ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EDITORIAL - Começando o que já deveria ter começado.


Para a alegria do governo cabofriense, não é somente ele que começa depois de começar. A campanha eleitoral deste ano também se encontra no mesmo ritmo. Apesar de já ter se iniciado oficialmente há um mês e meio, somente agora, na metade do período, com a entrada da TV, os eventos, ações e materiais "mais pesados" começam a invadir as ruas das cidades, especialmente, no interior do estado.

Tudo isso se deve a duas conclusões muito tristes do nosso cenário político. 

Uma, de que o "mercado" eleitoral tem se inflacionado, o que leva os "investidores" a segurarem seus repasses, bem como os candidatos segurarem suas ações, a fim de não ficarem sem estrutura na reta final.

Essa conclusão remete a uma segunda: os marqueteiros e gerentes gerais de campanhas entendem ser necessária essa estratégia porque boa parte do eleitorado - boa parte mesmo - só decide o voto nos minutos finais do período - e decide por visibilidade: votar no "mais forte", naquele que aparece com mais força nas ruas.

Grande parte disso, porém, não é culpa do povo, mas sim de uma estrutura representativa e eleitoral desgastada, ultrapassada e obsoleta no país. Uma reforma política em âmbito nacional é mais do que necessária - mas algumas mudanças municipais também seriam possíveis, a fim de favorecer a  conscientização e a participação popular. 

Mas esperar que aqueles que estão no poder, se beneficiando desse afastamento popular, proponham essas mudanças, é como esperar que um dia o atual governo se decida quando começa ou não a governar.

Dá para fazer, e por aqui mesmo. Mas essa dica a gente não vai dar. Pelo menos por enquanto.

Bom dia!

3 comentários:

Anônimo disse...

reunião com o prefeito e seus candidatos na associação, todos os agregados a pref. estão intimados. pode isso?

Julio disse...

Calma! Assim que terminar,o atual governo começa. Afinal de contas, nada que um começo atrás do outro, para dar certo,o que deu certo?

Julio disse...

Anônimo das 12:55 é jogo de adivinhar? Qual é o horário da reunião? Qual associação? "Agregados a prefeitura"? Tem tradução? Quando receberam a intimação?