sábado, 5 de fevereiro de 2011

DISCURSO DE POSSE DO DEPUTADO JANIO MENDES NA ALERJ (3/2/2011)


O SR. JANIO MENDES - Sr. Presidente, Deputado Paulo Melo, Sras. e Srs. Deputados, peço licença para cumprimentar minha família: esposa Jane e filhos, Saulo e Daniela, aqui presentes; meu amigo Prefeito de Armação de Búzios, Mirinho Braga; subsecretário de Defesa do Consumidor, José Bonifácio, meu amigo, meu irmão; amigos que vieram de Cabo Frio, Búzios e da Região dos Lagos.

Inicialmente, Sr. Presidente, gostaria de falar da minha alegria em estar aqui, neste Parlamento, representando o povo do Estado do Rio de Janeiro. Quero iniciar minha história nesta tribuna – que, creio e desejo, seja longa – falando de momentos.

Em primeiro lugar, falo de momentos do passado. Minha chegada a esta Casa representa a concretização de um sonho, adiado desde 1990, quando fui convidado para ser candidato a Deputado Estadual pela primeira vez e declinei do convide, naquela oportunidade, em favor de V.Exa., Deputado Paulo Melo, então candidato pela primeira vez e hoje presidente desta Casa Legislativa.

Quis o destino que, desde aquela data, trilhássemos caminhos opostos e eu continuasse minha luta no Legislativo Municipal em Cabo Frio, após cumprir quatro mandatos naquela Câmara, hoje presidida pelo vereador Silas Bento, a quem agradeço, assim como a todos os colegas, pela grande escola. Hoje aqui estamos integrando, Deputado Paulo Melo, o mesmo Parlamento. É com orgulho e alegria que inicio esta minha caminhada.

Prosseguindo a falar de momentos presentes, lembro que chego ao Parlamento em um momento no qual o governo do Rio, após anos de omissão, encara os fatos e apresenta uma política de segurança que, num dos raros momentos de sua história, ganha a adesão da população. Um Rio de paz será construído de fato apenas com a união de todos e, nesta celebração da unidade, o Legislativo Estadual não poderá faltar.

Assumo o compromisso com a adoção de todas as atitudes necessárias à efetivação de uma política de paz e de justiça, com respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com o cidadão.

Chego ao Parlamento em um momento no qual o Estado do Rio de Janeiro testemunha a mais cruel tragédia natural de sua história. Lembro que é mais que necessário o empenho de todos para a reconstrução das cidades da região serrana e minimização do sofrimento das famílias. Assumo o compromisso de dotar o Estado de mecanismos ágeis que possibilitem o soerguimento das famílias e municípios abalados, bem como lutarei pela retomada de seu processo produtivo.

Chego ao Parlamento em um momento no qual o Rio, que tão grandemente contribui para a produção nacional do petróleo, sofre a ameaça de perder parte considerável de sua receita com a nova partição dos royalties do petróleo. O Rio não pode ser penalizado por produzir para o Brasil. Assumo o compromisso de lutar em defesa dos direitos do Rio na condição de produtor de petróleo e, de modo especial e particular, ao lado dos Deputados Sabino, Miguel Jeovani e Paulo Melo, em defesa da nossa região produtora de petróleo.

Chego ao Parlamento em um momento no qual o Rio se mobiliza para a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Necessário é sobremaneira investir em infraestrutura e democratizar investimentos, potencializando a vocação de cada região do nosso Estado. Assumo o compromisso de exercer um mandato em defesa dos investimentos em benefício do povo, com a transparência necessária ao controle social.

Por fim, chego ao Parlamento em um momento no qual o governo do Estado admite sucessivos erros em sua política de educação e sucumbe aos índices do Ideb, como o penúltimo colocado no exame nacional. Assumo o compromisso, com o debate amplo para a construção de uma política de educação que valorize o professor, reconheça sua autoridade e reconstrua sua dignidade.

O SR. SABINO – V.Exa. me concede um aparte?

O SR. JANIO MENDES - Concedo o aparte ao Deputado Sabino.

O SR. SABINO – Deputado Janio, peço este aparte para, com muita alegria e muita satisfação, saudar a presença de V.Exa. nesta Casa.

A Região dos Lagos, aliás, o Estado do Rio de Janeiro como um todo, na totalidade dos seus 92 municípios - porque conheço V.Exa., sei da sua tradição de luta, de batalha, sei que V.Exa. é um guerreiro, um trabalhador - ganha com sua presença aqui. Ganha, sobremaneira, a nossa região. Não há por que não assumir e não dizer deste microfone que a nossa região tem se ressentido, Deputado Janio, de uma participação mais atuante dos seus representantes. A Região dos Lagos precisa muito fortemente que a sua bancada, que os seus eleitos, que os seus deputados tem no perfil de V.Exa., de tenacidade, de coragem, porque eu o conheço bem, e de fortalecimento da unidade dos nossos municípios. A sua chegada aqui é muito bem vinda. Conversei com muitos companheiros da nossa região, tive o prazer de conversar agora há pouco com o Prefeito Mirinho Braga, que está aqui nesta Casa, o Prefeito de Búzios, com os seus colegas do PDT, partido de absoluto respeito e carinho que nós temos, que hoje vieram também aqui a esta Casa, como seu presidente regional, José Bonifácio, para render homenagens a V.Exa. que assume o seu mandato.

A sua assunção aqui nos fortalece, nos enche de energia, redobra a nossa vontade junto com o Presidente do parlamento, Deputado Paulo Melo, junto com o Miguel, e junto com todos os companheiros que sentem as dificuldades da nossa região: com índices de violência absolutamente altos, com dificuldade, com o empobrecimento dos municípios, e ameaçados, como V.Exa. citou tão bem no seu discurso, pela possibilidade das perdas daquela que é grande renda dos nossos municípios, que é o royalty do petróleo.

Eu reitero aqui as minhas boas vindas, mas, sobretudo, Janio, a minha alegria de tê-lo aqui nesta Casa ombreando conosco nessa luta. V.Exa. que tem como sua matriz, como a sua origem, esse grande e extraordinário Município de Cabo Frio, da nossa querida Cabo Frio, da nossa querida Tamoyos. A sua chegada, meu querido colega, fortalece essa tão diminuta bancada, essa bancada tão pequena. Mas a sua coragem, o seu esforço, a sua dedicação, porque quem, Janio, sobretudo, conhece a sua história de vida, conhece a sua história política de anos e anos de luta, sabe o que representará para Cabo Frio, mas também para São Pedro D’Aldeia, também para Iguaba, também para Araruama, também para Saquarema, também para Rio das Ostras, para Búzios, para todos os municípios a sua chegada aqui.

Seja muito bem vindo. Parabéns a V.Exa.

O SR. JANIO MENDES – Agradeço o aparte, o carinho e acolhida do Deputado Sabino. E digo, deputado, que todos esses motivos me levam a acreditar que chego ao parlamento no momento em que o nosso Estado mais necessita do empenho e da ação efetiva dos seus representantes no parlamento.

O momento também é de agradecimento. Assim, agradeço ao meu partido, o PDT, herdeiro do trabalhismo de Getúlio, Brizola, Pasqualine e do educacionismo de Darcy e Cristovam. Partido que tem uma bancada hoje de 11 parlamentares nesta Casa legislativa liderada pelo nosso amigo Luizinho Martins; um líder que tem sabido acolher e conduzir a sua bancada. Obrigado, Luizinho pelo seu acolhimento. Uma bancada que tem como referencial deputados experientes, como a Deputada Cidinha Campos e o Deputado Paulo Ramos, a quem agradeço a acolhida e peço paciência para esses meus primeiros passos nessa caminhada no legislativo. Uma bancada que tem também o grande campeão de votos do Estado do Rio de Janeiro, o Deputado Wagner Montes, a quem agradecemos, que, por sua magistral votação, permitiu ao Partido eleger uma bancada tão representativa neste espaço.

Eu, como todos aqueles que estréiam nesse parlamento pela Bancada do PDT sabemos agradecer a grandeza da representatividade do Deputado Wagner Montes.

Agradeço à minha cidade, a Cidade de Cabo Frio, que depois de me fazer quatro vezes vereador, me faz agora o seu deputado. Reafirmo o meu compromisso de luta em defesa da cidade e da integração regional, Sabino, como forma de fortalecimento da economia e superação das desigualdades. Estendo esse agradecimento e compromisso particular ao Município de Armação dos Búzios, que me acolheu nos últimos dois anos como Secretário Municipal, aos Municípios de Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Saquarema, com a licença do Deputado Paulo Melo, e Araruama, com a licença do Deputado Miguel Jeovani, para, irmanados, fazermos deste Parlamento uma Casa de luta em defesa do fortalecimento e do crescimento da nossa região.

Agradeço ao Deputado Felipe Peixoto por aceitar o convite do Governador Sérgio Cabral, assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Pesca e me permitir o exercício de importante mandato. Comprometo-me dignamente a representar de um modo particular o povo de Niterói, que ainda se recompõe de uma recente tragédia e que terá, no nosso mandato, uma voz firme na defesa dos compromissos, dos valores e dos ideais de Felipe Peixoto.

Agradeço a minha família, meus pais, minha esposa e meus filhos, sem os quais não seria possível estar aqui. Por fim, agradeço a Deus e aos incentivadores de minha fé católica, que me ajudaram a crescer, a formar um caráter com os quais reafirmo o compromisso de exercer com vigor ético e entusiasmo juvenil um mandato voltado para as causas da justiça, da verdade e da vida.

Que este seja o primeiro dia de um novo momento para esta tribuna, para o nosso Estado, para a nossa região. Eu quero fazer parte desta história e contribuir para este novo momento. Empenho não me faltará, luta e garra serão minha rotina. Com a força dos companheiros, dos amigos, do povo da minha Cidade e do meu Estado e com as bênçãos de Deus, cumprirei minha missão. Declaro iniciado este novo momento, no qual o bom senso superará as disputas políticas e pessoais, no qual o nosso povo será olhado nos olhos, acima dos interesses mesquinhos. Vamos juntos construir essa nova história.

Muito obrigado a esta Casa, muito obrigado aos meus amigos, obrigado a todos.

Nenhum comentário: