quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dicas de Saúde e Esporte


 
TREINAMENTO FUNCIONAL NA TERCEIRA IDADE (MELHOR IDADE)

Bruno Moraes* 

Primeiramente quero agradecer ao grande amigo e conselheiro Rafael Peçanha pela oportunidade de compartilhar com todos os seguidores do blog algumas dicas de saúde, esporte e eventos então na primeira matéria vamos explicar um pouco sobre o treinamento físico na velhice; O envelhecimento é um fenômeno natural, e está habitualmente ligado a perda de força, queda da resistência, diminuição da coordenação e principalmente perda do domínio corporal. O conforto da vida moderna contribui com tudo isto,  sem contar a maturação física que, com o passar do tempo, impede que movimentos que antes eram corriqueiros passem a ser mais difíceis e menos explorados . A boa notícia é que o treinamento funcional pode ser um verdadeiro parceiro dos idosos, pois visa desenvolver as qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia como força, resistência, equilíbrio, os atos de sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc.

Mais do que ajudar quem está na terceira idade a manter a forma, o treino funcional é saúde e contribui para que quem esteja nesta fase seja capaz de realizar as atividades físicas que sempre realizou. Esta modalidade de treino diminui o risco de lesões, além de dar um preparo extra para o idoso subir escadas, se abaixar com facilidade, ou simplesmente jogar futebol com os amigos no final de semana. 

Desta forma, os praticantes de treinos funcionais se tornam capazes de manter suas rotinas tradicionais, desenvolvendo as atividades que sempre praticavam, mas com o chegar da idade sentiam dificuldade e, portanto, percebem grande melhora na sua qualidade de vida.  O treino funcional requer movimentos muito precisos e com um determinado nível de força para que possa prevenir lesões. Por isso, é fundamental que o treino funcional seja acompanhado de um Personal Trainer que além de desenvolver a rotina necessária para seu objetivo, vai motivar o aluno, ajudando o mesmo a atingir sua melhor performance em cada exercício.

O personal deixa de ser somente o profissional que irá acompanhar o treinamento, ele assume o papel de motivador, que te conduzirá aos seus objetivos, puxando você para o limite, para a melhor performance que seu corpo pode render, e mais do que forma física, isto irá refletir em saúde, disposição e melhora nas demais atividades que pratica no seu dia a dia.Quero agradecer a todos os alunos e amigos que acreditam no nosso trabalho de atividade física desenvolvido há muitos anos nas comunidades

Envie seu email com dúvidas ou curiosidades:                                       brunodiretor@academiagenesis.com.br


*FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA(CREF 028512-RJ), CURSANDO PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E MARKETING ESPORTIVO NA UGF-RJ, SÓCIO-DIRETOR NA ACADEMIA GÊNESIS EM TAMOIOS,COORDENADOR DE PROJETOS ESPORTIVOS  SOCIAIS E POSSUI VASTA EXPERIÊNCIA EM GESTÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS ESPORTIVOS INCLUSIVE COM ATUAÇÃO NA COORDENAÇÃO DO GRANDE GINASIUM STORIL-LISBOA PORTUGAL .


2 comentários:

Julio disse...

Quem também precisa fazer o treinamento funcional são : os idosos que não tem o "expansivo" cartão de Gratuidade de passagem na minha linda cidade, que não respeitam a leis - Leis -,que Leis?
Tem que se preparar para o "pole dance", nos atrasados "ônibus novos" da "Carminha" do Jardim Excelsior.

ALEXREP disse...

Parabéns ao Bruno, ao Rafael e aos leitores do blog,por essa excelente iniciativa.