sábado, 19 de julho de 2014

Datafolha: Pesquisa mostra equilíbrio a disputa pra o o governo e senado do Rio.

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na última quinta-feira (dia 17) aponta o equilíbrio na disputa para os cargos de Governador e Senador no estado do Rio.  


Para Governador, uma dupla de candidatos empata em primeiro (Garotinho e Crivella) e outra dupla em segundo (Lindberg e Pezão, com leve vantagem de 2% para este). A distância entre as duas duplas é de cerca de 10%. Com a tendência natural de Pezão (PMDB)  e Lindberg (PT) crescerem, devido ao tempo de TV e ao arco de alianças maior do que Garotinho e Crivella, há de se crer que teremos uma disputa acirrada entre o quarteto a partir dos próximos dias.

Na rejeição, o campeão é o briguento Garotinho: 39% não votariam nele de jeito nenhum.

O detalhe interessante é que na pesquisa espontânea (onde não se apresentam os nomes dos candidatos), o vencedor é Pezão (8%), que empata tecnicamente com Garotinho (7%):



Já na eleição para o Senado, a polarização entre Romário (PSB) e César Maia (DEM), candidatos, respectivamente, de Lindberg (PT) e Pezão (PMDB), aparece evidente: apenas 6% separam os dois.


Ou seja: no fim das contas, quase tudo pode acontecer em torno desses quatro nomes para o Governo e desses dois nomes para o Senado.

O Datafolha ouviu 1.317 eleitores em 31 cidades do Estado do Rio, entre os dias 15 e 16 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-00009/2014. É a primeira pesquisa do instituto após a oficialização das candidaturas pelo TSE.


Nenhum comentário: