sexta-feira, 6 de julho de 2012

Carta aberta à população

Diante da recente polêmica envolvendo a comunidade LGBT de Cabo Frio, depois que a candidata a vice-prefeita Ruth Shuindt (PDT) fez um discurso contra homofobia, nós do Grupo Iguais nos sentimos impingidos a nos pronunciar.

O Partido Democrático dos Trabalhadores num passado recente cometeu falhas que mancharam a história democrática e progressista do partido fundado pelo grande líder esquerdista, Leonel Brizola. Portanto, logo que tomarmos conhecimento do discurso, entendeu-se que a atitude foi uma forma delicada de tentar redimir um erro cometido, e nada melhor que uma mulher, representante da Assembléia de Deus, para retificar esse erro.

Para nós homossexuais, especialmente os militantes, esse episódio serviu para trazer à luz do debate político a importância de respeitar cada segmento social. Muito constrangimento seria poupado, mas nunca é tarde para se convencer mais um coração sobre os malefícios do preconceito, e principalmente, a homofobia.

Por este motivo, queremos parabenizar a população cabofriense que amadureceu significativamente nos últimos anos no que diz respeito aos Direitos Humanos e respeito à diversidade. Uma luta iniciada há quase 10 anos. Quando junto com outros representantes a jornalista Renata Cristiane, nossa antiga presidenta, deu início a esse movimento. No passado os líderes políticos e candidatos renegavam o movimento homossexual por entender que afastariam os eleitores religiosos mais conservadores. Mas no panorama atual das eleições de 2012 tornou-se um divisor de águas para a comunidade LGBT. Finalmente, pelo menos na nossa Cabo Frio, os líderes evangélicos e católicos entenderam que uma sociedade justa, deve respeitar as diferenças.

O Grupo Iguais, desde a sua fundação, até os dias atuais, teve por princípios realizar um trabalho digno e coerente que vem a cada dia convencendo a população de nossa cidade, que apesar de nossas diferenças, somo todos "Iguais". Buscamos tão somente auxiliar de maneira positiva para a união do nosso povo e o desenvolvimento da cidadania de forma geral. Basta de homofobia, de racismo, de machismo, de classismo, de xenofobia e toda e qualquer forma de discriminação.

Obedecendo esses princípios, para o bem estar do processo democrático, achamos oportuno abrir nossas portas, corações e mentes para contribuir com todos os candidatos interessados que queiram saber sobre nossas demandas e quais compromissos poderão assumir conosco.

Recentemente inauguramos um espaço físico, onde estamos oferecendo diversos serviços sociais a toda comunidade e deixamos desde já aberto para receber a todos os interessados a dar sua contribuição a nossa luta social.

Por fim, salientamos que este é um momento histórico, em que os homossexuais deixam o submundo das esferas políticas para protagonizar a cena e mostrar que nosso voto, tem sim valor.

Agradecemos a atenção,
                                               

Rodolpho Campbell
Presidente

Grupo Iguais

CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO E INCLUSÃO SOCIAL
CNPJ: 09.014.740/0001-51
Telefones: (22)2645-2023 ou (22)9945-5872
Titulo de Utilidade Pública Municipal LEI 2133/2008.
Membro da Rede LGBT do Interior Fluminense,
Membro do Conselho Estadual de Políticas Públicas para LGBTs,
Filiado à ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgeneros),
Coordenador Nacional da Região Sudeste da ARTGAY (Articulação Brasileira de Gays),
Filiado à ILGA ( International Lesbian, Gay, Bissexual, Trans and Intersex Asociation),
Filiado a ABRAT-GLS ( Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes), 
Filiado à ILGTA (International Gay & Lesbian Travel Association), 
Filiado à ABL (Articulação Brasileira de Lésbicas) e ao Fórum LGBT Fluminense.

Nenhum comentário: