quarta-feira, 4 de junho de 2014

EDITORIAL - A foto e o universo: como uma cratera pode revelar uma infinidade de indignidades.


Imagens, são símbolos que remetem a realidade muito maiores do que suas próprias estampas. A foto postada ontem em nosso blog, cujo objeto é a famosa Rua da Lua, no encontro entre a Estrada do Guriri e a Avenida Caminho de Búzios, fez grande sucesso. Há acidentes quase diários ali, motivados pela falta de um semáforo ou rotatória. Com os buracos, o risco triplica.

Na Praia do Siqueira, a prefeitura quis fazer uma rotatória em local que não era de sua responsabilidade, só para beneficiar o novo shopping da cidade. Protocolamos denúncia ao DER-RJ e ao Ministério Público, e, em dois dias, a obra estava embargada. Onde precisa e é responsável, a prefeitura não faz obras. Vai ter que ir um shopping para o Guriri, a fim de que o poder público tome uma atitude?

O caso e a comparação fazem lembrar a Autoviação Salineira, que colocou uma linha de ônibus especial e nova para atender o novo shopping, mas deixa os alunos e servidores do IFF, não muito longe da Rua da Lua, andando 2 quilômetros, porque seus carros, que operaram em concessão municipal, chegam somente até o radar em frente à Escola Oswaldo santa Rosa. Mais uma esticada, parar-se-ia no trevo de Búzios, e tudo resolvido. Vamos ter que construir um shopping no IFF também?

Voltando à cratera que nos motivou a denúncia de ontem e o editorial de hoje, moradores afirmam que, ali, a culpa é da Prolagos, que teria aberto as crateras para um serviço e não as teria fechado corretamente.

Até onde eu saiba, esse tipo de operação é realizada em parceria com a prefeitura, a quem cabe abrir e fechar buracos com esses fins. 

E aí, o que o que as duas concessionárias e o governo têm a dizer sobre isso?

A Prolagos tem sido sempre solícita em responder, no blog e nas ruas, os apelos aqui publicados. O governo, embora não dialogue nem conosco, nem com o povo, e nem consigo mesmo, têm corrido atrás do prejuízo quando aqui denunciado. A Salineira, por sua vez, ninguém nunca soube, ninguém nunca viu. Para quem faz um projeto e diz que está "com a comunidade", parece que a omissão e o silêncio estão bem grandes.

E assim caminha o universo. Ou ao menos Cabo Frio.

Bom dia!




9 comentários:

Julio disse...

Que tal? A prefeitura "deslocar" o semáforo colocado pelo "antigo governo" que está em frente a garagem da "governadora da Região dos Lagos" para a esquina situada atrás da Belíssima e deslumbrante HORROVIÁRIA(Oh, bagulho feio!) que é ponto de ônibus. Ali temos que contar com a boa educação de minuscula parte dos motorista para atravessar, e torce para que pare o fluxo de veículos. Um absurdo.

Agora vamos mudar de itinerário. Mas Rafael em sites e etc. a sua pessoa sabe quem responde as reclamações da Dona Salineira em grande parte? Não sabe? Vou te responder. A INTROMETIDA(censurada a outra denominação) da FETRANSPOR, que é a "protetora" das "frágeis" e "oprimidas" empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro. As outras empresas até respondem. Agora a "princesa praiana" só responde quando é "provocada". Monopólio é Soda!
Segundo informações o Diretor Mor da Dona Salineira, não gosta que chame a empresa que ele dirige brilhantemente (há quantos anos?)de: monopolista. É vero? Então, seria essa empresa de ônibus: Imperialista?

Depois aquele jornalista e radialista(nome preservado) sem noção que tem um programa matinal em uma rádio local, adora "subir" nos fios elétricos, como se fosse um passarinho, nas reclamações da Senhora AMPLA. Ele chora copiosamente porque a central de atendimento não fica na cidade pagode. E a da empresa de ônibus que ele fica com cara de paisagem, quando alguém reclama a onde fica? Engraçado! Tá com raivinha da AMPLA? Compra um gerador. Viu? Como é ruim não ter escolhas.
Até da assessoria imprensa da Ampla, ele reclama que fica em Niterói. Bem, se a sede da AMPLA fica em Niterói, ele queria que assessoria ficasse onde? Quer que AMPLA transfira a sede para PAGODE CITY? A AMPLA é incompetente, agora doida de fazer isso, aposto que não é.

