sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

JANIO TEM DISCURSO CITADO PELA DELEGADA MARTA ROCHA E DEFENDE DELEGACIA LEGAL EM CABO FRIO

O SR. JANIO MENDES – Sr. Presidente, Srs. Deputados, neste Expediente Inicial, dando continuidade ao assunto que trouxemos a esta Casa na tarde ontem, quero aqui dizer que hoje, pela manhã, ouvia a CBN quando a Lúcia Hippólito entrevistava a Delegada Marta Rocha. E durante a entrevista a entrevistadora relatou parte de nosso pronunciamento de ontem à tarde aqui e falou da realidade das delegacias do interior, que ainda vivem da máquina de datilografia, do BO carbonado, da dificuldade de trabalho do profissional e da precariedade no atendimento ao cidadão, quanto à Delegacia de Cabo Frio, que mencionei.

Imediatamente a Delegada Marta Rocha respondeu que essa não é regra geral, não é a realidade das delegacias do Estado dado os investimentos feitos pelos sucessivos governos estaduais com o programa de “Delegacia Legal”.

De fato a regra não é geral, mas, como parlamentar e representante do Município de Cabo Frio, eu tenho de enfatizar e cobrar, com persistência, uma atitude, porque um município com o potencial, com a importância política regional que tem para o Estado do Rio de Janeiro como é Cabo Frio, que congrega na sua realidade os maiores eventos turísticos do Estado, não pode receber na área de Segurança Pública o tratamento que vem recebendo sucessivamente.

Vivemos uma realidade dura e difícil no atendimento à segurança pública, reclamada por todos os setores da sociedade local. A realidade da 126ª DP de Cabo Frio é caótica. Nós precisamos vencer esse marasmo e introduzir essa nova modalidade de política de segurança pública, de delegacia legal, para que possamos alcançar os limites e devolver à sociedade a paz e a tranquilidade.

Hoje, a manchete nos jornais locais da Cidade de Cabo Frio trata de mais um dia de caos na comunidade do bairro Manoel Corrêa, com o comércio de portas fechadas pela baixa de um soldado do tráfico. É preciso que a cidade, que vive a realidade de cidade grande no que diz respeito aos aspectos da violência e da segurança pública, receba esse tratamento.

Não pedimos UPP, por enquanto; mas pedimos um melhor aparelhamento da polícia local, da realidade do policiamento local, quer é na área de delegacia de polícia, quer na área do 25º Batalhão de Polícia Militar.

O SR. LUIZ MARTINS – V.Exa. me concede um aparte?

O SR. JANIO MENDES – Concedo o aparte ao Deputado Luiz Martins.

O SR. LUIZ MARTINS – Deputado Janio Mendes, eu sei da sua luta por Cabo Frio e por toda região. Eu, como veranista de Cabo Frio, endosso as suas palavras, o seu discurso anterior em defesa das UPPs. Eu também sou defensor da política das UPPs, mas todos nós sabemos das dificuldades que está vivendo Cabo Frio, na região do Jacaré, do Peró – a violência está se instalando ali.

Eu acho que teria que haver não só a Delegacia Legal naquela região como também a Delegacia de Atendimento ao Turista. Cabo Frio tem aeroporto com ligação direta para Buenos Aires, o que demonstra a importância do polo a que Cabo Frio hoje pertence. Estaremos junto com V. Exa. não só pedindo a Delegacia Legal, mas também uma Delegacia de Atendimento ao Turista, porque Cabo Frio congrega toda a Região Oceânica ali. Estou junto com V. Exa. nessa sua luta que é muito útil aos munícipes de Cabo Frio.

O SR. JANIO MENDES – Agradeço a solidariedade do líder Luiz Martins – não poderia esperar outra atitude sua que não esta.

A Delegacia de Atendimento ao Turista é uma necessidade, e há outra necessidade também: funciona na 126ª DP um dos primeiros núcleos de atendimento à mulher do Estado, que precisa ser alçado ao status de Delegacia de Atendimento à Mulher. Numa região que tem hoje uma população fixa de 600 mil habitantes, aproximadamente – o último censo do IBGE apontou 540 mil habitantes –, é preciso que haja a preocupação de se dotá-la desses equipamentos.

Folheando os Anais desta Casa Legislativa, encontrei no relatório da CPI das Milícias a inscrição de Cabo Frio como uma área onde existe a presença da milícia. Folheando os arquivos, encontrei página inteira do jornal O Dia com matéria que retrata a atuação de milícias com “gatonet” e outras atividades nas regiões de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, e São Pedro da Aldeia. Folheando os arquivos encontramos ainda notícias da prisão de milicianos destacados do Estado do Rio de Janeiro, como Chico Bala e Batman na Região dos Lagos, no Município de São Pedro da Aldeia.

Tudo isso é uma demonstração clara e inequívoca de que aquela região precisa de atenção. Por isso estou sendo enfático. Com o mesmo entusiasmo com que aplaudo e defendo a política de segurança, implantada no Estado do Rio de Janeiro, de valorização da cidadania, das Unidades de Polícia Pacificadora, com viés social, defendo a atenção para o interior, porque nós não podemos esperar a chegada dos novos ventos da Capital para o interior sem cuidar do nosso patrimônio de hoje.

Por isso defendo com insistência a elevação da delegacia de Cabo Frio à condição de Delegacia Legal, a construção da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, a construção de uma Delegacia Legal na região de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, e a divisão de área do 25º Batalhão, criando uma área para atender os municípios de Saquarema, Araruama e Iguaba Grande, ficando o 25º Batalhão voltado para atenção a Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios.

Com isso nós damos um desenho novo à atual estrutura de segurança e, com certeza, com a parceria da sociedade civil, que tem sido incansável no apoio às iniciativas na área de segurança pública, destemida e corajosa, nós estaremos permitindo que se possa avançar no quesito política de segurança pública, até que cheguem lá, repetindo, os novos ventos da atual política do Governo de Estado, que apoiamos integralmente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Postagem digestiva aqui, postagens assim dão brilho ao indivíduo que reflectir aqui :)
Realiza mair quantidade do teu blogue, aos teus seguidores.

Anônimo disse...

Tudo Bem? fascinante este blog parece bem organizado.........bom estilo:)
Muito agradável Continua assim !