sábado, 10 de dezembro de 2011

Nossos Deputados (uma continuação não autorizada)



Publicado no Jornal Folha dos Lagos em 10 de dezembro de 2011.

Prosseguindo a reflexão do jornalista Renato Silveira, publicada na semana passada, acerca dos Deputados que representam e representaram nossa cidade, cabe estabelecer um recorte arbitrário (isto é, de acordo com a posição pessoal deste que aqui escreve), salientando a recente notícia da aprovação de 51 emendas propostas pelo Deputado Estadual Janio Mendes ao orçamento do estado do Rio de Janeiro para 2012. O número coroa o bom trabalho apresentado pelo parlamentar em seu primeiro ano no mandato.

Janio já vinha se destacando como Deputado presente e atuante na Alerj, o que lhe valeu o reconhecimento de programas televisivos de rede nacional e sua presença na lista dos melhores Deputados da Assembleia fluminense, divulgada pelo Portal TV Prefeito.com. A atuação pífia da grande maioria dos representantes da cidade, no passado da Casa, colocava Janio em situação ainda mais confortável – sua simples presença nas Sessões; o fato de discursar em todas elas; e projetos de lei voltados para o povo de Cabo Frio, já o colocavam, sem esforço, acima dos mesmos.

Mas faltava uma ação de impacto direto na vida financeira, social e cultural da população da Região dos Lagos, especialmente de Cabo Frio. Faltava mostrar poder de fogo de forma prática e concreta, influenciando o dia-a-dia do cabofriense.

Isso aconteceu de fato. De acordo com as emendas aprovadas, Cabo Frio receberá, do Governo do Estado, em 2012, duas ambulâncias com UTI móvel; um mamógrafo; uma casa de acolhimento e proteção à mulher vítima de violência doméstica; uma Escola Estadual de Pesca; a implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto (em Tamoios); a pavimentação da tão sonhada (e prometida) Estrada da Integração (Jardim Esperança-Tamoios); uma unidade da FAETEC; uma casa de apoio aos jovens infratores; um museu arqueológico; a estruturação e demarcação do Parque da Boca da Barra; drenagem e pavimentação em Tamoios; a recuperação do asfalto da estrada para Arraial do Cabo; a reforma da Escola Estadual Cordelino Teixeira Paulo (Peró); a reforma do DPO de Unamar; veículo para transporte de alunos da APAE; a estruturação e demarcação da APA do Pau Brasil. Tudo isso sem falar das outras cidades da região, também contempladas, sendo impossível, nesses espaço, abordar a totalidade dos assuntos das emendas.

Agora, além de presente, dedicado e atuante, Janio tem resultados concretos e relevantes para mostrar. Independente, assim, de questões partidárias, eleitorais (ou eleitoreiras) e políticas, é forçoso reconhecer, sob pena de se cair em descrédito diante do óbvio, que Janio é, de fato, como afirmou Renato Silveira o melhor Deputado que Cabo Frio já teve – não só porque os anteriores foram, via de regra, inoperantes, mas porque o pedetista tem trabalho de verdade para mostrar, melhorando a vida do povo da cidade e da região.

Nenhum comentário: