sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Walmir Porto, finalmente, fala sobre a ação que moveu contra os servidores de Cabo Frio. O blog comenta cada trecho.

Na edição de ontem do Jornal Folha dos Lagos, o presidente do PR de Cabo Frio, Walmir Porto, concedeu entrevista e, finalmente, falou sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida por seu diretório municipal e assinada por ele, contra o Plano de Cargos dos servidores municipais de Cabo Frio.


Uma das perguntas, claro, é sobre a polêmica em questão. Separamos, no detalhe abaixo, o trecho, e analisamos cada afirmação do presidente da ACIA:


Vamos analisar cada afirmativa:

Procurar saber se um plano elaborado por um governo errático, como o do ex-prefeito, foi bem feito, é proteger o beneficiário (...)

Walmir, seu partido não "procurou saber" se o plano foi bem feito. Se assim fosse, faria uma consulta ao Tribunal de Justiça, e não abriria uma ação, na qual já apresenta os argumentos que entende legítimos para que o plano seja anulado. O PR não perguntou ao Tribunal se o plano era ilegal. O PR disse que era ilegal, e pediu ao TJ que decidisse em favor de seus argumentos.

A origem desse plano é, no mínimo, pouco confiável na medida em que foi todo criado e formulado na gestão do ex-prefeito.

Mais uma vez, os governistas demonstram sua adoração reprimida pelo ex-prefeito de Cabo Frio. Não se fala uma frase sem citá-lo. Pois bem. Independente da análise qualitativa que se faça do governo passado, não existe qualquer racionalidade democrática em relacionar a qualidade de um plano com as ações jurídicas sofridas pelo governante que o criou - a não ser, claro, que essas ações se refiram ao plano, o que não é o caso. Fosse a reflexão de Walmir coerente, teríamos de pedir à justiça que derrubasse a Ponte do Morumbi, bloqueasse a Radial Leste e fechasse os 400 laboratórios de informáticas em escolas municipais criados por Paulo Maluf (PP - Partido do Prefeito), que realizou todas essas ações quando prefeito de São Paulo, mas é campeão de processos e procurado até pela Interpol. E olha que a opinião do povo de Cabo Frio sobre Marquinho Mendes parece bem diferente da imagem negativa de Maluf, já que o ex-prefeito apareceu empatado tecnicamente com o atual em recente pesquisa para a sucessão municipal na cidade, tendo Alair mais do que o dobro da rejeição de Marquinho. 

E o resultado inicial desse plano nós todos acompanhamos pela imprensa: pagamentos sendo feitos de forma errada, uns recebendo mais, outros menos.

Walmir, essa confusão nos pagamentos, certamente, não foi culpa do plano, aliás, como vocês governistas tentam a todo momento acusar - até as últimas chuvas na cidade devem ser culpa do PCCR na opinião dos senhores. Os pagamentos feitos de forma errada são culpa exclusiva da incompetência administrativa do governo do qual o senhor faz parte. O fato de professores contratados receberem menos (bem menos) que os concursados, por exemplo, é uma opção política do prefeito, e está sendo mantida após o gasto com pessoal ter batido menos do que os 54% no terceiro quadrimestre do ano passado. Ou seja: não é falta de dinheiro. É vontade deliberada de prejudicar o contratado, que, além de não ter direitos trabalhistas nessa cidade, ainda ganha menos. Não transfira a culpa da inoperância do seu governo para o plano.

O PR entrou com essa ação que, ao contrário do que muitos dizem por aí, não pode ser extinta até o seu julgamento.

Nesse ponto o senhor acertou em cheio. De fato, juridicamente, uma ADIN não pode retroceder. O autor não pode desistir da ação. Por isso, ela foi o grande e mais bem pensado golpe do governo em cima do servidor, já que autor (PR) e réu (prefeitura) são do mesmo grupo político e a ação, em curso, não pode ser retirada. Entretanto, se o senhor mantivesse nessa entrevista o posicionamento que apresentou à jornalista Renata Cristiane, referente à possibilidade de terem falsificado sua assinatura ou utilizado o cnpj do partido indevidamente na procuração ao advogado do PR, teríamos uma ação que poderia ser anulada de pleno direito por fraude. Mas parece que o senhor mudou de ideia sobre o assunto e assumiu, de fato, que abriu a ação. 

O PR é apenas um partido, e não tem poder algum para declarar inconstitucional o que quer que seja.

Graças  Deus.

Da mesma forma, o PR também torce para que o PCCR tenha sido totalmente feito na legalidade, para que cada servidor tenha seu direito garantido.

Ah tá. Me engana que eu gosto.

18 comentários:

Anônimo disse...

Rafael, as respostas do sr Walmir são uma afronta a inteligência humana. É chamar todos os cabofrienses de ignorantes. Era melhor ele ter ficado calado, pelo amor de Deus. Julio

Anônimo disse...

Baba ovo de Alair Correa

Anônimo disse...

A resposta virá nas urnas de forma INCONTESTE! TODOS os Funcionários Públicos de Cabo Frio estão extremamente alertas com esta ação. O importante é manter o assunto vivo, bem vivo todos os dias e em cada canto da cidade!

Anônimo disse...

Este é um grande mentiroso e traídor ,o que me conforta é que mesmo Jesus CRISTO FOI TRAÍDO.

Anônimo disse...

Walmir porto ,passa a andar pelas ruas de cabo frio ,para observar como o povo vai te admirar ,por ser esse parasita que é .

Anônimo disse...

Que beleza de candidato ,tão esperto ,tão preparado .Sr. Walmir tem tantos lugares para o sr.arrumar emprego de palhaço fora de cabo frio .Não gostaria de dar uma sumida depois dessa lambança que procurou para sua vida .não?

Anônimo disse...

Aí se te pego, de abraço ,o que seria de um governo deste sem ter você ,como atração do momento.

Anônimo disse...

Ainda tem coragem de dizer que é empresário ,no minímo deve tratar seus funcionários com chibatadas e ainda no modêlo de escravidão .Ta amarrado em nome de JESUS .

Anônimo disse...

Políticos por favor revejam os seus salários utópicos, sejam homens de verdade e honrem o povo que tanto sofre. Vocês querem ver os servidores mendigando favores. O povo tem que acordar e votar inteligente na próxima eleição!

Anônimo disse...

Este codadao se juntoi com paulo cesar alair garotinho. Nunca pode ser uma coisa boa. E pubico e notorio. O povo de cabo frio sabe quem e. Sao todos uma merda!!!!!!!!

Anônimo disse...

Walmir como você consegue comer .dormir e ainda por cima nem esboçar um sentimento de arrependimento .Homens como você frios e calculistas não tem fôlego para muito tempo.Cuidado com sua saúde .se eu fosse você tomaria calmantes ,para suportar tudo que está por vir .Leva uma bolada bas costas do prefeito ,sim porque não te apoia como deveria e ainda por cima FICOU ROTULADO COM ESSE ESQUEMA MONTADO .nada esperto você .ESTÁ COM TODA A CULPA DE CIDADÃOS CABO FRIENSES .bobo assim nunca vi.

Anônimo disse...

O FATO É QUE NENHUM SERVIDOR PÚBLICO CONCURSO E SUA FAMÍLIA VÃO VOTAR NO PR NESSA ELEIÇÃO. EM 2016 , VÃO LEMBRAR DISSO,TÁ, SEU ALAIR CORREA. A SUA RESPOSTA ESTARÁ NAS RUAS.

Anônimo disse...

Este cidadão chamado Walmir Leal Porto não debe ser esquecido nunca mais pelo povo de Cabo Frio e por todos da Região dos Lagos. Um ser humano que se prese, que se respeita, que respeita a sua família, jamais faz o que este homem fez. Atentar contra os direitos de toda uma classe de trabalhadores. Isso realmente é um absurdo! O povo de toda a Região dos Lagos não pode ficar sem dar uma resposta. Espero que essa resposta venha nas urnas no dia das eleições. Se realmente eles quisessem "melhorar" a lei que mandassem outra para a Câmara Municipal fazendo os ajustes necessários. Será que este homem realmente acredita que o povo vai acreditar nesse história toda que ela anda contando por aí? FORA WALMIR LEAL PORTO! Vá embora de nossa cidade. VERGONHA NACIONAL!

Anônimo disse...

Pegue sua família e escolha outro lugar ,mas agora vê se cria juízo ,para não virar mocinho de recados para os outros ,nem de maus uma de otário se envolvendo em causas que não te diz respeito. Aproveita fica fira do país ,aqui no Brasil vai ser pequeno para você.

Anônimo disse...

Esse senhor, além de ser um ilustre desconhecido da população de Cabo Frio, não goza de prestígio nem junto ao governo do qual faz parte. Politicamente é um nada e logo lhe será mostrada a porta dos fundos. Essa ação pelo menos serviu para alguma coisa, mostrar a ele de como não fazer política. Pede pra sair !!!

Anônimo disse...

Pessoal sabe o que pior nisso tudo? que o povo esquece fácil das coisas.... daqui uns dias o povo vai esquecer disso e nas urnas vão votar nesse homem, votaram em Alair e olha aí no que deu? professores recebendo menos que deviam na hora extra,quem tem cargo comissionado não recebe gratificação, o desconto indevido do IBASCAF pararam de pagar e ninguém fala mais nisso(olha ai o povo esquecendo!!!!) infelizmente o povo é ouvinte esquecediço é por isso que eles fazem o que fazem e riem do povo pelas costas, porque sabem que vão esquecer e vão votar neles....o próprio povo procura os problemas que tem... o povo esquece o poder que tem.. o povo tem muito poder minha gente, para Cabo Frio p/ ver!!!! o que o prefeito vai fazer?alguma coisa vai ter que fazer.. reuniões assembleias ficar só no papel não adianta não minha gente, ir p/ câmara ... eles estão pouco se lixando... agora para tudo p/ ver? principalmente em época de eleição!!! mesmo que alguns ainda fiquem sem parar, a maioria é que vence!!! LUTAR pelos direitos isso SIM, ficar parado isso NÃO!!! deixa esse pessoal do governo enxergar que eles que precisam do povo...
o cara falou tudo isso acima, porque todos estão unidos e sabem que vão conseguir enganar o povo.

Anônimo disse...

Não votem em ninguém do PR. principalmente Walmir Porto. servidores de Cabo Frio espalhem isso digam não ao PR

Anônimo disse...

Um zero à esquerda!