segunda-feira, 9 de julho de 2012

Migalhas...

Velhos conhecidos
Há candidaturas nesta eleição que alimentam o sonho do retorno ao poder de ex-secretários, ex-prefeitos e ex-vereadores. A possibilidade é clara de um plantel de pessoas que outrora ocuparam cargos e nada fizeram pela cidade. Uma verdadeira Gente do Passado.

Insegurança e olhos
No entanto, candidatos inicialmente com contas rejeitadas deixam as eleições com climas de incertezas e inseguranças. Teve muita gente buscando “colar” em candidatos na berlinda eleitoral, formando verdadeiras Frentes da Impugnação. Esses tipos de candidaturas já preparam o “plano B”, caso não possam lançar seus nomes. Há quem já tenha escolhido um nome da família para fazer o papel no caso de problemas. Tem sentido. Filho de peixe...

Novos tempos
Com a decisão do STF a favor do PSD, o TSE precisa recalcular o tempo de tv de todos os partidos. O tribunal ainda não se pronunciou oficialmente sobre os novos números, mas o Escritório de AdvocaciaAbdon Marinho e Associados baseou-se na legislação eleitoral para realizar um cálculo não-oficial do novo quadro, que você vê abaixo:

Perdas
Como se vê, DEM, PR e PPS foram os partidos que mais perderam parlamentares (e,consequentemente, tempo de TV) para o PSD. Foram 17 mandatários que largaram o Democratas e 4 de cada um das outras duas legendas citadas. A tabela acima diz respeito apenas ao tempo proporcional, ou seja: deve-se somar 20'68'' para se obter o tempo total de cada legenda.

E as coligações?
A questão do PTN ainda gera insegurança no que se refere às coligações em Cabo Frio, já que a legenda está registrada nos dois arcos de alianças – de Janio e de Alair. Assim, com base na tabela abaixo, realizaremos um cálculo de tempo de TV a partir dos partidos registrados no TSE como pertencentes aos dois lados, isto é, considerando o PTN, por enquanto, nas duas alianças:
 
 
JANIO - PDT / PT / PMDB / PSL / PTN / PPS / PSDC / PRTB / PMN / PSB / PV / PPL / PT do B – 14MIN 35SEG
 
 
ALAIR - PRB / PP / PTB / PTN / PSC / PR / DEM / PHS / PTC / PRP / PSDB / PSD / PC do B – 15MIN 15SEG
 
 
Conclusão
A diferença entre os tempos de TV dos dois candidatos será de aproximadamente 40 segundos. Um ficará com 13 partidos e outro com 12, dependendo da decisão sobre o PTN, que tende para o lado de Janio. Caso o resultado se confirme, a distância de TV entre os dois candidatos passaria a ser de aproximadamente 19 segundos apenas.

A divisão da oposição carioca
A capital fluminense terá nada mais nada menos do que 7 candidaturas de oposição. Alguns nomes vêm apenas com seus próprios partidos, sem coligações, como Aspásia (PV), Marcelo Freixo (PSOL) e Otávio Leite (PSDB). Eduardo Paes resolveu ir para a praia e volta 8 de outubro só para comemorar.

A divisão da oposição carioca II
Freixo era o grande nome para unir a oposição a Paes, mas as dificuldades do PSOL em se coligar com outras legendas, devido a determinações nacionais, afundou o processo. Lá, a eleição já está decidida.

Listas e medos
Não deveria causar problemas a divulgação de nomes que constam em lista de inelegíveis do TCE-RJ, afinal, cabe recurso, e, nas eleições passadas, candidatos inicialmente impugnados conseguiram se candidatar e até vencer eleições.


Finalizando
Cabo Frio terá 340 candidatos a vereador em 2012. Se contar mesmo com o PTN, o arco de alianças de Janio terá o maior número de postulantes à Câmara, com 204 candidatos, deixando 136 para Alair.


O CNPJ faz esquentar
As candidaturas aguardam apenas a saída do CNPJ para colocarem o bloco na rua. Aí a campanha começa de verdade. Ainda faltam uns cinco dias para a maioria.



O dia de Janio
Janio Mendes (PDT) não parou no fim de semana. Compareceu à feijoada do Movimento Abrace o Convento, se reuniu com lideranças em Tamoios, participou de reunião em São Jacinto e passou pelo Mercado Sebastião Lan acompanhado da militância.

PV muda de lado
Em Saquarema, o PV deixou o apoio ao oposicionista Pedro Ricardo (PRB) e resolveram apoiar a reeleição de Franciane Motta, mulher do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Melo - ambos do PMDB. A decisão veio de intervenção da executiva regional. Essa é a segunda perda de Ricardo, já que o PSDB o havia deixado na semana anterior. Agora, Pedro tem o apoio do PR, DEM, PTdoB e PHS.
 
 
Nome difícil quer polarizar em Campos
Odete Rocha (PCdoB) deixou a candidatura à Prefeitura de Campos e vai apoiar Makhoul Moussallem (PT). O petista soma vários apoios obtidos nos últimos dias para polarizar com Rosinha (PR), mas Roberto Henrriques (PSD) pode atrapalhar o processo e dividir os votos da oposição, deixando a família Garotinho mais feliz.

Parókia com feijão
5 de agosto é dia de Feijoada do Bloco Parókia, na Sociedade Musical Santa Helena. Motivo: 45 anos de fundação de um dos blocos mais tradicionais da região dos lagos e um patrimônio de Cabo Frio.

Um comentário:

Claudio disse...

Caro Rafael,

Novamente o seu cálculo de tempo de TV está equivocado.O PSOL tem 3min. e trinta e três segundos pelos 10 minutos igualitários e mais 7 segundos pelo proporcional, totalizando 3:40 minutos, logo, tanto Janio quanto Alair tem um pouco menos de tempo que o relatado no post.
Claudio Leitão.