terça-feira, 10 de junho de 2014

EDITORIAL - A boataria da dignidade.


A privataria tucana acabou tornando-se referencial de escândalo nacional, ao lado do mensalão petista. Embora saibamos que ambas as práticas (superfaturamento de privatizações e pagamentos mensais a parlamentares por votos em projetos governistas) não sejam novas nem exclusivas de ambos os partidos, o fato é que os acontecimentos viraram modelos do que muitas gestões são - mas não deveriam ser.

Em Cabo Frio, o processo da boataria é um exemplo. Padrão de governos em crise, ela é usada para, na falta de habilidade ou de possibilidade real de inflar candidaturas situacionistas - dado o lastimável estado da gestão municipal - denegrir ou prejudicar candidaturas da oposição.

Em alguns casos, até essa artimanha se torna rejeitada pela impossibilidade de convencimento. É o caso do deputado Janio Mendes (PDT), em relação ao qual governistas silenciam no que tange à criação de factóides, tendo, inclusive, o próprio prefeito ido a rádio local reconhecer que sua reeleição é praticamente certa.

No caso do ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Marquinho Mendes (PMDB), o jogo é outro. Sem mandato, e crescente nas pesquisas em todas as cidades da região, chegando a liderar algumas, bem como empatado tecnicamente com um dos pré-candidatos a federal do governo, Marquinho conta com um histórico de embate jurídico contra o atual prefeito, o que torna sedutora a tentação da criação de boatos sobre sua inelegibilidade. Como a boataria, nesse sentido, já "colou" em outros processos eleitorais, a repetição da artimanha busca desestabilizar a crescente adesão ao nome de Marquinho, aliado ao de Janio.

É claro que isso é ruim, e diferente do que se espera do embate político baseado em propostas e articulações. Por outro lado, o povo já anda acostumado à boataria da "dignidade". Ela é simplesmente a prova inequívoca do desespero e da constatação da derrocada da situação, em prol do avanço da oposição na cidade, ao ponto do boato ser proclamado num dia e flexibilizado no outro. "Não é bem assim". E não é assim mesmo. 

A oposição em Cabo Frio segue com duas pré-candidaturas, uma a federal, outra a estadual, sólidas e articuladas, sem problemas jurídicos para se tornarem efetivas após as convenções partidárias. É claro que isso apavora. E a boataria, no final das contas, longe de ser uma estratégia dos espertos, torna-se apenas, nesse caso, a prova inconteste da incompetência dos ingênuos.

Bom dia!


8 comentários:

Julio disse...

"A VERDADE É QUE A OPOSIÇÃO ( MM / JM ), MORREM DE INVEJA DA BRILHANTE ADMINISTRAÇÃO DO SR PREFEITO ALAIR CORREA..." Pérola de um anônimo no blog no dia 09/06/2014.
E as minhas sobrinhas de 04 anos deitam e rolam no chão de tanto rir.
Mas Alairzista, parece vara de salto em altura: enverga, mais é difícil de quebrar.

E MM está ou não inelegível?

Julio disse...

Rafael, olha o recalque. Oh, eu quero morrer pobre, se fui eu que falei.... Mas um chassi, com motor velho me contou: que você está muito triste, não se alimenta direito e sequer consegue dormir. Tudo isso, porque não foi convidado para contar a história da cidade, para funcionários de uma empresa de ônibus(NOME PRESERVADO - quero ver quem advinha, o nome!?)em uma famosa cidade da Região dos Lagos.

Julio disse...

Que bonito é
os usuários pendurando
A paciência esgotando
Vendo o povo balançar
Que bonito é
A coluna requebrando
Os pescoços se jogando
uma espera de lascar

Agora é sério!

Que bonito é
As bandeiras tremulando
A torcida delirando
Vendo a rede balançar
Que bonito é
A mulata requebrando
Os tambores repicando
uma escola desfilar

Preparem as chuteiras rapaziadas, porque deu no programa da Iva Maria, que a "nossa FIFA", que está mais para PIFA, a Dona Salineira vai realizar: uma Copa de futebol na Arena-Favela Multiuso Correão, o mostrengo da Avenida Joaquim Nogueira. Na disputa estudantes das escolas da cidade. Enquanto isso, os bancos dos ônibus estão no "campeonato da sujeira," para ver o mais sujo.

E não precisa pagar, pelo "jaba".É Grátis! É só limpar os ônibus que está bom!

Anônimo disse...

Sr Júlio... Governo brilhante de onde?? não sou eleitor do município de cabo frio, mas qualquer pessoa que não entende de política sabe que ta uma verdadeira "M" esse governo. Brilhante deve ta seu bolso ne?

Anônimo disse...

A capacidade de ler é confundida com a capacidade de decifrar sinais gráficos...a prova disso está no comentário que o anônimo fez, referente ao Sr Júlio...fala sério !!!!!!!!...o cara escreveu entre aspas, e como se não bastasse, esclareceu que a pérola foi escrita por um baba ovo do peruquento, e apesar de tudo isso esse anônimo não conseguiu entender?????...meus sais !!!!!!!!!

Julio disse...

Anônimo,do dia 10/06/2014 das 13:35, o brilhante não está no meu bolso, mas deve estar no seus neurônios. Sabe ler, não? Me poupe!

Anônimo disse...

NOSSA, PESSOAL DIFÍCIL DE ENTENDER AS COISAS, FALA SÉRIO! RS RS RS
MAS POR FALAR NESSA TAL DONA SALINEIRA, IMAGINEM QUE A MESMA PAROU DIVERSAS LINHAS DE ÔNIBUS, INCLUSIVE A DE NÚMERO 303 (JD. CAIÇARA), DURANTE O JOGO DO BRASIL ONTEM, DIA 12/06. NÃO SE PREOCUPARAM QUE MUITA GENTE TRABALHA EM SETORES ESSENCIAIS E QUE NÃO PODEM PARAR E QUE DEVERIAM ESTAR EM SEUS LOCAIS DE TRABALHO NO HORÁRIO CORRETO PARA NÃO RECEBEREM FALTA OU SEREM CHAMADOS A ATENÇÃO. CHOVENDO E SEM ÔNIBUS PARA CHEGAR AO TRABALHO. MEIO DE TRANSPORTE COLETIVO É CONSIDERADO UM SERVIÇO ESSENCIAL PORTANTO NÃO PODE PARAR DURANTE UMA PARTIDA DE FUTEBOL. MAS PARA A DONA SALINEIRA, O POVO QUE SE DANE NÃO É! FICA O APELO PARA QUE A DONA SALINEIRA NÃO FAÇA MAIS ISSO, PARA QUE TENHA MAIS RESPEITO COM SEUS USUÁRIOS, INCLUSIVE NO QUE DIZ RESPEITO À QUALIDADE DE SEUS FUNCIONÁRIOS QUE CAIU MUITO NOS ÚLTIMOS TEMPOS, NUNCA FOI UMA MARAVILHA, MAS AGORA ESTÁ TERRÍVEL, MAL EDUCADOS, GROSSEIROS, PARECE QUE ESTÃO CARREGANDO "CARGA BRUTA" E NÃO GENTE! RAFAEL, POR FAVOR, DÁ UM DESTAQUE A ESSA QUESTÃO DA SALINEIRA PORQUE A COISA ESTÁ FEIA.

Julio disse...

Anônimo das 22:23, uma vez fui pegar um ônibus e por sorte cheguei mais cedo no ponto(emCabo Frio espera ônibus dentro de casa), ai perguntei ao motorista, porque estava passando fora do horário, sabe o que ele me disse: "hoje tá passando mais cedo, porque não teve aula". Eu falei: - eu não sabia, que ônibus em Cano Frio estudava. Mas como é um PAGODE, tá valendo! Então, a DONA SALINEIRA, pensa que só se estuda nessa porcaria de cidade. Trabalhos e compromissos não existem, para essa PÉSSIMA empresa de ônibus. HORRÍVEL!
Sem contar; o "toque de recolher" dos ônibus de muitas linhas municipais. Ainda nem "Zerou" o relógio temos que pagar R$4,00, nos CASCÕES das linhas intermunicipais e andar um pedação a pé. Ela Manda pra Ca...rvalho!