Julio disse...

E por onde anda, o pastor Filadelfo?
Tá sumido! Não comenta mais nada!

Vitor disse...

Tenho um irmão advogado e que mora no Condomínio dos Pássaros que arrebentou o pneu num buraco desse na Estrada do Guriri, acho que não foi bem esse em questão e sim um antes, procurou logo quem processar e descobriu que a Estrada do Guriri é uma Rodovia Estadual, logo dificilmente a Prefeitura vai fazer algo, muito menos rotatória depois da confusão na Praia do Siqueira. Janio não tem que ir na Câmara dos Vereadores, como disse um leitor no outro tópico e sim direto na Câmara dos Deputados.

Filadelfo disse...

Sr Júlio, boa noite.
Há momentos em nossa vida, que nos entristecemos - não que eu deixe de estar alegre.Mas como posso me alegrar, vendo 1 povo ser vilipendiado nos seus direitos básicos e, não ter "ferramentas" legais para ajudá-los é muito frustante.Andei viajando comemorando os nossos 35 anos de casados.Não estou conformado e muito acomodado, mas é difícil, suportar esta situação.Abraços !!!

Vitor disse...

Só agora o sr. está triste, pastor Filadelfio? Nos últimos 8 anos anteriores o sr. estava feliz pelo povo ou porque fazia parte do governo? Tenho 36 anos, todos morados em Cabo Frio e NUNCA vi o povo deixar de ser "vilipendiado nos seus direitos básicos". Memória seletiva.

Julio disse...

E ai Pastor Filadelfo! Tudo Show? Ou só na paria? Levanta essa cabeça e olha para o horizonte.
Fica triste não. O povo quis assim, não é? O povo tem o que merece, uma pena que merecemos juntos. Se grande parte gosta de se afundar no raso e se sente livre, leve e solta dentro de um cubículo, quem somos nós para mudar, tudo isso. Eu quero mais que o mar pegue fogo, para comer peixe frito com limão. Quantos dias e quantas noites , já fiquei triste por não ter esperança de ver: o que deu certo, que nunca deu. Mas faça de cada dia, como se fosse anos, que daqui há dois anos e meio, tudo isso, com certeza irá acabar. Eu torço e espero.
TEMOS "FERRAMENTAS" SIM, senhor! As "ferramentas" são os nossos votos. Não adianta nada, votar e depois ficar reclamando. Tem que ter visão.
Aquele abraço e vamos que vamos!

Filadelfo Filho disse...

Sr Vítor, boa tarde.
Realmente estive 6 anos e 10 meses na administração anterior e, não foram poucos os embates que tive com aqueles que pensavam que o Serviço Público é a extensão de sua casa. Mostrei com aqueles que lidava diretamente, que pensar diferente e fazer diferente ainda é possível.sai porque tinha 1 compromisso com MM, que só ficaria na Prefeitura, até o meu retorno ao BNDES, o que se deu em 26/10/2011, tendo pedido a minha exoneração em 25/10/2011.Portanto, não me sinto responsabilizado ou partícipe "daquilo que o senhor acha que o povo tenha sido vilipendiado" na administração MM.Contudo, posso lhe deixar algumas perguntas para que o Senhor faça sua pesquisa:
Quais foram os valores dos Orçamentos nas seguintes Secretarias: Criança,Esportes,Assistência Social, Transportes,Ciência e Tecnologia, Educação,Cultura no ano de 2012? E quanto foi destinados para estas mesmas pastas no ano de 2014. Posso lhe responder com tranquilidade, que em pelo menos 2 Secretarias: Educação e Saúde, diminuíram, em relação a 2012.
Desejo e sonho sr Vítor, com uma cidade + igualitária, onde os nossos jovens possam vislumbrar futuro, onde tenhamos 1 Centro Universitário Público, 1 Centro de Convenções funcionando a pleno vapor, onde o Turismo seja uma das molas mestras de desenvolvimento da cidade e, que não fiquemos a mercê do petróleo.Esqueci de dizer-lhe que tenho 57 anos, com 2 filhos já "andando com os seus próprios pés", casado com a mesma mulher a 35 anos e tendo os meus direitos trabalhistas restaurados no BNDES, portanto, com 37 anos de serviços prestados e 42 anos de Carteira assinada. Mais, gostaria de deixar uma pergunta ao Sr Vítor: No auge dos seus 36 anos anos, o Sr já se engajou em alguma causa a favor dos menos favorecidos?
Quando estava na administração, anterior, ajudamos a reconstruir o Conselho Tutelar, ampliamos o mesmo para o 2º Distrito, à pedido da 24ª Subseção da OBA/RJ.DOBRAMOS os ganhos dos Conselheiros Tutelares, logo em nossa 1ª reunião em 2006.Revitalizamos à Secretaria da Criança e do Adolescentes. Restauramos o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA, Secretariamos 2 eleições para o Conselho Tutelares.Reerguemos à Comissão de Ética do CMDCA, onde pedimos à exoneração de 3 Conselheiros, sendo que 2 renunciaram antes do julgamento e, por último IMPUGNAMOS, alguns candidatos "espertos" em nossa última eleição do Conselho Tutelar. Encontra-se tudo isto em Ata da Instituição. Procurei fazer a minha parte, não me locopletando da função de confiança que exercia.Continuo sonhando, apesar de vislumbrar 1 horizonte bem cinza, pois não estou vendo políticas ditas públicas em nosso município. No futuro teremos que "colher" alguma coisa e o tempo dirá o quê.
Filadelfo Filho
Filadelfo

Anônimo disse...

Pastor esse vitor com certeza é alairzista.da confiança não ,ele não pode defender o indefensável .o governo anterior tinha muitos defeitos e erros ,mas fama de didator não tinho .só isto já basta .agora se quiser fazer comparações é muito novinho e vai ficar frustado e falando sozinho.e desse jeito wuem acompanha pessoas calculistas e que pensam só em seus intetesses .como conseguiu manipular a lei organica para que seu filho continuasse como presidente.esse governo e centralizador.por isdo esta tão perdido em sua razão .

Filadelfo disse...

Sr Anônimo, bom dia.
O problema não é ser "alairzista". O problema para mim, é quando é desconhecedor de fatos. Fatos estes, que me gerou 1 Processo, por fazer "campanha extemporânea", como ele disse a favor de MM, quando fiz 1 quadro sinóticos de melhorias, nas comparações de seus 14 anos de administração x 3 anos de administração MM. Só para lembrar alguns episódios, aqui reescrevo alguns:

1º) Quem fez o Café do Trabalhador, e quando da inauguração, disse de sua própria voz em discurso: "Marquinhos marcou 1 gol de placa"?
2º) Quantas escolas o sr Socialistas fez em 14 anos e MM em 04 anos?
3º) Quem foi que fez a passagem social a R$ 1,00?
Realmente o sr Vítor, não tenha idade e maturidade suficiente, muito menos memória, para lembrar-se, do "enterro simbólico" em plena Praça pública Porto Rocha de 1 Prefeito. Será que ele sabe o nome ?
4º) Será que ele sabe quantos meses de atrasos tinham os salários dos servidores de Cabo Frio e, como eram pagos os salários por Secretarias no antigo BANERJ do Canal Itajuru?
5º) Será que o sr Vítor sabe quantas casas foram alugadas para termos salas de aulas em nosso município?
Se o sr Vítor, tem somente, 36 anos ele nasceu em 1978. Foi à Escola em 1984 - por isso certamente não se lembrará de alguns episódios e, muito menos fez parte de alguma agremiação estudantil, lutando contra os "manipuladores" de sua época de estudante. Realmente ele não conheceu pela pouca idade - pois nasceu próximo ao "Regime de Exceção". Ele não viu à nas reportagens as agressões sofridas pelos trabalhadores. Ele não deve saber o que foi o DOI/CODI, DOPS, SNI. Portanto é jovem, que pode muito se quiser fazer em prol do seu semelhante. Não sei se o sr Vítor, já fez alguma coisa em prol das crianças da Boca do Mato, Jd. Peró, Célula Máter, do 2º Distrito, ou só ficou fazendo críticas, sem nunca ter trazido sugestões para minorar o sofrimento do seu semelhante.Sr Vítor, "enquanto à vida há esperança".Arregace as mangas e vá ao campo. Não deseje ser política, mas faça de sua uma política.Lembre-se, não é politicagem.Lute com as "armas decentes" que a democracia lhe oferece, e seja ÚTIL.
Filadelfo