terça-feira, 10 de novembro de 2009

Projeto RE-FAZENDA CAMPOS NOVOS será lançado amanhã



O projeto RE-FAZENDA CAMPOS NOVOS, organizado por um consórcio de Secretaria Municipais de Cabo Frio, será lançado amanhã, às 19h, na Casa dos 500 Anos.

O Projeto insere-se no chamado "PAC" das cidades históricas, que visa a reutilização e valorização de elementos e espaços históricos em cidades que possuam bagagem de inserção na história brasileira, mas que não têm recebido o apreço devido.

O Projeto RE-FAZENDA CAMPOS NOVOS tem como objetivo a revitalização e reutilização do espaço da Fazenda, que ao longo da história contou com a visita de Charles Darwin, com os conflitos sindicais encorajados pelo grande Sebastião Lan, além de ter sido posse efetiva de Jesuítas e local de exploração de escravos.

O governo de José Bonifácio em Cabo Frio despertou o resgate do local, que foi deixado de lado por administrações posteriores e hoje ensaia um retorno de atenção. Atualmente funciona ali a Secretaria de Agricultura e o projeto Compra Solidária. A usina de beneficiamento de leite tem seu prédio construído, mas não há funcionamento.
O Projeto RE-FAZENDA CAMPOS NOVOS visa, além da manutenção e reforma do prédio histórico, a reutilização da área para turismo cultural, além do beneficiamento de produção e escoamento de itens locais, valorizando a cultura regional.

Amanhã será apresentado um documentário sobre a Fazenda, produzido pelo jornalista e blogueiro Ricardo Cox. A logomarca da campanha também será lançada.

Críticas são feitas ao que e a quem achamos que as merecem, e elogios também. O Projeto RE-FAZENDA CAMPOS NOVOS merece aplausos, e mostra que há pessoas no Governo interessadas em trabalhar e produzir para o município, sem usar míticas (e místicas) crises financeiras como desculpa para indolências. Parabéns ao Secretário Beto Nogueira, Jonathas e toda a equipe que gestou o projeto.
Lembro que o Professor Carlinhos, falecido este ano, estava presente na concepção do projeto e com certeza será lembrado amanhã.

Fica a todos o convite.

Um comentário:

Beth Michel disse...

Caro Rafael,
Ontem recebí o e-mail abaixo, com relação à Fazenda Campos Novos.É uma pena que alegria de artista dure pouco, mas de susto em susto a gente vai levando...
E-mail de Manoel Vieira:
Prezada Beth, Caro Rafael,

Sou o Coordenador do Plano de Ação das Cidades Históricas pelo IPHAN-RJ e a informação que você repassou no seu blog não consiste com a verdade. O projeto referente a Fazenda Campos Novos não se insere no PAC das Cidades Históricas.

Att,


Manoel Vieira