ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

ESPECIAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018 | Sugira sua emenda nos comentários. Vote nas enquetes. Dê sua opinião. Ajude nosso mandato a ser verdadeiramente popular e participativo!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

BASTIDORES - Eleições 2014 - Estado do Rio e Brasil.


#Ibope
O Ibope realizou pesquisa de intenção de votos para governador do Rio e divulgou na terça o resultado: Anthony Garotinho (PR) tem 28%, seguido do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 18%. Marcelo Crivella (PRB) recebeu 16% e Lindbergh Farias (PT), 12%.

Ibope II
Na última pesquisa do mesmo instituto, divulgada em 30 de julho, Garotinho aparecia com 21%, Crivella 16%, Pezão com 15% e Lindbergh com 11% das intenções de votos. 



#Ibope III
Para o Ibope, Garotinho (que é do PR de Walmir Porto, contra o servidor de Cabo Frio) tem a maior rejeição:35%. Pezão tem 20%, Lindbergh e Crivella têm 19%.

#Segundo
Segundo o instituto, Garotinho venceria qualquer adversário no segundo turno: 38% contra 31% de Pezão; 34% contra 33% de Crivella; 37% contra 29% de Lindberg.

#Senado
O Ibope divulgou ainda seus números para o senado: Romário, do PSB, disparou: 37% das intenções de votos contra 22% para César Maia, do DEM. Eduardo Serra, do PCB, tem 5% e Carlos Lupi, do PDT, aparece com 3%.

#Outra
Os números do Instituto GERP, divulgados também na terça-feira, são diferentes. Nesta pesquisa, Garotinho tem 24%; Crivella 21%; Pezão 11% e Lindberg 9%.



#Outra II
Nessa pesquisa, Crivella venceria todas as opções de segundo turno: 34% contra 27% de Garotinho; 38% contra 20% de Pezão; e 41% contra 17% de Lindberg.

#Avaliando
A diferença entre as pesquisas torna a análise difícil. Mas é claro que Pezão tem crescido pouco, mas sempre, enquanto Lindberg parou completamente. Garotinho também cresce a cada pesquisa, e Crivella, cai a cada uma também - resta saber se vertiginosamente ou poucos pontos percentuais.

#Avaliando II
Nesse cenário, tudo pode acontecer. Mas o segundo turno entre Crivella e Garotinho; ou entre este e Pezão, são as duas únicas possibilidades reais.

#Presidenta
Mas a pesquisa que abalou o cenário político nessa semana foi mesmo a do Ibope, divulgada na mesma terça, que aponta Marina a 5 pontos de Dilma e bem à frente de Aécio, conforme já havíamos antecipado aqui no blog (releia aqui).

#Presidenta II
Nela, Dilma (PT) aparece com 34%; Marina (PSB), com 29%; Aécio (PSDB), com 19%. Num segundo turno, Marina bateria 45% contra 36% de Dilma, que venceria caso o adversário fosse Aécio: 41% a 35%.




#Presidenta III
Na rejeição, Dilma tem 36%; Aécio 18%; Pastor Everaldo (PSC) e Zé Maria (PSTU) têm 14%; e Marina bate apenas 10%.

#Conclusão
Com aceitação larga e rejeição baixíssima, Marina será um fenômeno difícil de ser parado, restando apenas saber se a comoção pela morte de Campos e a expectativa do "novo" que a candidata representa.

#Conclusão II
Ontem, entrevistada pela Globo News, Marina foi bem. Certas afirmações, como a que não se candidatará à reeleição, são extremamente sedutoras para um eleitorado ávido por mudanças, ainda que não saiba exatamente quais. Isso, comparado aos outros discursos, especialmente o de Dilma, extremamente técnicos e estatísticos, tornam a ambientalista uma adversária difícil de ser batida.


#Lula
A coordenação de campanha de Dilma (PT) rejeita veementemente a ideia de Lula assumir a candidatura do PT à presidência. Fora da cúpula, porém, a ideia é corrente.

#Lula II
Entendo que, se em 3 ou 4 semanas Marina continuar disparando ou mantendo seus números, sem cair, o PT precisará mesmo repensar nessa hipótese e apenas Lula será a saída para a vitória.

#Lula III
Aliás, observando os (pouquíssimos) materiais de campanha e de internet, não parece claro que o partido tem, digamos, se esforçado pouco pela reeleição de Dilma? Ou estou vendo coisas? Será que é sem querer?

#Confirma
A pesquisa da CNT, divulgada ontem confirma o quadro do Ibope de terça: 34,2% Dilma; 28,2% Marina e 16% Aécio.


#Nova
Amanhã o Datafolha divulga nova pesquisa para a presidência. Será o único instituto a já ter feito duas pesquisas com Marina como candidata.

#Rejeitou
Luciana Lóssio deixou a relatoria do processo contra José Arruda e deu sorte para a justiça: o moço teve o recurso rejeitado pelo TSE, mantendo o indeferimento de sua candidatura. Apenas o Ministro Gilmar Mendes votou a favor do político.

#Debate
Não pude ver o debate entre os presidenciáveis na Rede Bandeirantes terça, assistindo apenas às considerações finais – e achei todas muito ruins.

#Comitês
O PSB é a parte pragmática da campanha de Marina: já percebeu que essa onda pode ser aproveitada para consolidar o voto na ambientalista dentro da Classe C. Por isso, está investindo na estratégia de criação de comitês eleitorais para Marina na periferia do Brasil. O primeiro foi instalado ontem na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.

#Sorte
Nossa nota de ontem sobre a criação de um novo CNPJ para o um novo comitê financeiro do PSB, por causa de Marina, foi mal construída, talvez por isso, mal interpretada. Não houve qualquer irregularidade, ao contrário, o que  PSB fez foi  que pede mesmo a legislação eleitoral.

#Sorte II
Mas que, novamente, a sorte bateu à porta de Marina, isso bateu. Os problemas jurídicos com o avião em que Eduardo Campos naquele dia fatídico ficarão sob responsabilidade de outros setores, que não os de Marina. Por isso, nota de ontem, intitulada “esperteza”, deveria ter se chamado “sorte”.

Nenhum comentário: