sexta-feira, 6 de julho de 2012

Migalhas...

Deu ruim?
O grupo político do ex-prefeito comemorou a intervenção articulada por seu cabeça de chapa sobre o PTN de Cabo Frio, mas, ao que parece, a decisão foi derrubada e a legenda foi registrada ontem no TRE na coligação de Janio Mendes (PDT). O presidente Pelinha era só alegria. Cabe recurso, claro.

Estranha alegria
É estranho observar que o tal grupo comemora a atitude coronelista de intervir na direção municipal de um partido para forçá-lo a estar a seu lado. Resquícios de um passado ditatorial.

Deu ruim também?
O mesmo grupo comemorava o “racha” no PMDB de Cabo Frio quando o presidente municipal Bernardo Ariston emitia uma nota (mais uma) de apoio a Janio (PDT) no facebook, desmentindo os boatos propositalmente implantados na cidade. Teve até doutor precisando de remédio para o coração...


Velha oligarquia
O esquema da central de boatos é tática deste velho grupo político desde os anos 80, quando bastava juntar 3 desocupados na Praça Porto Rocha para fazer uma mentira colar. Não dá mais.

Processo santo
Um conhecido religioso da cidade já está entrando com uma ação judicial contra um cidadão que, na sua opinião, anda sendo ofensivo com sua pessoa nas redes sociais. Lá vem polêmica.

40 mil empregos
Janio Mendes (PDT - FOTO) disse ontem, em mais uma reunião lotada na Associação Atlética Cabofriense, que vai gerar para Cabo Frio 40 mil empregos em quatro anos com o Complexo Logístico, o Complexo Industrial e o Complexo Hoteleiro. A meta é essa mesma: 10 mil empregos anuais. Corajoso o menino.

Água para Tamoios
Junto ao Prefeito Marquinho Mendes, Janio concluiu as negociações para que Tamoios receba instalação da tubulação de água em sua faixa de domínio. Faltava apenas a licença do DER, obtida ontem, o que permite que, imediatamente, a Prolagos possa levar água do sistema Juturnaiba aos moradores da localidade.


Bernardo é o termômetro
O presidente municipal do PMDB, Bernardo Ariston (FOTO), tem sido o termômetro dos “independentes”: quando surgem os boatos de que passou para outro lado, é elogiado; quando reafirma seu apoio a Janio Mendes (PDT) é criticado. Isso sim é imparcialidade...

Búzios polarizado?
Ao que parece, o enfrentamento eleitoral buziano será mesmo entre Mirinho Braga (PDT) e seu vice Alexandre Martins (PMDB) contra Evandro (PR) e seu vice Octávio Rajagabaglia (PSL). Há quem diga que Octávio procurou o grupo de Mirinho antes de fechar com o candidato do PR. Como a rejeição do rapaz era grande, os pedetistas preferiram tê-lo do lado de lá. Pois é.

O candidato do Garotinho
O blogueiro Ricardo Gama (FOTO) será candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo...PR, partido de Garotinho. Entendi.

Rodolpho fala
O presidente do Grupo Iguais Rodolpho Campbell emitiu carta aberta à população explicando os elogios feitos ao recente discurso da candidata à vice-prefeita Rute Schuindt. Explica-se: Rodolpho foi questionado por membros do grupo político do antigo prefeito da cidade simplesmente porque emitiu sua opinião pessoal, sem vinculações políticas. Período eleitoral é assim: as pessoas esquecem que há gente diferentes delas, que pensam a sociedade acima de partidos e nomes. Faz parte.

Cenário favorece
O cenário eleitoral de Cabo Frio favorece a visualização do confronto entre passado e futuro; entre tradição e modernidade; entre coronelismo urbano e gestão progressista. É o medo do passado contra a aposta no futuro.

Os esculachados
A Frente do Passado anda animada. Depois de serem humilhados publicamente com apelidos e insultos pelo prefeito antigo, os esculachados resolveram apoiá-lo. Há algo por trás disso ou é apenas falta de amor próprio?

Tamoyo campeão
O Tamoyo Esporte Clube (FOTO) conquistou o título da Super Liga Futsal Rio, um dos maiores títulos em nível estadual. A vitória foi sobre o  poderoso Teresópolis, campeão diversas vezes nos últimos anos

E a ética ?
Alguns vereadores perderam mesmo o senso de ética na campanha municipal. Mal começou o pleito, um certo presidente de Câmara subiu à tribuna para fazer um discurso amedrontador sobre a volta de um antigo prefeito, que hoje defende, após ter dirigido a eles insultos pessoais sobre sua família. Perderam a estribeiras.

Quinta da correria
Ontem foi dia de correria no cartório eleitoral de Cabo Frio, já que o prazo para registros de candidaturas e coligações se encerrava às 19h. Ao final, tudo certo.

Panorama final
O panorama dos partidos e coligações não se alterou dentro das últimas construções políticas. Em breve, divulgaremos as legendas, as coligações e o tempo de TV de cada candidato em Cabo Frio. Publicamos neste blog uma errata sobre o tempo de TV do PSOL que já serve como base para a postagem futura acerca do tema.

E o coordenador?
Muito se diz sobre o nome do coordenador da campanha de Janio Mendes. Há quem diga que o candidato quer mesmo é fazer mistério. Que nada. Só não há pressa...

Inveja
Tem gente com inveja da reunião sobre o tema “cultura” realizada recentemente por um candidato de Cabo Frio. O medo está mesmo na unidade entre diferentes correntes da ação cultural da cidade em prol de um projeto. Para que chorar mágoas gente. É só trabalhar e fazer melhor.

Começou?
Oficialmente, começou a campanha eleitoral. Entretanto, carros de som, bandeiras, adesivos e qualquer material só pode ir para a rua com o CNPJ da campanha, que só é emitido entre 4 e 7 dias após o registro da candidatura. Como a maioria dos candidatos concluiu seu registro ontem, teremos de esperar um pouco para ver as campanhas nas ruas.

Fiscalização
O eleitorado deve ficar atento aos materiais de campanha sem CNPJ. Tal veiculação é crime eleitoral. Olho vivo!

Um comentário:

Carlos Sepúlveda disse...

Caro Rafael
tive a honra de comparecer à reunião da Cultura e tive a melhor das impressões. Ninguém impôs nada a ninguém. Falamos de utopias e de futuro. Nossa missão é cultivar desertos, como um pomar às avessas para que todos possam provar dos frutos da árvore da fraternidade. Dividimos juntos o pão da esperança. Um abraço.