segunda-feira, 14 de julho de 2008

ARTIGO...

EU VOU FAZER A MINHA PARTE
Publicado no Jornal Folha dos Lagos em 13 de julho de 2008 - Coluna JUVENTUDE TEM VOZ – Todos os domingos, na Folha


“O jovem é o futuro do País”. Essa frase é mais repetida que derrota do Fluminense e mais falsa que os cabelos de um ex-Prefeito, ou que o sorriso de um atual governante.

Dizer a alguém uma outra frase clichê “você tem futuro”, também não significa necessariamente um elogio. Futuro todos temos. Se será bom ou medíocre, é outra história. Afirmar, com a boca cheia de dentes eleitoreiros, que o jovem é o futuro da nação, significa apenas dizer “quem manda no presente sou eu. Você, jovem, que espere a sua vez”. E nós, no entanto, às vezes ouvimos essa hipócrita frase de efeito com lágrimas nos olhos. Talvez não lágrimas de crocodilo. Mas lágrimas de palhaço.

O jovem NÃO É o futuro do País. O jovem é o presente. Somos nós que devemos, desde já, tomarmos as rédeas da sociedade, simplesmente pelo fato de que aqueles que hoje conduzem este cavalo desenfreado chamado Brasil, são péssimos jóqueis. Cabe a nós fazermos de maneira limpa o trabalho sujo que eles andam fazendo.

Isso pode começar em casa. Pode começar na rua, por meio de Associações de Moradores, na escola ou Universidade, através dos Grêmios Estudantis e Centros Acadêmicos. Pode começar no nosso emprego, por meio dos Sindicatos. Pode começar no convívio religioso, com as Pastorais, Missões e Células. Pode começar no grupo de amigos, na Escola de Samba, na galera do futebol ou na rampa de skate. Mas a melhor forma de começar essa tomada do poder está mais perto que pensamos.

Em outubro, teremos eleições municipais. Não adianta pensar no Brasil se não pensarmos primeiro na nossa cidade de Cabo Frio.

O ato de votar vem sendo mais desprezado que o Ronaldo Fenômeno depois dos noventa quilos: A juventude, infelizmente, acaba acompanhando esse ritmo, entendendo que um voto não faz a diferença e que todos os políticos são igualmente corruptos. Esse pensamento é uma moda, um clichê, um lugar comum, um padrão social. O jovem tem como característica histórica destruir os padrões. Nossa missão, portanto, é pensar diferente: O político desonesto contribui muito para o atual caos social, mas transferir a total responsabilidade de um problema para outra pessoa ou classe não é uma forma de revolta: É um ato de covardia. Quem tem sangue nas veias chama a responsabilidade de mudar para si mesmo. A frase correta então deve ser: “EU VOU FAZER A MINHA PARTE!”

De que adianta se indignar com a compra de votos por meio de ofertas de empregos, casas, cimento, tijolo ou cesta básica, se você anula seu voto ou vota naqueles que compram votos? NÃO BASTA INDIGNAÇÃO: É PRECISO ATITUDE! E a sua atitude pode ser um voto livre. Um voto que não se submeta a pesquisas eleitorais falsas. Um voto que não se submeta a ofertas de emprego ou favores. Um voto que não seja escravo da maioria, quando se vota “naquele que deve ganhar”, e nem escravo da omissão, quando se vota nulo. Procure um candidato que dê voz aos jovens em suas apresentações públicas, comícios ou coisas do tipo. Procure um candidato que ouça as suas idéias para montar seu Programa de Governo. Procure um candidato que proponha um governo popular e participativo.

Quando você contar para os seus filhos a realidade nojenta da política atual, e ele perguntar o que você fez para tentar mudar, que resposta você terá? Será que você poderá dizer que fez a sua parte, votando livre? Ou terá como resposta o silêncio?

Eu vou fazer a minha parte. Por amor a Cabo Frio, meu voto é livre!


Rafael Peçanha, Daniella Mendes e Osmar Filho
Membros do Movimento Jovem Unido

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu grande amigo Rafael, continue sendo essa excelente pessoa, amigo, verdadeiro, formador de opiniões, um líder natural. Concordo plenamente na ideia do voto livre, não só concordo como decidi comprar essa briga, estou contigo e não abro, estamos juntos nessa batalha, eu amo minha cidade de Cabo Frio, e por amor a Cabo Frio, o meu voto é livre!!!!

Grande abraço!!!