segunda-feira, 23 de junho de 2014


#Mudança
Na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, teremos mudança de pároco. Deixa o cargo o Monsenhor Valdir Mesquita e assume a função o Padre Marcelo Chelles, então na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Ingá, Niterói.

#Mudança II
Marcelo é um especialista em Direito Canônico e atual Vigário Episcopal na região niteroiense, cargo que deverá deixar em breve devido à mudança de Paróquia.

#Reviravolta
Têm repercutido na capital as recentes reviravoltas no cenário eleitoral fluminense. A ida do PSB para a chapa do PT, com a conseqüente candidatura de Romário ao Senado na parceria com Lindbergh; e a muito provável ida de César Maia com o DEM para a candidatura ao Senado na chapa de Pezão, empurrando, quase certamente, PPS e PSDB na mesma direção, estão deixando os demais candidatos de cabelo em pé.

#Análises
Analistas dão conta de que Lindbergh (PT) tentará polarizar em si o desejo de mudança expresso na rejeição ao governo estadual. Mas há quem diga que sua vinculação ao governo federal e o fato de ter apoiado Cabral durante 90% do mandato impedirão essa construção de imagem. E aí parte do eleitorado anti-Cabral migraria para Garotinho (PR); parte, preferiria se conformar ao voto útil em Pezão (PMDB). E aí, tudo pode acontecer.

#Análises II
Ou seja: dos três, dois vão para o segundo turno.

#Coragem
Voltando a falar da Igreja Católica, causou espanto e, ao mesmo tempo, admiração, o recente discurso do Papa Francisco na Calábria, região dominada pela Camorra. Na fala, durante uma Missa, Francisco criticou veementemente a Máfia Italiana, chegando a sugerir que os mafiosos não alcançarão a glória divina. Corajoso e sagaz, mais uma vez, Francisco representou o pensamento da grande maioria da população italiana – e do mundo, claro.

#PTB
Nem tudo são flores para o governo Dilma: o PTB deixou o apoio ao governo e vai defender a candidatura de Aécio Neves (PSDB).

#Estratégia
Aliás, os marqueteiros do Planalto apostam na consolidação do retorno do discurso petista pré-2002 para vencer as eleições. A ideia é que Dilma, Lula e companheiros se denominem como representantes da esquerda e da militância popular, contra a direita privatizadora e impopular, o retorno ao passado, que representaria toda a oposição ao governo – inclusive Eduardo Campos (PSB), em relação ao qual a orientação é o silêncio. Sendo ignorado, não cresce - afirma um coordenador da campanha governista.

#Paulo
O deputado estadual do PMDB e presidente da Alerj, Paulo Mello, sofreu uma invasão à sua propriedade na zona rural do município de Rio Bonito neste sábado. Homens entraram atirando, ferindo dois de seus seguranças. Ao fugir, o parlamentar fraturou o pé e encontra-se hospitalizado. A política discute as possibilidades de atentado ou roubo, sendo mais valorizada esta segunda hipótese.  

#Luto
Num dos graves acidentes ocorridos neste fim de semana nas imediações de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, faleceu um primo do companheiro Luciano Silveira. A ele e aos demais familiares, desta e de outras vítimas na cidade, manifestamos nosso pesar e condolências.

#Trânsito
Foi geral a reclamação dos moradores com o trânsito da cidade durante o feriado de Corpus Christi. O papo é que a coordenação da Guarda Municipal de Cabo Frio se mostrou inábil no sistema de fechamento de ruas e desvio de fluxos.

#Trânsito II
Na sexta-feira, estruturas móveis, que poderiam ter sido retiradas da Avenida Assunção durante o dia, pois só seriam utilizadas à noite, interromperam o tráfego. No dia anterior, a mesma Avenida, ao contrário, ficou aberta quando já deveria estar fechada. Isso porque a prefeitura estava mesmo era preocupada em tirar uma grana com o estacionamento da Feira Forte utilizando o efetivo – pasmem – da Própria Guarda Municipal.

#Crítica
Cabe lembrar, claro, que a crítica aqui se direciona à coordenação da corporação e não ao seu efetivo, que simplesmente cumpria ordens, exercendo suas funções. As ordens é que, digamos, não estava tão coerentes assim.

#Parabéns
A comunidade da Vila Nova está de parabéns pelo Festival da Sardinha deste ano. A pesar dos problemas com datas e com o apoio da prefeitura, o evento seguiu sendo um sucesso de público. O Festival é uma produção de comerciantes e moradores do local há anos e que têm contado com grandes dificuldades em relação ao atual governo para se manter – seja pela falta de interesse do poder público, seja pela perseguição pessoal a alguns organizadores, que, bravamente, mantêm seus posicionamentos políticos em meio a esse mar de opressão que vive a cidade. Todo apoio à causa.

#Festa
Falando em festa, começa no dia 27, sexta-feira, a Festa de São Pedro na Gamboa. Imperdível.

#Licitando
Terça feira tem pregão de merenda escolar no município. O edital só correu jornais locais, sendo desconhecido pelos principais fornecedores do resto do estado. Vamos ver quem serão os empresários a concorrer – e a vencer – o processo. Estaremos de olho.

#Mangueira

A situação ficou muito preocupada com o barulho que a oposição iria fazer devido ao fechamento do município com o G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira para ser seu enredo em 2015. A situação ficou muito preocupada com a reação da oposição ao cancelamento do mesmo acordo, dias depois. Acho que está faltando governo e sobrando preocupação com coisas pequenas nessa cidade. É só um palpite.

Nenhum comentário: