sábado, 14 de junho de 2014

OPINIÃO - Dilma e os xingamentos - por Marcos Azevedo*

A presidente Dilma Rousseff não foi vaiada ontem na abertura da Copa. A vaia faz parte de todo processo político e principalmente esportivo. A vaia como ocorreu com César Maia e Lula na abertura do Pan, mesmo que feia é natural e até mesmo aceitável. Infelizmente o que vimos ontem foi muito além disso, a torcida xingou não apenas a chefe dessa nação eleita democraticamente, a torcida mandou uma mulher ir "tomar no cu" sob os olhares de todo o mundo. Foi uma tremenda grosseria. Como colocou o jornalista Juca Kfouri: "Gostaria de saber se essas pessoas que xingaram da maneira como xingaram, seriam capazes de fazer isso na frente de seus filhos crianças, se essa é a lição de cidadania, de republicanismo, de democracia que se dá dentro de casa?" Sei que a elite presente no estádio, rica, mas sem nenhuma educação, não representa o Brasil como um todo. Entendo a insatisfação e sei que os problemas em nosso país são muitos, mas nada, nada justifica o que vimos ontem em São Paulo. Ao invés da grandiosidade científica realizada pelo trabalho de um brasileiro e sua equipe que permitiram que um paraplégico chutasse uma bola, o que fica são os ecos de um xingamento mal-educado.

* Marcos Azevedo é estudante de História na Universidade Veiga de Almeida.

8 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Marcos, bom dia.
Nós temos uma democracia ainda jovem, pois a abertura se deu a partir de 1988.Os ideais republicanos, no que tange respeito e educação, vem de casa e, não do seu "status". Sabemos de antemão, que os brasileiros que ali estavam, não representava o povo, até porquê o povo não tem os devidos recursos financeiros para comprar 1 ingresso,muito menos da abertura e da final. Nós vamos amadurecer, quando dermos o exemplos para as pessoas que nos rodeiam em nossos relacionamentos.Muitas das vezes cobramos dos outros aquilo, que talvez fizéssemos também. O xingamento de acordo com levantamentos, se deu iniciou na área + nobre da vip.Portanto, de pessoas que nunca desejaram dividir com o seu semelhante a dor sentida por eles.No tocante ao desbravamento neurocientífico ele nos orgulhará dentro em breve, não importando os 2 segundos.Vai acontecer.
Rev. Filadelfo Filho - Igreja Presbiteriana do Peró.

Anônimo disse...

Educação de péssima qualidade, parece-me bem claro...prova inconteste que dinheiro, para pagar os altos preços dos ingressos, elevado nível social, que lhes proporciona receber os convites, e comprovante de escolaridade não garantem educação a ninguém...o que também me parece claro é a covardia e certeza de impunidade que essas pessoas demonstram ter com semelhante atitude...é muito fácil dirigir ofensas, desse nível, à maior autoridade do país, estando a salvo pelo anonimato que a multidão garante...por muito mais, não se vê nada desse tipo, dirigido a prefeitos de cidades que pertencem ao mesmo partido dela, e até a outros partidos, em razão da facilidade de se nomear e responsabilizar os autores...mais uma prova que as pessoas, de melhor juízo e razão, não devem se deixar levar pelos discursos dos representantes da classe economicamente melhor favorecida...se tenho alguma certeza, na vida, trata-se do ódio que a classe economicamente mais favorecida sente em relação à melhoria de condições na vida dos mais pobres...detalhe: além de oferecer motivos para o mundo nomear o país como sendo o "das bundas", agora apresentaram mais um motivo para a ideia ser ratificada...quem faz uma M, desse porte, em um evento transmitido para o mundo inteiro, só pode pensar com a parte do corpo amplamente divulgada nas "propagandas".

Anônimo disse...

Hoje na Reunião na rua do DPO com Prefeito.
Hoje o Prefeito foi em uma reunião com Moradores de 2º distrito, Um morador reclamou dos serviços de Limpeza, o Chefe a limpeza do Segundo deu uma gravata no morador e arrancou o mesmo do palanque. Depois o Prefeito subiu ao palanque é disse que o chefe dos serviços públicos é bom funcionário. Que Absurdo a que ponto chegou esse governo. Sr. Prefeito eu não vou a sua reunião para ser espancado.

Anônimo disse...

SERÁ PREFEITO CONTRATOU UM CIDADÃO PARA ARRANCAR COM UMA GRATA QUEM FALA MAL DE SEU GOVERNO?
HOJE EM REUNIÃO NO SEGUNDO DISTRITO UM CIDADÃO QUE FALAVA MAL DO GOVERNO FOI ARRANCADO DO PALANQUE COM UMA GRAVATA, DEPOIS O PREFEITO ELOGIOU O AGRESSOR.
PERDEU O RUMO.

Anônimo disse...

Prezados brasileiros me senti muito, muito representado pelas vaias e xingamentos, por que a presidenta não representa ninguém, e se representa é a política e os políticos corruptos e fdps deste país de hipócritas, quanto essa guerra de classes exacerbada pelos "PeTralhas", aprendam de uma vez, vivemos em sistema capitalista, com altíssima carga tributária, então sempre haverá pessoas com mais dinheiro, minoria, mas pagadoras também de impostos! Ter mandado a presidenta tomar no cú é o manifesto da sociedade sim ou seja: vai tomar no cú, queremos educação com qualidade. vai tomar no cú, queremos saúde com muita qualidade, vai tomar no cú, queremos segurança, vai tomar no cú, não precisamos de vocês só para nos roubar! Vai tomar no cú, legado de copa? vai tomar no cú, os maiores juros praticados no mundo! Vai tomar no cú, uma das maiores distorções fiscais do mundo! vai tomar no cú, estradas e caminhos de péssima pavimentação arrancando das famílias brasileiras 50 mil pessoas todos os anos! Vai tomar no cú, 30 bilhões de reais para realizar uma copa, e neste País nada, absolutamente nada funciona! Infelizmente só mandando tomar no cú, porque nós brasileiros já estamos dilacerados de tanto essa gente comer o nosso cú!!!! Para ilustrar essa mensagem veja o site do impostômetro!

Anônimo disse...

espero que o povo nao esqueça deste desastre chamado alair, na futura eleiçao, na hor de votar para prefeito, lembrem de cada dia deste desastre e perseguidor chamado alair correa.

Julio disse...

Grande parte da Paulistada é sem noção e agora sem Educação!

E a abertura da copa? 17 milhões? Conseguiu ser pior do que a Horroviária e a arena-favela Correão juntos. Uma porcaria. O desfile cívico-escolar em São Pedro foi melhor.

Anônimo disse...

Me descupe mais o povo de cabo frio merece ser engravatado pelo seu proprio voto. Adorei!!!!