ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

De acordo com pesquisa do Ibope, poucos candidatos da região seriam eleitos.

Nosso blog teve acesso à integra da pesquisa do Ibope para deputado estadual e deputado federal no estado do Rio, que divulgou para a grande imprensa, na quarta-feira, apenas os cinco candidatos mais votados de cada estado (saiba mais aqui). Segundo ela, apenas 3 deputados estaduais e um federal de toda a região dos lagos seriam eleitos - considerando que a nossa região compreende os municípios de Macaé, Saquarema, Rio das Ostras, Iguaba, Araruama, São Pedro, Arraial, Cabo Frio e Búzios.

Antes de apresentar os dados, é preciso dizer que pesquisas quantitativas para cargos proporcionais são sempre relativas, afinal, num grande universo de candidatos, as distorções das intenções de votos tendem a ser maiores. Por isso, trabalharemos aqui com a colocação dos candidatos dentro de suas legendas, de acordo com as entrevistas, e não com valores absolutos da quantidade de votos que teriam.

Sabemos que esse tipo de abordagem não explica por si só a realidade eleitoral, mas certamente ajuda a entendê-la. Não significa também, obviamente, que ela apresente uma previsão imediata do resultado eleitoral, mas um quadro das tendências que o atual quadro político aponta.

Vamos lá:
_________________________________________

SITUAÇÃO DOS CANDIDATOS DA REGIÃO:

DEPUTADO ESTADUAL

JANIO MENDES (foto) – Aparece com boa votação. Seria eleito como o segundo mais votado do partido (PDT), que, sem coligação, faria três deputados. 

PAULO MELO – Aparece eleito, como o mais votado das 17 cadeiras que seu partido, o PMDB, que vem sem coligação.

CARLOS AUGUSTO – O ex-prefeito de Rio das Ostras aparece como o mais votado de seu partido, o PSL, que, sem coligação, elegeria ele e mais um deputado estadual.

RIVERTON MUSSI – O ex-prefeito de Macaé aparece como o 18º mais votado do PMDB, e ficaria com a primeira suplência.

MARCIA JEOVANI – A candidata de Araruama aparece com uma boa votação, figurando na primeira suplência da sua coligação PR-PROS, que faria 5 deputados. Ela é a 6ª colocada na pesquisa.

CHRISTINO ÁUREO – O candidato macaense aparece com boa votação e ficaria com a primeira suplência de seu partido, o PSD, que vem sozinho.

SILAS BENTO – Não seria eleito, mas figuraria como o 6º da coligação PSDB-DEM-PPS, que só faria 3 deputados.

ALFREDO GONÇALVES – Seu partido, o PV, vem sem coligação, e tenderia a eleger 2 deputados e ele aparece como o 5º mais votado do partido.  

DR. TAYLOR –  Seu partido (PRB), vem sem coligação, e só faria dois deputados. Ele seria o sétimo mais votado. 

AQUILES  - Seu partido (SDD), vem sem coligação, só faria 3 deputados, e ele figuraria no 9º lugar.

BERNARDO ARISTON – Aparece em situação muito complicada na pesquisa, com baixíssima votação e longe dos eleitos. Seu partido (PR), vem coligado com o PROS, e ambos fariam 5 deputados, mas ele figura apenas na 31ª colocação dentro da legenda.

ALUISIO VIANA – O candidato de Casimiro de Abreu aparece como 26º na sua coligação PSC-PTC, que só elegeria duas cadeiras.

JOSELITO DA GUARDA MUNICIPAL – O candidato aldeense figura como o 16º na coligação DEM-PPS-PSDB, que só elegeria 3.

GELSON APICELO – O candidato do PDT em Rio das Ostras é o 19º de sua legenda, que só elegeria 3.

PEDRO RICARDO – O candidato de Saquarema está logo depois de Marcia Jeovani, sendo o 9º mais votado.

ELIZANGELA LOBO  – A candidata aldeense está logo abaixo de Pedro Ricardo: é a 10ª da coligação.

IGOR SARDINHA – O vereador de Macaé aparece longe da cadeira. Ele aparece como o 13º do PT, que faria 5, vindo sozinho.

DR. EDUARDO (PP), GILBERTO CARVALHO (PP), PAULO HENRIQUE CORRÊA (PR), FERNANDO DO COMILÃO (PSDB) – Não aparecem na pesquisa. Não temos informações se isso se deve ao fato de não terem pontuado ou outra questão técnica.

DEPUTADO FEDERAL

MARQUINHO MENDES (foto) – Na grande coligação PMDB-PP-PSD-PTB, o ex-prefeito de Cabo Frio aparece em 13º lugar num universo de 16 eleitos. Pela pesquisa, Marquinho estará no Congresso Nacional ano que vem.

DR. PAULO CÉSAR – Aparece com boa votação, mas fora do quadro de eleitos do PR, que vem coligado com o PROS, e, juntos, fariam 8 federais. Paulo César aparece na 11ª colocação e perderia o cargo que hoje ocupa em Brasília.

ADRIAN – O deputado federal do PMDB macaense perderia a cadeira que ocupa em Brasília. Ele figura como o 27º da lista na extensa coligação que faria 16 federais.

DR. MARCELO AMARAL – O médico do PT de Araruama aparece com boa votação, mas não seria eleito, ficando com a 3ª suplência. Ele surge como o 8º melhor da coligação PT-PCdoB-PSB, que faria 5 cadeiras.

DELMA JARDIM – Seu partido (PEN) vem sem coligação e não elegeria ninguém, sendo a ex-vice-prefeita a quarta mais votada num grupo de 7 candidatos.

WALMIR PORTO – Aparece com uma votação muito pequena e em 22º lugar da coligação, que só faria 8 federais. Muito longe do Congresso Nacional.

ZULEIKA – Seu partido, o PT do B, não aparece elegendo nenhum federal e ela figura como a 10ª na legenda.

DANILO FUNKE – O vice-prefeito de Macaé, do PT, aparece longe de Brasília: ele é apenas o 27º da sua coligação, que faz 5.

ZEZINHO SALVADOR – O candidato de Rio das Ostras é do PR e aparece como o 13º mais votado da sua coligação, que só faz 8 cadeiras.

JOÃO CARRILHO – O ex-vereador buziano é o último (15º) do seu partido, o PRB, que, sem coligação, elegeria 2 deputados.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ,voto casadinho com jânio e marquinho .

Anônimo disse...

Raphael, o candidato a Estadual de Búzios, Alexandre Martins, não aparece na pesquisa ?

Anônimo disse...

Caramba,quanta decepção !!!

Rafael Peçanha disse...

Ele não aparece na listagem do PRB amigo...

Anônimo disse...

Pelo menos Marquinho e Jânio tão lá!!!! Uhuuuu!!!!

Andrezinho Bandeira disse...

Rafael a coligação do PMDB para deputado federal é composta por 5 partidos.PMDB-PP-PSD-PTB-PSC

Rafael Peçanha disse...

Tem razão André, esqueci do PSC. Um abc!

Anônimo disse...

Adoro ,quando o marquinho e o jânio não dá um pingo de confiança e não responde a nada deste bloqueirinho faz de conta que não é Alair e nem garotinho .Dilma ele é .Continue assim ,a pior coisa que um persona pode receber ,é isso que vocês fazem, o ignoram ,finge que nem existe. PARABÉNS PELA INTELIGÊNCIA DE VOCÊS. Até por que é um pobre coitado ,que tem tantos erros que é bom deixar quieto mesmo .

Anônimo disse...

Fala rafael, Quem ta na frente na lista do Psol?

Rafael Peçanha disse...

Para estadual, a pesquisa aponta MARCELO FREIXO como puxador, elegendo mais 3 deputados. Para federal, CHICO ALENCAR e Jean WILLYS seriam eleitos, puxando ainda mais um.