ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

EDITORIAL - Amanhã vai ser melhor.


As manifestações de junho do ano passado, que hoje encontram ecos nas pesquisas eleitorais para a presidência da república, foram marcadas por lemas e palavras de ordem, dentre as quais destacou-se o grito "Amanhã vai ser maior", a fim de marcar o convite e a expectativa de que os protestos posteriores superassem os daquela data.

Passado mais de um ano daquele momento, o Brasil político deu muito poucas respostas efetivas aos gritos do povo. Em alguns casos, a situação conseguiu se tornar ainda pior. invertendo a lógica dos protestos. O exemplo de Cabo Frio é claro nesse ponto, e, por aqui, temos a quase certeza de que amanhã, ao contrário, vai ser pior.

A insatisfação popular com os últimos acontecimentos na Câmara Municipal denota isso. A mudança da Lei orgânica para permitir a reeleição da Mesa Diretoria; a antecipação da votação; e a eleição do mesmo presidente, filho do prefeito, com direito a anuência de vereadores eleitos pela oposição e "falta de tempo" de alguns da situação, foram episódios que parecem ter sido a gota d'água nesse processo histórico de curta, mas dolorosa duração. Parecem - porque amanhã poderá ser bem pior.

Após anos de luta contra a Ditadura Militar no Brasil, contra o fechamento do Congresso e em favor da liberdade de exercício do Poder Legislativo, tantas vezes reprimido e perseguido em seus deveres de fiscalizar e propor mudanças, nossa realidade local municipal aponta para uma Câmara que abre mão dessas conquistas, que tanto sangue custaram, para, simplesmente, abdicar do direito de questionar os mandos e desmandos do Poder Executivo; abdicar do direito de melhorar a cidade; abdicar do direito de apresentar projetos de mudança. Ao contrário, decidiram os nobres Edis entregar a Câmara ao prefeito, reelegendo seu filho - sem questionar, sem problematizar, sem acompanhar, sem querer mudar.

Com mais esse episódio triste e drástico da nossa política municipal, fica claro que nosso Poder Legislativo optou pelo retrocesso, pelo atraso, pelo retorno a um passado sem poder, a uma vereança sem função - e pior: por vontade própria, e não por imposição de uma violência ilegal. Decidiram os nobres, ao que parece, não exercer, na prática, o cargo para o qual foram eleitos. E a esperança, aquela última que morre, já agoniza. Porque do jeito que as coisas vão, amanhã vai ser pior.

Ainda bem que o amanhã só dura até outubro de 2016. Porque, chegando lá, só dependerá do eleitor criar um novo e mais coerente hoje, a fim de que possamos dizer: amanhã vai ser maior. E melhor.

Bom dia!

6 comentários:

Anônimo disse...

O que uma malinha faz, umas portariazinhas para distribuições entre os cabos eleitorais, empreiteira para pintar meios fios e outras vantagens. Cada vez fica mais difícil desarmar este esquema.

Julio disse...

Se o amanhã "dura até outubro de 2016" então o que a gente faz? Um belo sono profundo? Entra em uma cápsula e se congela até essa data? Muda de cidade? E se não houver esse amanhã tão desejado? Vale lembrar que tem um "prazo de aturação" até 31 de dezembro de 2016. AFF! Só Jesus nessa contagem. Não querendo ser pessimista,mas sendo porque estamos onde a camada do conformismo, contentamento com pouco e das muitas mentes brilhantes sem luz estão no ar, não pode ser tão otimistas assim. Fora pessimismo,nè? Xô ruindade!
Mesmo, sabendo que o IBOPE do prefeito está olhando pra cima para ver a camada pré-sal, não se pode confiar muito na sabedoria e visão de grande parte da população. Portanto, tudo é possível! Espero e torço que NÃO!

Anônimo disse...

Parabenizo a classe dos taxistas de Cabo Frio, com a força que eles tem, encostaram o prefeitinho na parede, com suas reivindicações mais que justas, mais infelizmente não vai bem assim, o prefeitinho não gosta de manifestações contra o seu governo, quem comandou e organizou a manifestação esta ferrado, vai ser perseguido, o prefeitinho vai colocar sua tropa de puxa-sacos, baba-ovos, bajuladores para azucrinar a vida do pobre coitado, anotem ai, quem viver verá.

Julio disse...

Uma tampa se equilibrando na borda de um buraco de esgoto me contou: que bastou dois minutos de uma chuva forte, para que uma tampa amiga de esgoto fosse arrancada e água poluídas jorrassem como se fosse cataratas do Iguaçu em pleno centro da cidade. Tão digno, não é?

Julio disse...

Anônimo do dia 28 de agosto das 16:11, sabia que eu já desconfiei desse fato narrado por você!? É só falar as verdades e narrar as incompetências que não gostam de ouvir,que aparece uma movimentação muita estranha de ínguas ao redor.
Fato também percebido, quando reclamo do "transporte público".
Apesar de não ter sido serpentário na outra encarnação, sei muito bem lidar e tratar serpentes.

Anônimo disse...

A dupla Marquinho e jânio estão com o melhor cabo eleitoral para rumo a prefeitura em 2016. Lalá está servindo para alguma coisa ,afinal incompetência tem suas vantagens .