sexta-feira, 11 de julho de 2014

As contas não batem - Prefeitura de Cabo Frio gastou com pessoal em 2013 bem menos do que divulgou.

No ano de 2013, grande alarde foi feito em relação ao gasto da prefeitura da cidade com pessoal - isto é, com funcionários, entre eles, servidores de carreira (concursados) e contratados.

O "fato" foi notícia corrente na cidade, ocasionando, por exemplo, motivação para a demissão de muitos contratados de terceiro e quarto escalão, bem como a redução dos vencimentos de professores de contrato, que, até hoje, recebem bem menos que os efetivos.

Foi prometida ainda uma reforma administrativa para se cortar gastos e adequar a folha à Lei de Responsabilidade Fiscal - o que não foi feito. Ou seja: o primeiro escalão continua com suas regalias, e o "cortar na carne" acabou servindo somente para a vida já dura do contratado assalariado, mas não do secretário e suas vantagens.

Pois bem. Em abril de 2013, o governo afirmou que o gasto com pessoal chegou a 80% da folha de pagamento:


Entretanto, a partir de uma análise do relatório do terceiro quadrimestre (setembro a dezembro) do ano passado entregue pela prefeitura nesta semana ao TCE-RJ (com atraso de 4 meses, conforme já denunciamos neste blog), percebemos que as contas são bastante diferentes:


Os gastos com pessoal, como se percebe, batem 53%, abaixo dos 54% determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal e muito, muito abaixo dos 80% alardeados pelo governo meses antes.

Além disso, a arrecadação da prefeitura em 2013 cresceu 14,57%, o que elimina qualquer discurso de "crise financeira" que gere demissões de contratados ou achatamento de salários. Em 2012, o município arrecadou em torno de 700 milhões de reais; em 2013, 801 milhões e 990 mil reais.

Para onde foi (está indo) o dinheiro do povo?




5 comentários:

Anônimo disse...

Dizem que na passagem ,a família comprou e esta comprando tudo que esta a venda ,é claro, usam os laranjas .

Anônimo disse...

Acredito que na compra dos porcos .

Anônimo disse...

O parque aquático também viu um montande bom ,mais acredito que a justiça vai devolver esse parque riala para a população de cabo frio .ISSO É DIGNO .

Anônimo disse...

A população errou novamente em tirar das trevas esse prefeito e quadrilha.
Com certeza vão deixar nossa terra amada¨¨sugada.$

Anônimo disse...

Só se o cabo friense for bobo ,uma coisa eu sei ,sou prata da casa ,não vai demorar muito. As pessoas estão perdendo a paciéncia .