ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

EDITORIAL – EDIÇÃO ESPECIAL – Os números e seus problemas.



Nossa edição especial de hoje traz reflexões sobre um conjunto de dados importantes para a área mais relevante no nosso processo político e social: a educação. Utilizando as informações do IDEB 2013/2014, desejamos traçar um diagnóstico de nossa atualidade educacional, seja para concluir os motivos que ocasionaram tais resultados, seja para propor possibilidades de mudança no quadro.

Sabemos que os números não traduzem as realidades por si só. Eles são espectros, parcelas, sombras de verdades complexas, que engendram uma série  de fatores motivacionais e causais, constituintes, estes sim, das vivências por completo. Só que essas verdades totais são inacessíveis aos estudos e ciências humanos, ou, quando acessíveis, passíveis do uso de anos para a simples apresentação de suas evidências.

Nesse sentido, os números, as estatísticas, acabam tornando-se, senão retratos imediatos e decisivos de realidades, ao menos, sinais de seus problemas ou avanços; gritos secos e detalhes que avisam os problemas ou soluções encontrados numa estrutura social. Os números não são a verdade, mas falam, ainda que de maneira rápida e resumida, o que ela pode ser.

Nesse sentido, vamos a eles.


E um bom dia.

Um comentário:

Julio disse...

Robin espantando com a dignidade da terra amada falando para o Batman assim que pisou em solo da terra da cidade feliz : Santa buraqueira Batman!