ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

DICA ELEITORAL: Conversando sobre o voto nulo.

Ontem, em conversa com professores amigos, surgiu o debate polêmico sobre como votar nulo – e se é interessante fazê-lo.

O voto nulo pode ser exercido na urna digitando um número que não existe – por exemplo, o “00” – e apertando a tecla “confirma”. Não há uma tecla específica para a anulação do voto.

Porém, defendemos que o voto nulo, embora seja legítimo, acaba prejudicando o processo democrático, por permitir que um quadro eleitoral se construa sem uma participação efetiva do eleitor, ainda que este escolha candidaturas dentro de uma realidade que, para ele, é negativa.


Fica a dica. Boa eleição para todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Voto nulo é declaração de omissão...estranho perceber que algumas pessoas, em princípio engajadas em lutas sindicais, façam campanha para aumentar a quantidade de votos nulos...agindo dessa forma, evidencia-se que, de forma indireta, ocorrerá o benefício do candidato que mais tem dinheiro e prestígio, haja vista que o voto nulo não é contabilizado, além disso, não me parece sensato alguém que declaradamente se omite, posteriormente se apresente como defensor desse ou daquele direito de uma categoria...mas, direito é direito, embora cada um direito disponibilizado, atrele-se a um dever, e nem sempre isso seja percebido.

Anônimo disse...

Absurdo maior,em plena DEMOCRACIA, o voto ser OBRIGATÓRIO!

Julio disse...

Democracia? Onde? Quando?

Anônimo disse...

Julio deixa de ser implicante ,em CABO FRIO. Kkkkkkkkk . AH! NÃO! ESQUECI ,AQUI É TAMBÉM DIDATURA?