sábado, 3 de dezembro de 2011

Migalhas...

Novo Bispo
Ao aceitar a renúncia de Dom Alano, de 76 anos, o Papa Bento XVI nomeou, como Arcebispo de Niterói, o então Bispo de Duque de Caxias, Dom José (FOTO), de 55 anos. É possível que, a partir de agora, novos ares, ventilados a partir da juventude e da realidade social da Baixada Fluminenses, soprem por aqui.

Lupi fica
Dilma pediu, a Comissão de Ética mandou exonerar, mas a Presidenta não se convenceu – o Ministro do Trabalho Carlos Lupi fica no cargo. Para Dilma, faltam elementos concretos para colocar a cabeça do pedetista na bandeja de prata que já condenou vários nomes de seu governo.

Denuncismo
Com a atitude, Dilma vira o jogo e mostra que não basta apresentar denúncias contra um membro de seu governo para que ele seja mandado embora. Um freio na onda de denuncismo é colocado e Dilma reforça que não vai cair no golpe da oposição, que se baseia em se aproveitar da rigidez de Dilma no que se refere à conduta em suas pastas.

Falecimento
Faleceu na quinta-feira a mãe de Marilene Aguiar, ex-Conselheira Tutelar, esposa do Diácono Arildo Aguiar. Nossos pêsames a ela e a toda a família.

AVC

Quem teve um AVC na quinta-feira foi a valorosa Cici, mãe de Juliano Feital, apresentador da Rádio Ave Maria FM. A moça passa bem enquanto se recupera do susto.

Renato Silveira

O jornalista Renato Silveira estampou na Folha dos Lagos de sexta-feira seus elogios ao Deputado Estadual Janio Mendes (PDT), considerado por ele “o melhor Deputado que Cabo Frio já teve”. Teve gente tendo crise de pelanca quando leu a nota. Janio Mendes, enquanto isso, segue tranqüilo seu trabalho na Alerj e em Cabo Frio. Hoje é dia de caminhada. Afinal, enquanto uns falam, outros trabalham.

Agenda
Neste sábado, Janio fiscaliza a Câmara Itinerante, no Jardim Esperança e participa da Confraternização do PHS de Cabo Frio. Amanhã prestigia confraternizações de pré-candidatos e na segunda-feira tem Reunião da Associação de Moradores com a Prolagos e o INEA, no Ginásio Poliesportivo de Tamoios.

Janio trabalha
E Janio (FOTO) trabalha mesmo: nesta semana, o Deputado conseguiu um recorde histórico – aprovou 51 emendas de sua autoria e 23 Janio de sua coautoria para o Orçamento estadual de 2012, nas mais diferentes áreas, beneficiando a região dos lagosAs propostas foram recomendadas por prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil organizada que enviaram sugestões ao deputado.

Gestão democrática

Pela primeira vez, um Deputado Estadual de Cabo Frio “lembrou” aos atores políticos da cidade e região sobre o prazo para apresentação de emendas orçamentárias e convocou os mesmos a enviarem sugestões e pedidos por e-mail. Deu certo.

Para conferir as emendas
As emendas orçamentárias apresentadas pelo deputado você pode encontrar http://www.janiomendes.com.br/emendas

Mas a gente ajuda...
Claro que vai ter gente “fingindo que esqueceu” o feito...mas não tem problema: todo dia vamos citar algumas emendas do Deputado em benefício da região...só para perturbar os viúvos políticos de plantão.

Janio e a saúde
Seis emendas beneficiam a saúde da região, com a aquisição de ambulâncias, dotadas de UTI’s móveis. Receberão os veículos a UPA de Tamoios, o Hospital Municipal de Arraial do Cabo, o município de Armação dos Búzios, o Hospital do Jardim Esperança, o município de Iguaba Grande e o município de São Pedro da Aldeia.

Promessa é dívida
Na campanha, Janio utilizou um slogan que o intitulava “o nome da região”.Tirou onda, mas está cumprindo a promessa, como se vê.
E a Lei da Ficha Limpa?
O julgamento da Lei da Ficha Limpa foi adiado mais uma vez no STF, agora devido a pedido de vista do Ministro Dias Toffoli. Mas a melhor notícia do dia foi o voto-vista do Ministro Joaquim Barbosa (NA FOTO dizendo "ih, fora!" para alguns políticos de Cabo Frio). Para ele, a retroatividade da lei não é inconstitucional, já que a inelegibilidade proposta pela legislação não incide em pena, e as cláusulas pétreas constitucionais, pautadas na retroação da lei e na presunção de inocência, não seriam feridas pela Lei da Ficha Limpa.
Resumindo
Ou seja: para o Ministro, a Lei da Ficha Limpa pode incidir mesmo sobre quem já foi condenado em Segunda Instância e sobre quem cometeu irregularidades no passado. Já tem gente em Cabo Frio colocando o nome do Ministro na boca do sapo. Vai ter trabalho – a Corte deve seguir o voto de Joaquim Barbosa.

Litoral em Ação
A rádio Litoral transmite hoje seu programa matinal de sábado direto do Jardim Esperança. Nas ruas do bairro, Ademilton Ferreira fará parceria com Bernardo Ariston, nos estúdios, em busca da audição aos problemas da população, debate sobre a realidade da cidade – e, por que não, de pré-votos...

Câmara Itinerante
Hoje é dia da segunda edição do Projeto Câmara Itinerante, a se realizar também no bairro Jardim Esperança. A primeira edição ocorreu em Tamoios e deu no que falar. Vamos ver se os DIA’s – Disfarçados Independentes de Alair – vão novamente se derreter em elogios ou se serão críticos e contundentes.

O acordinho vai ficando mais claro
A louvação ao projeto vem mostrando, mais uma vez, a força do acordinho interno do grupo Alair-Marquinho. Como os Vereadores de Alair não fazem oposição ao governo, votando todos juntinhos, também cabe ao povo de Alair elogiar a atuação do mesmo Poder Legislativo.

O retrato do acordinho
Aliás, a Câmara Municipal, hoje, é o perfeito retrato do acordinho – inoperância, submissão e indiferença entre situação e oposição – aliás, total situação. Como uma instância concordativa comum do governo Alair-Marquinho, a Câmara denota bem o acordo interno do grupo.

Silas é o foco
O Presidente da Câmara, Silas Bento, ainda é o sonho de candidato a vice do subgrupo Alair. Por isso a louvação ao projeto e ao Vereador. Se essa esperança acabar, no mesmo dia os DIA’s começam a sentar a lenha no Edil.

Lembranças do PRF
Nas primeiras décadas do século XX, a política cabo-friense tinha seu poder disputado e revezado entre duas facções do mesmo partido, o Partido Republicano Fluminense – PRF. Não eram dois grupos políticos diferentes, mas dois subgrupos do mesmo grupo, que, na verdade, em meio ao teatro da briga, que encantava o povo ávido por guerra, mantinha a hegemonia do poder local. É o mesmo que hoje acontece entre Alair e Marquinho – só os partidos é que são diferentes, para não dar bandeira...

Plebiscito no Pará
No dia 11 acontece o plebiscito no estado do Pará, disposto a permitir à população que decida pela divisão ou não do território paraense em dois outros estados. O governo estadual é contra e parece que conseguiu convencer boa parte da população a sê-lo também. Aposto na manutenção dos limites territoriais paraenses.

Ninguém que perder
A situação não é muito diferente da que ocorre por aqui em Tamoios – o povo é maltratado, os recursos não chegam, mas governo nenhum quer perder pagamento de impostos, curral eleitoral, mão de obra e outras relações de poder. Por aqui, o interesse são os royalties. E lá, o que faz o governo paraense “querer tanto” continuar grande?

5 comentários:

Jorge Augusto Gonçalves - Jardim Caiçara disse...

Rafael, não sou simpático ao Alair nem a sua turma. Sempre votei no Jânio. Mas hoje quem realmente é honesto e verdadeiro na cidade são: Claudio Leitão e o Babade. Você fala tanto na inoperância da oposição, mas em 2004 a 2008 o Jânio foi vereador e que oposição ele fez a Marquinho-Alair ??? Que processo, qual crítica, qual ação efetiva ele fez contra essa gestão ? Nenhuma... Então não tem moral de falar de ninguém !!! Acorde cara, venha para o PSOL, porque você está fazendo um papel lamentável !!! Abraços !

ALEXREP disse...

Posso estar enganado, mas o Lupi fica, fica fora do Governo e vai sair com um tiro no pé do ouvido, tipo, sai de fininho Lupi, vamos desligar os aparelhos, o CTI está ficando caro de mais, FORA!!!!!. Quanta diferença se realmente for o Senador Cristovam Buarque o novo Ministro.

ALEXREP disse...

Por favor lembre ao Sr Janio para vez ou outra responder aos emails. Tenho uma certa simpatia pelo nosso represente, mas por falta de sorte minha, digamos assim em duas oportunidade e apenas duas, enviei comentário, uma ainda quando candidato a Prefeito de Cabo Frio e outra bem recente já como Deputado e nada de resposta.

RAFAEL PEÇANHA disse...

Caro Jorge

Tenho grande carinho pelo PSOL, especialmente por causa do Freixo, da Heloísa Helena e, aqui na cidade, por causa dos meus amigos Babade e Leitão, sem dúvida pessoas honestas e verdadeiras. Porém, quanto ao meu papel lamentável, com todo o respeito, entendo que ele cabe mais a você, já que dizer que o Janio não fez oposição à dupla Alair-Marquinho enquanto Vereador ou é uma piada, ou mostra o seu total desconhecimento da história política recente da nossa cidade.

Abc

ALEXREP disse...

Verdade seja dita, enquanto vereador, Janio foi um ferrenho oposicionista. Falar o contrário é realmente entrar na pilha dos que não gostam de Janio e se deixar levar.