carlos Lupi (PDT) está em terceiro, com 2%. 27% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar para o Senado. 

Já o IBOPE coloca Romário com 44% e Cesar Maia com 21%. Carlos Lupi (PDT), Eduardo Serra (PCB) e Liliam Sá (PROS) aparecem empatados com 2%. 

O mesmo IBOPE apontou Pezão na liderança da disputa pelo governo do estado. O governador aparece quatro pontos percentuais à frente da última abordagem do instituto, somando 29%, contra 26% de Garotinho, mesmo número registrado na pesquisa anterior, divulgada no dia 9 deste mês. O governador praticamente dobrou seu índice em menos de dois meses, já que na pesquisa divulgada em 30 de julho, Pezão tinha apenas 15%, atrás de Marcelo Crivella (PRB), que estava com 16%, e Garotinho, que liderava com 21%.



Crivella manteve a terceira colocação e os 17% dos levantamentos anteriores. Em quarto está Lindberg Farias (PT), que tinha 11% em julho, subiu para 12% em agosto, voltando novamente para 11% no início de setembro. 

O Ibope fez três simulações de segundo turno: Pezão venceria Garotinho (43% x 33%); e Crivella (41% x 33%). Na simulação entre Crivella e Garotinho, o primeiro seria o vencedor, com 36% contra 34% do ex-governador. 

O Ibope também constatou a liderança de Garotinho no quesito rejeição: 39%. Lindberg tem 18%, Pezão, 16%, e Marcello Crivella, 12%. Foram ouvidos 2.002 eleitores entre 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

Nenhum comentário: