segunda-feira, 19 de maio de 2014

EDITORIAL – A verdade mora ao lado.


Temos acompanhado pelo nosso blog a realidade política de algumas cidades da nossa região. Entretanto, é inegável que nosso foco maior é Cabo Frio. Por outro lado, observar com mais afinco as realidades de cidades vizinhas pode ser a chave e o exemplo de como proceder na nossa própria municipalidade, através de uma análise em paralelos e comparações.

Se Araruama tem se embrenhado por uma só questão – a suspensão do mandato do prefeito Miguel Jeovani – Búzios e Cabo Frio parecem ter semelhanças maiores em seus escândalos e estados grotescos de administrações públicas. E a primeira é exatamente esta oposição a Araruama: temos diversos problemas, crises e casos de ilegalidade, em diferentes áreas e níveis políticos. Não há, em Cabo Frio e em Búzios, uma grande porta podre de poder, mas uma infinidade de portas, janelas e telhados (de vidro) – há uma casa inteira pronta para ser derrubada, sozinha ou com ajuda de alguém de fora, que passa pela rua e sente pena do povo que mora nela.

Em Búzios, temos problemas com a transparência nas publicações; nas licitações; no orçamento. Temos problemas no Boletim Oficial; na educação – da merenda aos servidores – na saúde. De mãos dadas com o Legislativo (à exceção dos bravos Felipe Lopes e Gugu de Nair), o Executivo buziano aprova leis ilegais e decretos inconstitucionais.

Em Cabo Frio, temos problemas do governo com o Fundeb; com as licitações de merenda escolar e sua compra emergencial (ambos já encaminhados ao Ministério Público); perseguição de servidores concursados e contratados; mistura do público e do privado, gastos em obras faraônicas centrais de valor suspeito contra ausência de investimentos na periferia; um turismo predatório e desprovido de regras; achatamento dos salários dos contratados; cortes de horas-extras, entre outras muitas mazelas.

A partir de hoje, nosso blog fará uma conexão mais estreita e direta com Búzios. Não para esquecer Cabo Frio, mas ao contrário, para buscar aprender e dialogar com a oposição de lá na direção da busca das ferramentas mais concretas e objetivas para se fazer justiça contra governos que não a respeitam. Assim, teremos em vista apenas o cumprimento sagaz da lei e dos direitos da população.

Isso porque acreditamos que somente uma região unida e forte na fiscalização do poder público pode caminhar a passos largos na direção do sucesso e da satisfação da vontade popular.

Alargando nossa visão e nossa integração pela região, queremos iniciar uma nova fase também desta nossa militância. Por que escrever, denunciar e divulgar tem sido decisivo. Mas agir, e em conjunto, há de ser ainda mais importante para um povo que deseja ver resultados para além das palavras. As injustiças já tiveram tempo demais para caminhar por estas bandas. Chegou a hora de tolher suas andanças.

Bom dia!

7 comentários:

Julio disse...

Bom dia!

Cara, que fase! Parece até que o ex-prefeito Marquinho mandou uns urubus que estão circulando em volta da sua(dele) cabeça pra cima da minha. Sai pra lá! Tudo dando errado. Que penitência. Pareço prestador de serviço, querendo receber da prefeitura. Primeiro: o meu smartphone caiu no vaso,após um mui amigo, acrescentar o sobrenome de politico ao meu nome. Agora estarei afastado dos blogs, porque o meu notebook deu atual administração municipal de Cabo Frio. Ou seja, está travado e sem expectativa de melhoras.

Bom dia!

Anônimo disse...

Esqueceu de analisar SPA pq mestre?

Anônimo disse...

Professor, nos meus mais de sessenta anos de vida, cheguei a seguinte conclusão, em Cabo Frio apesar das diferenças de ocasião e épocas fiz uma relação dos melhores prefeitos nos últimos quarenta anos, pela ordem:
1 Doutor Hermes Barcelos
2 José Bonifácio
3 Antônio Castro
4 Otime Cardoso dos Santos
5 Marcos da Rocha Mendes
6 Ivo Saldanha
7 Alair Corrêa
Claro que os dois últimos prefeitos administraram a cidade com os cofres cheios, mais deixaram a cidade ingovernável, um rombo nas contas públicas, mais a saúde financeiros dos parentes, assessores, laranjas, amantes, namoradas (os) estão muito bem.

Anônimo disse...

Rafael, o caso das "supostas assinaturas falsificadas" está sendo acompanhado??????? Depois de ter visto umas "certas" fotos publicadas em blogs da cidade, não estranharia se o caso andasse a passo de cágado, ou, quem sabe, a passo de cágado paraplégico...vc tem alguma notícia a respeito???...será que a OAB tb perdeu o interesse??????? por favor, gostaria que vc se manifestasse a esse respeito.

Rafael Peçanha disse...

Amigo, sobre São Pedro da Aldeia, o nosso interesse é específico sempre por Cabo Frio, mas em relação a Búzios, por possuirmos lá relações pessoais e políticas em evolução, faremos uma parceria, até por considerar - isso é uma opinião minha - Cabo Frio e Búzios os governos mais críticos da região. Isso não impede, claro, de tratarmos da política aldeense. Qualquer um que possuir reclamações ou informações pode nos passar, e daremos visibilidade com clareza. Um abraço!

Rafael Peçanha disse...

Caro amigo, o caso das assinaturas não ficou esquecido. Nosso aparente silêncio diz respeito apenas ao uso do tempo de fala para trabalhar em prol de novas ações que aparecerão em breve no que tange a este caso. Fique tranquilo, não será esquecido. Um abraço e obrigado pelo contato.

Julio disse...

Arrumei um patrocínio que deu um jeito no meu not e estou de volta.

Anônimo joga no Google. Parece que você errou de blog. Quem "avalia" SPA é outro blog.